0 Hospitalidade Gaúcha - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Hospitalidade Gaúcha - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Hospitalidade Gaúcha

Brasil, Rio Grande Do Sul, Porto Alegre

Na casa da Ale, Foguinho e Olivia, recebendo visitas! (em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul

Nós passamos três dias inteiros em Porto Alegre. Foram três dias intensos. Fizemos um delicioso passeio a pé pelo centro da cidade, ciceroneados pelo nosso amigo Britto (veja aqui). Navegamos pelas águas do Guaíba (veja aqui). Fomos ao cinema, ao shopping e ao parque Farroupilha (o Ibirapuera da capital gaúcha). Fizemos atividades mais mundanas também, como almoçar e jantar pelos restaurantes da cidade ou até mesmo encontrar e comprar um chip novo para nosso ipad. Alguns desses momentos foram marcantes, sem dúvida. Mas acho que a melhor memória que levaremos de Porto Alegre não será de algum monumento, prédio histórico, parque ou do rio que banha a cidade.

Reencontro com o Delmar, antigo chefe da Ana, em seu apartamento em Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul

Na verdade, o que mais nos marcou por aqui foi a hospitalidade com que fomos recebidos. Como já disse em outro post, a Ana já trabalhou bastante nessa cidade. Aqui fica a sede da agência de propaganda em que ela trabalhou em Curitiba e São Paulo. Isso fez com que ela fosse frequentadora assídua da capital gaúcha. Quando mudou de emprego, as amizades permaneceram. Amigos que nos seguiram, pela internet, por boa parte dos 1000dias. Desde que saímos de Curitiba, lá em 2010, a Ana já vem planejando e ansiando pela nossa passagem por aqui, para poder rever todas essas antigas e verdadeiras amizades. Demorou, mas esse momento chegou.

O Delmar prepara um suculento churrasco gaúcho na noite em que nos recebeu em seu apartamento em Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul

Assim, desde que chegamos, temos intercalado programas turísticos com uma intensa programação social. Mal chegamos à Porto Alegre e já estávamos almoçando com a Dani Schleineger, no delicioso restaurante New York, onde a Ana e a amiga tentaram atualizar vários anos de histórias. Mais tarde, enquanto eu caminhava pelo Farroupilha, ela voltou à antiga agência, para rever o escritório e os antigos companheiros. Na noite seguinte, foi a vez dela me levar lá e me mostrar onde trabalhava e aproveitar também uma festa de carnaval da empresa que ocorria no telhado do prédio com uma belíssima vista das luzes da cidade.

Delicioso jantar com os amigos no apartamento do Delmar em Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul

É claro que não posso deixar de citar novamente o encontro com o Britto (também um antigo companheiro de trabalho da Ana), que tanto nos ensinou sobre a cidade no passeio que fizemos pelo centro. Já ontem de noite o compromisso social foi no apartamento do Delmar, um antigo chefe da Ana. Ele e sua esposa nos convidaram para um delicioso jantar. O cardápio? Um legítimo e suculento churrasco gaúcho. Uma delícia!

Na casa da Ale e da Olivia, recebendo a visita da Claudia e seu filho (em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul

Por fim, a convivência mais intensa mesmo foi com a Ale, o Foguinho e sua fofíssima filha, a Olívia. Foram eles que nos hospedaram na cidade, depois que meu pais embarcaram no aeroporto. Era na casa deles que começávamos e terminávamos nossos dias na cidade. Muito tempo para conversar, contar e ouvir histórias e nos divertir com a Olívia. Nosso lar, doce lar, em Porto Alegre.

Por isso, hoje, partimos felizes com tudo o que vimos e vivenciamos por aqui. Mas já partimos com saudades também. Do calor humano, da amizade e do sentimento de se estar em casa. Pois é... Porto Alegre e os porto-alegrenses vão mesmo deixar saudades. Os 1000dias vão terminando e nós vamos ficando mais e mais emocionais. Ainda bem que ainda temos todo o litoral de Santa Catarina pela frente. E antes disso, ainda a despedida do estado do Rio Grande do Sul, a cidade de Torres, estrela máxima da costa gaúcha.

Na hora de partir de Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, ganhamos um beijo bem gostoso da Olivia!

Brasil, Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, comida

Post anterior No fim da tarde, apesar das nuvens, fomos premiados com um belíssimo pôr-do-sol nas águas do lago Guaíba, em Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul

Passeio no Guaíba

Post seguinte O João e a Bruna admiram a Praia da Guarita, em Torres, litoral norte do Rio Grande do Sul