0 Grutas e Cachoeiras - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Grutas e Cachoeiras - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Grutas e Cachoeiras

Brasil, Minas Gerais, São Thomé das Letras

Entrada da gruta de Sobradinho em São Thomé das Letras - MG

Entrada da gruta de Sobradinho em São Thomé das Letras - MG


São várias as atrações que atraem pessoas à São Thomé, desde místicas até naturais. As atrações "místicas" ficam mais para a noite enquanto de dia se buscam os encantos naturais da região. Entre elas, diversas cachoeiras e grutas. Considerando o frio que está e o fato de estarmos vindo de Carrancas, terra de cachoeiras maravilhosas, e estarmos indo para Airuoca, terra de cachoeiras divinas, eu e a Ana priorizamos as grutas por aqui. Além disso, quando estivemos em São Thomé há 3 três anos, exploramos bastante as quedas d'água daqui. Belas, mas não se comparam às de Carrancas.

Interior da gruta de Sobradinho em São Thomé das Letras - MG

Interior da gruta de Sobradinho em São Thomé das Letras - MG


Interior da gruta de Sobradinho em São Thomé das Letras - MG

Interior da gruta de Sobradinho em São Thomé das Letras - MG


Decidimos então ir para o lado de Sobradinho, uma pequena vila ou bairro afastado de São Thomé. Lá está a gruta mais bonita daqui. São quase cem metros de túnel até chegarmos à bonita saída, justo ao lado de uma pequena cascata. Para mim, foi ainda mais legal porque, ao chegar na entrada da gruta reconheci o local como aquele que tinha visitado com o Haroldo, num distante 1989. Nas outras três ou quatro vezes que tinha voltado para São Thomé não tinha estado aqui. E sempre me perguntava aonde era aquela gruta que tinha estado com o primo e um guia com menos de 10 anos de idade e com uma lanterna vagabunda, pilha acabando. Finalmente descobri! Foi bater os olhos e reconhecer. Muito legal! Impossível foi não pensar que a Ana deve ter a mesma idade daquele menino que nos guiou. Ficar imaginando ela nos seus oito anos foi ... "instigante". Bom, o fato é que me acho tão em forma como há 21 anos atrás. E assim espero estar aos 61 anos de idade! Será?

Arraial de Sobradinho em São Thomé das Letras - MG

Arraial de Sobradinho em São Thomé das Letras - MG


De lé seguimos para o arraial de Sobradinho, bonitinho como deveria ser a São Thomé de décadas atrás, embora sem o charme das construções de pedra. Depois, para o Poço Esmeralda, um lago dessa cor que se formou em uma das pedreiras da região. Tá vendo? As pedreiras também trazem coisas boas!

Nadando no Poço Esmeralda em São Thomé das Letras - MG

Nadando no Poço Esmeralda em São Thomé das Letras - MG


Poço Esmeralda em São Thomé das Letras - MG

Poço Esmeralda em São Thomé das Letras - MG


Por fim, fomos explorar mais uma das grutas da região, a Labirinto. Dessa vez, acompanhados de um pequeno guia de 8 anos, o Éverton. Para relembrar 1989. É uma gruta com várias entradas e saídas e muitos morcegos lá dentro. Nada de estalactites e outras formações. O tipo de pedra daqui não favorece isso. Assim, as grutas são mais interessantes do que bonitas.

Gado no meio da estrada em São Thomé das Letras - MG

Gado no meio da estrada em São Thomé das Letras - MG


Ainda antes de voltar paramos num bar ao lado da cachoeira da Lua. Foi para relembrar nossa passagem pelo mesmo bar, há três anos. Botecão na beirada de uma estrada de terra é sempre muito legal. Ainda mais por aqui, ver as pessoas que frequentam o lugar.

Se esquentando ao sol em bar na estrada em São Thomé das Letras - MG

Se esquentando ao sol em bar na estrada em São Thomé das Letras - MG


De volta à São Thomé, o dia dos namorados foi celebrado em jantar especial no Massaroca. A Lei, de presente, não deixou que pagássemos aquela conta atrasada do jantar em Carrancas, quando meu cartão foi bloqueado. Uma personagem e tanto, a Lei. São pessoas como ela que enriquecem tanto a nossa peregrinação pelo continente.

A comemoração seguiu pela noite absurdamente gelada, agora na velha São Thomé de outros tempos, cheia de hippies e bruxos, ao som de muito Raul Seixas, todo mundo enrolado em cobertores. Senti-me novamente na década de 80. Aqui, parece que o tempo não passa muito. Pelo menos, à esta hora da madrugada.

Engraçado, pensei. Se em 89 eu já tinha a impressão de ter chegado meio atrasado em São Thomé, uns 10 anos talvez, o que dizer agora, em 2010? Será que esse pessoal também não tem essa sensação ou sou só eu que estou virando um velho chato e nostálgico?

Cachoeira da Lua em  São Thomé das Letras - MG

Cachoeira da Lua em São Thomé das Letras - MG

Brasil, Minas Gerais, São Thomé das Letras,

Veja todas as fotos do dia!

Faz um bem danado receber seus comentários!

Post anterior Igreja de pedra em São Thomé das Letras - MG

Chegando em São Thomé

Post seguinte

Viajando em Terras Junqueiras

Blog da Ana Arraial de Sobradinho em São Thomé das Letras - MG

Sobradinho

Comentários (2)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 20/01/2014 | 02:34 por cristiano

    olá amigo!!
    gostei muito de ver suas fotos e seu comentário a respeito das gruta de sobradinho , e não tem como resistir de perguntar como foi a aventura pela gruta e se tem como acampar lá?pois estou querendo ir com a família ainda no carnaval pra lá...
    não pedindo muito se vc puder me passar os lugares que eu possa me ir em cada grutas e lagos e cachoeira agradeço!!

    td se bom pra vc e fica com DEUS!!!!

    Resposta:
    Olá Cristiano

    Eu não me lembro se é possível acampar no terreno onde está a gruta, mas são muitos e muitos os campings na região. Desde os mais movimentados, no centro da cidade (principalmente no carnaval!) até os mais tranquilos, mais distantes de São Thomé.

    O passeio pela gruta não dura muito, mas vale muito a pena. Melhor ir sem muita gente, para poder sentir mais o clima da caverna. Depois, não faltarão cachoeiras e poços para se refrescar. Nos posts que escrevemos da região de São Thomé tem o nome das grutas e cachoeiras que nadamos. Estar de carro por lá ajuda muito, para poder chegar até esses lugares.

    Um abraço e feliz carnaval!

  • 23/02/2012 | 19:15 por Adi Barbosa

    Olá, legal sua aventura por estas bandas. Sobradinho é tudo de bom e cada vez mais aumenta o número de pessoas que promovem os atrativos da região. Fizemos um site dedicado ao bairro do Sobradinho. Se puder vincular um link de redirecionamento, ficaremos muito grato.
    http://www.saothomedasletras.net/sobradinho/
    Aproveite a oportunidade para assistir as Aventuras do Programa Caçadores de Aventuras na Gruta do Sobradinho.
    Um abraço e obrogado.

    Resposta:
    Olá Adi

    Viva São Thomé e toda a região! E viva a internet que permite chegar às informações com toda a facilidade, o que ajuda muito os visitantes.

    Está dado o trecado do seu site:

    http://www.saothomedasletras.net/sobradinho/


    Grande abraço

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet