0 Na Charmosa Tiradentes - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Brasil, Minas Gerais, Tiradentes

A charmosa  Tiradentes - MG

A charmosa Tiradentes - MG

Chegamos ontem de noite à Tiradentes, que estava no maior clima de final de festa. Digo, final de festival. De gastronomia. Durante três semanas, principalmente nos sábados e domingos, a pequena cidade bombava com centenas de visitantes à procura das deliciosas iguarias produzidas pelos grandes chefs nacionais e internacionais. Qaundo chegamos, já no início da noite de domingo, só vimos palanques sendo desmontados, garis limpando as praças e carros deixando a cidade.

A boa oferta de pingas em loja de Tiradentes - MG

A gente até queria ter chegado mais cedo. Mas, acordamos mais tarde em Mariana, chegamos mais tarde em Ouro Preto, ficamos lá mais que o planejado e assim, tudo foi atrasando em sucessão. Na viagem, passamos mais uma vez ao lado de Lavras Novas. É uma cidadezinha que faz tempo que queremos conhecer, no alto das montanhas, vizinha de Ouro Preto. chaia de cachoeiras, pousadinhas, restaurantes, vida simples. Infelizmente, com tempo para chegar à Curitiba para o casamento, ficou para depois dos 1000 dias. Tentando pensar positivamente, é bom deixarmos coisas para depois dos 1000 dias, aqui por perto. Se não, teríamos de mudar de continente, né?

Compotas de doces em Tiradentes - MG

Bom, voltando à Tiradentes, aquele clima de fim de festa, mais uma dor de cabeça da viagem me estimularam a ficar na nossa confortável pousada mesmo, apesar do nome de Pousada Rústica. Para tristeza da Ana, eu apaguei antes de sairmos para jantar.

Curtindo Tiradentes - MG

Hoje, foi dia de passear na cidade. Pequena e simpática, sua parte histórica é composta por pousadas, restaurantes, lojas e igrejas. Quase não sobraram casas de pessoas locais. Elas foram sendo adquiridas por artistas e empresários, paulistas e mineiros, que resolveram fazer de Tiradentes sua segunda ou primeira casa, dependendo do caso.. Mesmo assim, as construções e seus estilos foram mantidos e é muito agradável andar por suas ruas estreitas. Principalmente numa segunda-feira pós festival, com tudo bem calmo e tranquilo. Difícil imaginar a bagunça que teria sido no dia anterior. Basta algumas horas de caminhada para visitarmos todas as suas atrações.

A bela igreja matriz de Sto. Antonio, em Tiradentes - MG

Estivemos na fonte e no pequeno riacho que abastece essa fonte, nos mirantes que proporcionam belas vistas da charmosa cidade e em suas igrejas mais famosas, a de Sto. Antônio, construída pelos brancos, e a do Rosário, construída pelos negros escravos. A primeira é esplendorosa, cheia de ouro e prata, obra de Aleijadinho e outros tantos. A segunda é simples, verdadeira, construída com o suor dos escravos que a fizeram de noite, já que tinham de cumprir suas obrigações de escravos durante o dia. É incrível como esse povo que teve sua cultura massacrada, suas liberdades tomadas, sua força de trabalho roubada, trazidos à força de sua terra, abraçou essa fé com tanta força, à ponto de construírem suas próprias igrejas, adornadas com ouro "roubado" cuidadosamente das minas e escondido nos cabelos e unhas, construídas sob a luz da lua e estrelas. Acho que, de certa maneira, era isso que dava alguma força para que continuassem a acreditar em algo, para que continuassem a viver.

Igreja N.S. Rosário dos Pretos, em Tiradentes - MG

Durante esses últimos dias, visitando igrejas e museus em Mariana, Ouro Preto e Tiradentes, vimos e lemos muito sobre a escravidão. Sinceramente, por mais que saiba como foi, suas causas e consequências, o contexto em que se deu, na hora em que penso em como era a vida, tanto de brancos como de negros, nos detalhes, na realidade mesmo, não na versão romantizada de novelas, é impossível imaginar, ... acreditar que era assim que funcionava, que era assim que era. Decididamente, pelo menos nesse ponto, sou mesmo uma pessoa do final do séc. XX.

Bom, para terminar o post em alto astral, Tiradentes foi nossa parada final neste maravilhoso estado. Acabamos ficando mais que o planejado e muito menos que o merecido. Como já nos disseram algumas vezes, seria possível passar 1000 dias apenas em Minas, sem repetir programa. Mas, temos de seguir em frente. Com muitas saudades, sô! Eu já nasci mineiro. A Ana, depois dessa tempoarada por aqui, ficou meio mineira também...