0 No Centro de Port-au-Prince - Blog do Rodrigo - 1000 dias

No Centro de Port-au-Prince

Haiti, Port-au-Prince

Praça central de Port-au-Prince, capital do Haiti

Nossa ideia original era ter ficado hospedado no centro de Port-au-Prince, mas quis o destino que ficássemos no Le Perroquet, em Pétion-Ville (ainda bem!); era ter ido para o sul do país, para conhecer Jacmel, mas acabamos indo passar o dia na praia de Obama (ainda bem!); e era irmos passar um dia no centro, para verdadeiramente conhecer a capital do país, mas outra vez tínhamos uma oferta tentadora de mudar de programação.

Nossa moto-taxi furou o pneu no caminho para o centro de Port-au-Prince, capital do Haiti

O Eric e a Lana nos convidaram para ir passar o dia nas montanhas ao redor de Port-au Prince, mas teríamos de voltar à tempo de visitar a base brasileira da ONU no dia de hoje, já que amanhã cedo voaremos para o norte do país. Com isso, não sobraria tempo para vermos de perto o centro da cidade. Pensamos, pensamos e, pelo menos dessa vez, resolvemos manter nossos planos. Deixamos para ver as montanhas lá perto de Cap-Haitien e reservamos a manhã de hoje para uma volta em Port-au-Prince.

Solenemente ignorado, cartaz recomenda o uso de capacetes para motociclistas em Port-au-Prince, capital do Haiti

Para chegar até lá, a pé nem pensar. Muito longe! Alugar um carro com motorista, ou simplesmente um carro, fica muito caro. O aluguel de carros aqui no Haiti custa mais de 100 dólares ao dia! Fora que achar os caminhos na cidade não é fácil. Trânsito caótico e sem regras e um verdadeiro labirinto, com metade das ruas em reconstrução, de terra ou interrompidas. Um táxi normal também seria caro e o táxi coletivo, os chamados “taptap”, onde as pessoas se amontoam na carroceria, seria muito demorado. Restava, então, a opção dos mototáxis.

Comida preparada e vendida nas ruas centrais de Port-au-Prince, capital do Haiti

Quase em frente ao Le Perroquet tem um ponto de mototáxis. A cada vez que passávamos por lá, olhavam para nós esperançosos. Hoje, era a chance deles! Cheguei a pensar em pegarmos uma moto cada um. Mas além do preço em dobro, meu maior temor era perder a Ana nas ruas da cidade e nunca mais encontrá-la. Assim, se for para nos “perdermos” por aqui, que seja juntos! Decidido então, os dois na mesma moto! Na verdade, é a cena comum por aqui, duas, três e até quatro pessoas na mesma moto. Capacete, claro!, ninguém usa! Só nos outdoors da campanha de segurança, mas parece que ela não tem tido muito sucesso.

Praça central de Port-au-Prince, capital do Haiti

E assim foi, lá fomos eu e o motorista fazendo sanduíche da Ana no meio, ninguém de capacete, driblando o trânsito e os buracos nas ruas em direção ao centro da cidade. O negócio é confiar na habilidade e na buzina do motorista e na moto também! Aliás, a nossa logo furou o pneu e passamos um tempo até achar um borracheiro e depois, esperar o conserto. Depois do pit-stop, à toda velocidade até o Champs de Mars, praça central de Port-au-Prince.

Monumento ao heroi da independência na praça central de Port-au-Prince, capital do Haiti

Aí estão o principal museu da cidade, o monumento a Jean-Jacques Dessalines, herói da independência e o local onde era o Palácio Nacional, a antiga sede de governo que foi completamente destruída pelo terremoto de 2010. Tiramos nossas fotos, observamos o intenso movimento de pessoas e seguimos para a próxima parada: o tradicional Hotel Oloffson, aquele mesmo que tínhamos pensado em nos hospedar.

Estudantes caminham no centro de Port-au-Prince, capital do Haiti

O hotel teve seus anos de ouro nas décadas de 50 e 60, quando recebeu gente como Jacqueline Kennedy, Mick Jagger e Graham Greene, autor do famoso livro “The Comedians”, que se passa no Oloffson. Desde então, foi testemunha de incontáveis golpes de estado e tragédias naturais, culminando com o grande terremoto de 2010 que destruiu tudo ao redor do Oloffson, mas deixou o hotel em pé. Nessa última década, vive um período de decadência, por estar em uma região considerada insegura por e para estrangeiros. Mas, sem dúvida, é uma decadência com muito charme e elegância!

Monumento no centro de Port-au-Prince, capital do Haiti

Nós fomos lá almoçar, para conhecer e prestar nossas homenagens. Muito interessante, mas sem dúvida, hoje, o Le Perroquet é uma melhor opção.

O tradicional hotel Oloffson, no centro de Port-au-Prince, capital do Haiti

Depois do almoço, de novo os três encima da moto, rumo à base brasileira da ONU, perto do aeroporto da cidade. Dessa vez, foi um trecho com emoção, já que passamos ao lado da segunda maior e mais perigosa favela da capital. Nosso motorista foi acelerado, sem cansar de nos dizer sobre o perigo da área. As multidões mal-encaradas com quem cruzávamos não tinham tempo de reação: olhavam aquela cena insólita com curiosidade, algo inesperado, o sanduíche de Ana na moto em velocidade. Quando finalmente pensavam, já estávamos longe. Enfim, não seria o melhor lugar para o pneu furar, hehehe. Ao final, entre mortos e feridos, passamos todos incólumes e chegamos à muito mais segura Minustah. Assunto para o próximo post...

Almoçando no hotel Oloffson, no centro de Port-au-Prince, capital do Haiti

Haiti, Port-au-Prince,

Post anterior Arte nas ruas de Pétion-Ville, bairro mais chique de Port-au-Prince, no Haiti

Pétion-Ville e o Le Perroquet

Post seguinte As bandeiras da ONU, do Brasil e do Haiti tremulam na base da ONU em Port-au-Prince, capital do país

Visita à MINUSTAH

Blog da Ana Veículos do batalhão de engenharia do Brasil, na base da ONU em Port-au-Prince, no Haiti