0 Fim da Travessia! - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Fim da Travessia! - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Fim da Travessia!

Bolívia, Salar de Uyuni

Nosso providencial guia pelo Salar de Coipasa, na Bolívia, rumo à fronteira com o Chile

Falamos com algumas pessoas e estudamos alguns mapas, mas a rota entre Llica e a fronteira chilena na cidade de Colchane não era das mais "sinalizadas". Um emaranhado de pequenas estradas e trilhas mais a travessia de parte do Salar de Coipasa, ao norte do Salar de Uyuni.

Imagem refletida, ou miragem, no Salar de Coipasa, na Bolívia

Não adiantava ficar enrolando muito na pequena cidade e resolvemos partir sabendo a direção para a qual deveríamos seguir. A idéia era: quem tem boca chega à Colchane! O maior problema é que não adianta ter boca se você não encontra "ouvidos" pelo caminho, apenas bifurcações e mais bifurcações. Enfim, várias delas adiante, encontramos os primeiros "ouvidos", um trio de garotos numa cidade fantasma. Enquanto eles tentavam nos explicar passaram dois jipes ao longe. Eles mesmos nos advertiram: "Sigam aqueles carros!". Fomos ao encalço do primeiro, mas ele logo nos disse que não iria para lá e nos aconselhou a seguir o segundo, muito mais à frente. Deu certo trabalho, mas o alcançamos também. Ele iria até a fronteira! Tínhamos arrumado nosso guia!

Enorme vulcão ao lado do Salar de Coipasa, na Bolívia

Fomos seguindo esse jipe pelas estradas até o Salar. Até lá, acho que teríamos chegado sozinhos, com um certo trabalho. A partir desse ponto, vamos margeando a planície de sal, ao lado das montanhas que fazem fronteira com o Chile. Vários terrenos minados, devidamente sinalizados, nos rodeavam. Fruto das centenárias cicatrizes entre os dois países, desde a Guerra do Pacífico. Por aqui, não seria muito seguro errar o caminho e tentar um "atalho".

Campo minado na Bolívia, perto da fronteira chilena, no Salar de Coipasa

Em alguns trechos cortávamos o salar que é bem menos liso que o Uyuni. Além disso, fora das rotas seguras, pode ser movediço, sal misturado com água, gelo e barro (alguém já tinha visto "barro" branco?). Por fim, o nosso "guia" saiu da rota principal e cortou o salar por um caminho bem alternativo. Tivemos até de recorrer ao 4x4, pela primeira vez desde que deixamos o Chile. Por fim, chegamos ao lado de lá, à pequena cidade de Pisiga, fronteira com o Chile. Lá, o nosso amigo nos explicou que o atalho foi para desviar de um ponto onde a água interrompeu a rota principal. Pois é, sem ele não sei até onde chegaríamos...

Atravessando o belo Salar de Coipasa, na Bolívia, rumo à fronteira chilena

A nossa 41a passagem de fronteiras nesses 1000dias foi das mais burocráticas, muitos papéis para preencher. Mas, no fim, o chileno deu um refresco e resolveu não inspecionar toda nossa bagagem. Ufffff... que trabalho que daria. Assim, estávamos de volta ao Chile e ao asfalto!

De volta ao Chile e ao asfalto, no caminho para Iquique

Bolívia, Salar de Uyuni, Llica, Salar de Coipasa, Pisiga, Colchane

Veja mais posts sobre Llica

Post anterior A Fiona em pleno Salar de Uyuni, na Bolívia

Atravessando o Salar de Uyuni

Post seguinte Finalmente, chegando ao Oceano Pacífico (em Iquique, no norte do Chile)

Chegando ao Pacífico!

Blog da Ana Visitando a cidade fantasma de Humberstone, próximo à Iquique - Chile