0 Oeiras, Capital do Piauí - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Oeiras, Capital do Piauí - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Oeiras, Capital do Piauí

Brasil, Piauí, Oeiras

Praça em Oeiras, antiga capital do Piauí

Praça em Oeiras, antiga capital do Piauí


Quanto mais conheço, mais reconheço o tanto que desconheço. Quando levava uma vida mais normalzinha, aquela rotina de acordar, ir trabalhar, voltar para casa e dormir, o meu mundo do dia à dia era mais limitado e, dentro desses limites, havia pouco para aprender. Parecia-me que eu sabia muito. Agora, todos os dias são diferentes. Todos os dias aprendo. Todos os dias fica claro o tanto que não sei, a minha mais profunda ignorância.

Igreja em Oeiras, antiga capital do Piauí

Igreja em Oeiras, antiga capital do Piauí


Falo de história, de geologia, de culinária, da botânica, da arquitetura, da literatura e de qualquer outro assunto que eu queira me aprofundar. No caso, acabo de aprender que o valoroso estado do Piauí teve como primeira capital a cidade de Oeiras. Aprendo também que Teresina foi a primeira cidade planejada do Brasil, muito antes de BH e Goiânia e mais de um século antes de Brasília. Aprendo que não foi apenas a Bahia que teve de lutar pela independência do Brasil. Não! No Piauí morreram centenas de brasileiros em guerra contra os portugueses, principalmente na Batalha do Jenipapo, quando combateram praticamente sem armas contra o exército lusitano.

Nossa pousada em Oeiras, antiga capital do Piauí

Nossa pousada em Oeiras, antiga capital do Piauí


"Descobri" Oeiras ainda na Serra da Capivara, quando ela me foi apontada como um bom ponto para dormir, no nosso caminho para o Ceará. Foi aí que me disseram que era uma cidade histórica, antiga capital do estado. Para lá rumamos, eu e a Ana. Ficamos hospedados numa casa do séc. XIX, atualmente uma pousada (Pousada do Cônego), restaurada e bastante charmosa, bem na praça principal da cidade.

Com o João Oeiras, em Oeiras, antiga capital do Piauí

Com o João Oeiras, em Oeiras, antiga capital do Piauí


Em Oeiras, conhecemos o Bill e o Joca Oeiras. O primeiro ficou muito interessado na Fiona e assim nos conheceu. Gostou de nossa história e nos apresentou ao Joca Oeiras, paulista radicado em Oeiras, jornalista. Fizemos uma entrevista recíproca. A dele, logo a Ana colocará no site. A nossa, ele foi bem mais ágil que nós, já está no link:

http://www.fnt.org.br/artigos.php?id=677

Pena ter ficado tão pouco tempo. A parte histórica da cidade está muito bem conservada, casario antigo com cores vivas e harmoniosas. Como não poderia deixar de ser, faz um calor danado e o chuveiro do hotel nem tem necessidade de torneira de água quente. A fria já é morna. Cidade tranquila e religiosa. Visita bem agradável para quem está a caminho da Capivara.

Deixando Oeiras, antiga capital do Piauí

Deixando Oeiras, antiga capital do Piauí


É uma vergonha que nem conste no Guia Quatro Rodas. Assim como é uma vergonha que eu não conhecesse a história da Batalha do Jenipapo. Felizmente, para a ignorância há remédio: aprende-se.

Brasil, Piauí, Oeiras,

Veja todas as fotos do dia!

Quer saber mais? Clique aqui e pergunte!

Post anterior A chuva chega no sertão! (na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI)

Chuva no Sertão!

Post seguinte Lembranças de Juazeiro do Norte - CE

Juazeiro do Norte e o Padre Cícero

Blog da Ana Oeiras, antiga capital do Piauí

Oeiras

Comentários (2)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 20/02/2013 | 20:50 por ari cordeiro

    que trabalho legal este de vocês,vejam só como nao conhecemos nosso pais,o piaui nao era pra ser pobre com todo esse potencial,alem de outros tem o turismo que é pouco esplorado,a hitoria do piaui é riquissima,se voces ficacem alguns dias no piaui ficariam ainda mais surpresos,como leonardo de carvalho castelo branco heroi da independencia do piaui,que entre outros feitos foi quem inaugurou a poesia cientifica no brasil,um grande abraço.

    Resposta:
    Oi Ari

    Realmente, quanto mais viajamos e conhecemos o Piauí, mais admiramos o estado, suass paisagens e sua história.

    Confesso a vc que, apesar de já esperar muito, eu me surpreendi com o que vi por lá. Foi um dos pontos altos nesssa nossa grande volta pelo nordeste do Brasil

    Um abraço

  • 08/01/2012 | 04:16 por Marlon

    Olá, muito legal essas fotos,recordei de quando estive em Oeiras em 2009, para conhecer a sua belíssima historia fiquei encantado com a cidade. Oeiras é uma cidade muito bucólica, sou maranhense mas moro em Londrina-Pr, espero voltar lá um dia por coincidência fiquei hospedado neste mesmo hotel que tem uma história incrível do conde o qual o hotel leva seu o seu título.valeu pelas recordações.

    Resposta:
    Olá Marlon

    Tivemos uma ótima passagem por Oeiras e lá fizemos um grande e inesquecível amigo

    É incrível a quantidade de lugares interessantes que esse nosso país, ainda tão pouco conhecidos da maioria da população

    Abs

    P.S O hotel é mesmo joia!!!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet