0 Para Dar a Volta no Darien Gap - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Para Dar a Volta no Darien Gap - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Para Dar a Volta no Darien Gap

Colômbia, Cartagena

Região do Darien Gap, na fronteira entre Panamá e Colômbia. Em vermelho, nossa pretendida rota de veleiro, entre Cartagena e Portobelo, passando pelo arquipélago de San Blás

Região do Darien Gap, na fronteira entre Panamá e Colômbia. Em vermelho, nossa pretendida rota de veleiro, entre Cartagena e Portobelo, passando pelo arquipélago de San Blás


Quando falamos por aí que estamos indo de carro até o Alaska, além do espanto natural, somos quase sempre recebidos com a pergunta: "Mas é possível ir até lá de carro? Tem estrada?". O maior obstáculo, pensam, seria o Canal do Panamá, que liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. Na verdade, cruzar o canal nem é difícil. Ele é bem estreito e já passamos por rios centenas de vezes mais largos.

Existe uma rodovia que liga os dois extremos das Américas. É a chamada "Rodovia Panamericana", que tem sido nossa companheira nesses últimos meses de viagem. Do norte do Chile até o norte da Colômbia, foi por ela que seguimos em diversos trechos, as vezes com nomes diferentes, mas sempre rumo ao norte. Essa rodovia, imagino, é a mais longa do mundo. Mas, infelizmente, ele nunca foi terminada. Faltou vencer um obstáculo, no Panamá também, mas não é o famoso canal. É algo muito maior, mais largo e mais selvagem: o Darien Gap. Uma região de florestas praticamente impenetráveis no estreito istmo que liga a América do Sul à América Central. Uma enorme barreira natural que por séculos tem dificultado o trânsito de pessoas entre os dois continentes.

Primeira expedição a cruzar o Darien Gap, entre Panamá e Colômbia, em 1960. Foram precisos mais de 140 dias!

Primeira expedição a cruzar o Darien Gap, entre Panamá e Colômbia, em 1960. Foram precisos mais de 140 dias!


Pouco mais de cem quilômetros de mata, montanhas e pântanos separam as duas pontas da estrada. O governo do Panamá considera a região uma boa defesa contra os guerrilheiros do país vizinho enquanto o governo Colombiano fica feliz que as doenças tropicais da América central fiquem do lado de lá. E assim, o projeto de estrada que já tem 50 anos continua sendo postergado indefinidamente.

Alguns aventureiros já o fizeram! Mas são mega-expedições, com dezenas de pessoas que seguem abrindo caminho na selva para que carros possam, vagarosamente, segui-los. A primeira vez foi em 1960, como parte da campanha para que se fizesse uma estrada. Pelo visto, a campanha não adiantou. Normalmente, essas expedições duram mais de 100 (cem!) dias na selva. Literalmente, programa de índio.

Expedição britânica que cruzou o Darien Gap em mais de 100 dias, em 1972 (entre Panamá e Colômbia)

Expedição britânica que cruzou o Darien Gap em mais de 100 dias, em 1972 (entre Panamá e Colômbia)


Bom, não é o nosso caso. Gostamos de aventura, mas nem tanto. Assim, o nosso caminho é outro. O que as cerca de cinco expedições mensais (na sua maioria argentinos. Brasileiros, é coisa rara!) entre Colômbia e Panamá fazem é seguir de navio entre Cartagena e Colón, para de lá seguirem de carro. Para isso, precisamos todos enfrentar um outro pantano, dessa vez burocrático.

São duas opções: enviar o carro dentro de um container, muito mais caro e burocrático, porém bem mais seguro, ou enviá-lo como carga solta (sistema "ro-ro"), mais barato e simples, mas considerado inseguro. Isso porque temos de deixar a chave do carro no porto, para que o carro seja guiado para dentro do navio e depois, tirado de lá. Não é incomum desaparecem objetos pessoas neste percurso.

Desfile de 'carnaval' nas festas de independência de Cartagena, na Colômbia

Desfile de "carnaval" nas festas de independência de Cartagena, na Colômbia


A gente estava com a intenção de mandar a Fiona de container, procedimento em que precisamos de um despachante para nos guiar através da selva de documentos. mas um encontro fortuito com um casal argentino que está fazendo a mesma coisa nos fez mudar de idéia. Vamos de ro-ro mesmo, sem despachante. Nos dois primeiros dias aqui em Cartagena, passei um bom tempo entre a agência da Naves (a dona do cargueiro), a Aduana colombiana e um dos portos da cidade. Creio que já percorri 1/5 do "caminho". O que nos dificultou é que a cidade está em festa e tudo fechou entre os dias 10 e 14 do mês. Então, a próxima terça-feira, dia 15, será um dia-chave nessa nossa empreitada. Até seguro de vida vou ter de tirar, para poder entrar no porto onde a Fiona deverá ser embarcada.

Enfim, por enquanto esses são os planos: a Fiona será embarcada no dia 18, depois de vistorias da Aduana e da polícia anti-narcóticos. Dois dias depois chega em Colón, porto caribenho do Panamá.perto da entrada do canal. A gente está tentando seguir para lá de veleiro, passando por San Blás, um arquipélago paradisíaco na costa do Panamá. Uma viagem de cerca de 5 dias. Mas, para isso, ainda temos de achar algum veleiro que saia na data correta. O problema é que não podemos partir antes da Fiona. E também não podemos demorar muito para chegar do lado de lá. Desse modo, os 1000dias estão passando e a gente por aqui...

Fogos de artifício na PLaza del reloj, na entrada da cidade murada de Cartagena, na Colômbia

Fogos de artifício na PLaza del reloj, na entrada da cidade murada de Cartagena, na Colômbia


Bom, na terça dou mais notícias dos trâmites burocráticos. Enquanto isso, a festa corre solta nessa linda cidade...

Colômbia, Cartagena, Panamá

Veja todas as fotos do dia!

Faz um bem danado receber seus comentários!

Post anterior Um ferry sobre o Rio Magdalena, em Mompós - Colômbia

Atravessando o Rio Magdalena

Post seguinte Desfile de 'carnaval' nas festas de independência de Cartagena, na Colômbia

Cidade em Festa

Blog da Ana Desfile de 'carnaval' nas festas de independência de Cartagena, na Colômbia

Fiestas Novembrinas

Comentários (9)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 26/11/2014 | 11:51 por JOSE TARCISIO ANTUNES

    Ola estou preparando para ir até México em agosto de 2015, estou acompanhando a viagem e estou adorando.

    Tarcisio

    Resposta:
    Olá jose Tarcisio

    Vc vai de carro também? Se tiver tempo para isso, é uma experiência inesquecível! Qualquer dúvida que tenha e que possamos ajudar, não exite em perguntar!

    Um abs

  • 31/07/2014 | 13:07 por Mário Lima e Carmen

    Olá Rodrigo e Ana.
    Já escrevi para Ana que gentilmente me respondeu. Eu e minha mulher Carmen também somos aventureiros, já realizamos várias expedições pelo Brasil das quais duas se estenderam pela América do Sul tendo como destinos Machu Picchu-Peru e Villarrica-Chile, passando pelo Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Uruguai, partindo e chegando sempre em Fortaleza-CE, onde residimos. Estas duas expedições estão relatadas em nosso site: www.mcexpedition.simplesite.com.br . No momento estamos com um novo projeto que batizamos de "EXTREMOS DA AMÉRICA DO SUL" através do qual pretendemos percorrer de carro, todos os países da América do Sul. A primeira etapa deste projeto será iniciada em 10/11/14 onde partindo de Fortaleza, ingressaremos no Uruguai pelo Chuy, rumaremos ao sul da Argentina até Ushuaia, percorreremos a Carreteira Autral e a Panamerica até o Atacama, Lago Titicaca retornando ao Brasil via Corumba . Em nossas pesquisas descobrimos o site de vocês que está sendo de grande valia para ajudar no nosso planejamento. Descobri também a fantástica aventura de três brasileiros que em 1928, partiram do Rio de Janeiro em dois automóveis Fordes ""MODELO T" para cumprir um projeto chamado "EXPEDIÇÃO BRASILEIRA DA ESTRADA PANAMERICANA" que tinha como destino final Washington. Depois de percorrerem 28.000km passando por quinze países em 10 anos os expedicionários cumpriram o seu objetivo e foram recebidos pelo pioneiro da Indústria Automobilística, Henry Ford e pelo Presidente dos Estados Unidos Franklin Roosevelt. Todos os detalhes do projeto estão relatados no livro " O Brasil através das três Américas". Falei neste assunto para sugerir a vocês que também publiquem um livro sobre as suas experiências pois isto ajudará bastante outros aventureiros que pretendam como nos realizar desafios semelhantes. Grande abraço.

    Resposta:
    Olá Mario Lima e Carmem

    Em primeiro lugar, parabéns pelas viagens já realizadasd e por mais esse lindo projeto para o qual estão se preparando agora. Espero que o nosso site possa ajudar bastante no planejamento de vocês. Se tiverem alguma dúvida, teremos sempre enorme prazer em contribuir e ajudar, se assim for possível.

    Nós já conhecíamos essa história dos valentes brasileiros que conseguiram cruzar o continente ainda na década de 20. Deve ter sido uma aventura e tanto e para nós foi muito inspirador!

    Alias, temos sim a ideia de escrever livros para inspirer outras pessoas a perseguirem seus sonhos. É quase uma obrigação que sentimos, uma pequena retribuição por tudo o que o destino nos presenteou. Temos de dividir isso com as pessoas que também sonham em viajar!

    Um grande abraço para os dois e esperamos poder acompanhar a nova aventura nos seus detalhes

  • 30/07/2014 | 12:46 por robson

    ola,estou buscando patrocinio para uma viagem de minas(BRASIL) a capital do canada usando a panamericana isso de bicicleta e vi aki o seu blog achei muito bacana se puder me ajudar com um pouco da sua experiencia ou qualquer outra coisa será muito gratificante.

    Resposta:
    Olá Robson

    Para nós sera um prazer em ajudar. Qualquer dúdidas sobre roteiro ou estradas, pode perguntar! Muita sorte na realização de seu projeto!

    Um abraço

  • 11/07/2014 | 17:34 por Gilberto

    Rodrigo
    Estamos organizando uma viagem de carro do Rio de Janeiro até San Diego (EUA).
    Já temos mais ou menos toda a rota traçada, porem na travessia do Darien Gap de barco , ainda não conseguimos uma boa solução.Voce recomenda atravessar o carro num container? ou no Ro-Ro como voce fez?
    Pra voce qual seria a melhor rota rodoviaria saindo do Rio?
    Voce tem alguma sugestão?
    Obrigado por sua ajuda.
    Abraço
    Gilberto

    Resposta:
    Oi Gilberto

    Atravessar de ro-ro é mais barato e, na ida, sempre tem vários navios, pois é uma rota normal. Na volta, já é mais complicado achar essa opção. O problema é que é menos seguro, já que o carro fica exposto e a chave fica com eles. Nós passamos sem problemas, tudo trancado no bagageiro e nada de valor na cabine do carro. Se vc for passer de container, fica bem mais em conta vc repartir ele com outro carro. Mas tem essa complicação de ter de achar alguém... Geralmente, as companhias nos ajudam com isso...

    Para ajudar com a rota, preciso saber o tempo que vc tem para chgar até lá e que partes do Brasil e da América Latina vc já conhece, para passer em lugares novos. Há rotas por Argentina-Chile-PeruÉquador´Colômbia, ou passando pelo Paraguai-Bolívia e aí, Peru, pelo Brasil direto até o Peru ou até pela Venezuela. Como disse, vai depender do tempo que vc tenha e se quer ver algo mais exótico ou não...

    Se quiser, me passa esses dados que eu tento ajudar.

    Um abs

  • 03/09/2013 | 14:48 por Dumas Motta Marchi

    Ana e Rodrigo:
    Antes de qualquer coisa quero lhes parabenizar pela grande aventura. Sou fã de vocês. Bom, gostaria de saber de vocês os preços (totais) para o embarque de uma camionete de Cartagena para Colón, como vocês fizeram. somos um grupo de 6 aventureiros que estamos pensando em ir até o Alaska em três camionetes. Pretendemos sair do Brasil em Dezembro.
    Abraços
    Dumas Marchi

    Resposta:
    Oi Dumas

    Espero que vcs façam essa viagem. Vale muito a pena mesmo!

    Então, o preço varia de 1000 a 2000 mil dólares, mais ou menos. Depende se vc embarca o carro em Ro-Ro, que é mais barato, ou num conteiner. Nessa última opção, vc pode compartir o conteiner com outro carro, dividindo os custos. Eu e a Ana fizemos vários posts a respeito, tanto na ida como na volta.

    Qualquer dúvida, por favor, escreva. Se pudermos ajudar, será um prazer

    Abs

  • 11/07/2012 | 20:01 por Deri

    Não se já está sabendo , mas a volta será mais tranquila, veja em : http://www.portafolio.co/economia/nuevo-ferry-colombia-y-panama-costara-us15-millones

    Resposta:
    Olá Deri

    Estamos torcendo para que o ferry esteja funcionando quando chegarmos lá. Até agora, estão adiando a estréia dessa linha. Ainda não se sabe também como vão cobrar dos estrangeiros com carro que só querem a passagem de ida. Há até informações que dizem que vai ser obrigatório comprar as duas passagens, dentro do mesmo mês...

    Vamos ver...

    Abs

  • 17/11/2011 | 22:18 por Fabíola Sad

    Suerte! =D

    Resposta:
    Gracias!

    Vamos precisar, hehehe!

    Bjs

  • 15/11/2011 | 22:26 por Lucia

    Oi RÔ e Ana!!!
    Cada vez que venho aqui o site está de cara nova :).
    Vocês estão muito chiques!!!
    Espero que hoje tenha dado tudo certo nos trâmites burocráticos ai, e que tudo corra bem no transporte da Fiona, que nada se perca ou suma. Que Deus os proteja e que a viagem continuem na mais perfeita ordem.
    Saibam que mesmo as vezes não vindo aqui, estou sempre a pensar em vocês e a desejar o melhor.
    Muita luz, força, determinação e o principal PROTEÇÃO.
    Fiquem bem.
    Beijocas.

    Resposta:
    Oi Lucia!
    As mudanças no site ainda não terminaram! Espero, logo, ter uma nova Home...

    Dos trâmites, já passamos pela metade. Falta agora conseguir retirar o carro no Panamá. Que trabalhão, uffff!

    Beijos e obrigado pela força

  • 14/11/2011 | 17:49 por Lurdes

    Olá Ana e Rodrigo ,linnnnnnnnnnnnnndas imagens,história que aprendi,muito obrigada e continuem firmes e fortes .Lurdes

    Resposta:
    Olá Lurdes!

    Tá vendo, 1000dias também é cultura, hehehe!

    Beijos para vc

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet