0 Passando por Goiás Velho - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Passando por Goiás Velho - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Passando por Goiás Velho

Brasil, Goiás, Rio Verde, Goiás Velho

A charmosa Goiás Velho - GO

A charmosa Goiás Velho - GO


Goiás Velho, Cidade de Goiás ou Vila Boa são todos nomes da mesma bela cidade, antiga capital do estado e patrimônio histórico da humanidade. Como não poderia deixar de ser, sua fundação está diretamente ligada à mineração, ocorrida principalmente no séc XVIII, para infortúnio dos índios goiases que ocupavam ateriormente a região e foram rapidamente extintos.

A charmosa Goiás Velho - GO

A charmosa Goiás Velho - GO


A cidade logo se desenvolveu, tornando-se capital da recém criada Capitania de Goiás, desmembrada da Capitania de São Paulo. E assim continuou por gerações, até a construção de Goiânia, no segundo quartil do séc XX. Mas, ainda hoje, como forma de homenagem, a velha cidade volta a ser a capital do estado por alguns dias, todos os anos.

Grande praça em Goiás Velho - GO

Grande praça em Goiás Velho - GO


Nós também quisemos passar por lá, para render nossa homenagem à cidade. Normalmente muito menos badalada do que Pirenópolis, Goiás Velho também tem seus momentos de ferveção. Um deles é durante o FICA, Festival Internacional de Cinema Ambiental. Pousadas lotadas, ruas movimentadas, programação variada, a cidade se enche de vida. O FICA ocorre sempre no início de Junho e, neste ano, será na semana que vem. Deste modo, pegamos a cidade ainda vazia, mas se preparando para a intensa semana que está para começar...

Fiona descansa na sombra na quente Goiás Velho - GO

Fiona descansa na sombra na quente Goiás Velho - GO


Estacionamos a Fiona na deliciosa sombra de uma árvore frondosa e fomos caminhar pelas ruas históricas. Como hoje é segunda, dia internacioal de fechamento de museus e outras atrações, estava quase tudo fechado, salvo umas poucas igrejas. Até a casa da poetisa Cora Coralina, que conheci a outra vez que aqui estive, estava fechada. Já início da tarde, fomos logo atrás de comida, antes que os restaurantes fechassem também. Comemos um delicioso empadão, uma das especialidades da culinária goiana e especialmente gostoso em Goiás Velho.

O delicioso empadão, comida típica em Goiás Velho - GO

O delicioso empadão, comida típica em Goiás Velho - GO


Bem alimentados, a Ana foi fazer a digestão num salão, que há meses ela ansiava. Enquanto ela ficava ainda mais bonita, eu caminhei pela pacata cidade, procurando sempre as sombras para fugir do intenso calor e fotografando as ruas de pedra e construções históricas.

Igreja em Goiás Velho - GO

Igreja em Goiás Velho - GO


Já no fim da tarde estávamos juntos novamente, hora de partir para Rio Verde. Com a luz bem bonita, passamos pelo mirante de onde se pode admirar a famosa Serra Dourada, ao lado da cidade e que dá nome ao estádio em Goiânia. Exatamente na hora em que ela fica mesmo dourada.

A famosa Serra Dourada, região de Goiás Velho - GO

A famosa Serra Dourada, região de Goiás Velho - GO


Depois, a paciente viagem até Rio Verde, uma das capitais da rica agricultura do estado, já bem no sul de Goiás. É aqui que vamos, amanhã, fazer a revisão dos 40 mil km da Fiona. Depois de tantas estradas de terra, bem que estava na hora de um bom alinhamento/balanceamento e também de uma limpeza do ar condicionado, que tem castigado bastante a Ana. Na cidade, fomos muito bem recebidos pelo Chico e pelo Nando no bar do Capim, no centro de Rio Verde. A conversa se estendeu bastante, acompanhada de boa comida e bebida. Finalmente, rumamos para a fazenda, céu absolutamente estrelado, maravilhoso, longe das luzes da cidade. Dormir numa fazenda é sempre rejuvenescedor!

O Nando e o Chico nos recepcionaram em Rio Verde - GO

O Nando e o Chico nos recepcionaram em Rio Verde - GO

Brasil, Goiás, Rio Verde, Goiás Velho,

Veja todas as fotos do dia!

Faz um bem danado receber seus comentários!

Post anterior Cavaleiros na Igreja Matriz em Pirenópolis - GO

Piri

Post seguinte A bela zona rural em Rio Verde - GO

Um Dia Rural

Blog da Ana Igreja em Goiás Velho - GO

Goiás Velho à Rio Verde

Comentários (3)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 26/02/2014 | 21:56 por nicollas

    as coisas em goias velho é caro ? tem lugar para campiing ? tem muita gente no carnaval ?

    Resposta:
    Oi Nicollas

    Tem coisas para todos os bolsos, caras e baratas também. Tem lugar para camping sim, pero das cachoeiras! No carnaval, vai mais gente, mas nada exagerado.

    Um abraço

  • 23/02/2013 | 20:20 por Walter Figueirôa Craveiro

    Adorei teu Blog que cidade bonita maravilha de viagem!!!!!!!!!

    Resposta:
    Olá Walter

    Goiás Velho é realmente uma joia no meio do cerrado! Merece muito ser visitada. Quem vai, se apaixona!

    Um abraço

  • 05/01/2013 | 00:37 por Leidiane Ramos de Azevedo

    Me vejo obrigada a deixar mais um comentário! Minha sogrinha mora em Góiás Velho ( e claro q eu adoooro visitá-la). Tem milhoes de outras coisas lindas em Goiás, cachoeiras, balneários com aquelas aguas geladas e límpissimas e algumas igrejinhas mais afastadas e lindas. sei que não conseguem ver tudo! Mas deixo aqui minha declaração de paixão eterna pela Villa Boa de Goyaz. kkk

    Resposta:
    Oi Leidiane

    Quanto mais comentários e mais dicas, melhor!!! Eu assino embaixo da sua declaração de paixão eterna, hehehe!

    Tivemos a sorte de conhecer algumas das cachoeiras geladas que existem por lá, os Pirineus e o belíssimo centro histórico. Mas ainda tem muito por ver e fazer em Goias e nós vamos voltar lá para conferir!

    Abs

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet