0 Em Santos e São Vicente - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Em Santos e São Vicente

Brasil, São Paulo, Santos, São Vicente

Vista da orla de Santos, do morro da Asa Delta de São Vicente - SP

Dessa vez, conseguimos enganar a Lei de Murphy! Nosso plano original era ter feito o Pico do Paraná ontem e, mesmo chegando tarde em Santos, mergulhar na laje hoje. Toda a corrida para não atrasar ainda mais os 1000dias. Bem, nem só de intenções vive o mundo e ontem de noite resolvemos deixar o mergulho para domingo e acordar hoje com mais calma, cuidar das nossas roupas molhadas e passear um pouco. Só esquecemos de avisar o Murphy, que já tinha planos para nós, da nossa mudança de planos! Bom, o que aconteceu é que todas as operadoras cancelaram suas saídas para a laje hoje, por causa do vento, mesmo com o dia estando lindo. Um certo sorriso de satisfação substituiu a raiva que certamente sentiria se tivesse madrugado para chegar à marina e dar com os burros n'água. Ao contrário, acordamos mais tarde, sem pressa de passar o dia. Murphy 1 x 1 Mildias!!!

Visão do bondinho de São Vicente - SP

A manhã foi de muita atualização na internet e trabalho de limpeza a arrumação com as roupas e barraca usados no Pico Paraná. A Ana teve um daqueles dias de Maria que ela tem uma vez por mês, quando acorda com todo o pique para tarefas "domésticas".

Andando de bondinho em São Vicente - SP

Mais tarde, o dia ainda lindo, seguindo as dicas do amigo Metralha, fomos passear em São Vicente. No programa, uma passeio de bondinho ao morro que o pessoal pula de asa delta. Vista linda do mar, da baía e de toda a orla de Santos e São Vicente. Essa última é a cidade mais antiga do Brasil, com mais de 500 anos de idade! Teve também a primeira câmara de vereadores do continente (acho que na época, eram chamados de "homens-bons") e, por isso, a cidade se auto-intitula "berço da democracia no novo mundo". Pomposo, né?

O bondinho de São Vicente - SP

Pôr-do-sol em São Vicente - SP

Do bondinho, seguimos já com sol se pondo para a Ilha Porchat. O nome remete às memórias da minha distante infância, quando os bailes de carnaval nessa ilha eram os mais famosos do Brasil. Pelo menos, para quem lia a falecida Revista Manchete e via a cobertura carnavalesca da TV Bandeirantes. No caminho passamos por uma sempre inconfundível obra do Niemeyer, celebrando os 500 anos da cidade. Depois, chopp no Terraço Ilha Porchat, com uma magnífica vista da orla santista. Em tempo, a Ilha Porchat já não é ilha faz tempo. Sua ligação com São Vicente foi aterrada. Virou uma península.

Com o Metralha na night no centro histórico de Santos - SP

De noite, programação com o Metralha e seus amigos Ana e Daniel. Ela, uma santista radicada em Bruxelas. Ele, um belga-flamengo apaixonado e casado com uma santista radicada em Bruxelas. A noite começou no Gonzaga e terminou no fervilhante centro histórico de Santos, cheio de bares e boates para todos os gostos. Num sábado à noite, estava tudo lotado. Muito charmoso o local, cheio de construções históricas bem conservadas abrigando "centros de lazer noturno". Bem interessante ver, num mesmo quarteirão, casas de samba, pagode, rock, pop, etc, etc. Mais democrático, impossível. De quebra, ainda pudemos admirar prédios famosos como o da Bolsa de Café e o da Câmara Municipal. A empolgação foi tanta que voltamos para nosso apart hotel depois das quatro da manhã.

Com o Metralha e a Ana, em frente ao prédio da Bolsa do Café, na night do centro histórico de Santos - SP

Que beleza! Só temos uma hora e meia de sono até levantarmos para nosso tão aguardado mergulho na laje de Santos. Quero só ver Murphy aprontar alguma... Afinal, às oito da noite, com base nas previsões de tempo e vento, o mergulho estava confirmadíssimo!