0 El Mistí, 1a Parte - Blog do Rodrigo - 1000 dias

El Mistí, 1a Parte

Peru, Arequipa

Com o José, nosso guia no trekking do vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru

Acordamos cedo para esperar o pessoal da agência passar no nosso hotel e juntos fomos checar os equipamentos e conhecer os outros participantes do nosso grupo. Resolvemos poupar a nossa barraca nova, que continuará nova, e levar a barraca deles, já incluída no preço. Além das nossas roupas, só resolvemos levar os sacos de dormir. Eu, meio no risco, já que o meu é bem fininho, mais praparado para uma noite na praia do que na alta montanha. Minha tática vai ser entrar nele com várias camadas de roupa e pronto!

Checando o equipamento para o trekking do El Mistí, em Arequipa - Peru

Últimas compras para o trekking do El Mistí, em Arequipa - Peru

Por uma grande coincidência, a maior parte do nosso grupo é de Quebec, no Canadá. Um grupo de três garotões, ainda universitários, e outros dois, com suas namoradas peruanas (de Lima). Também eles se surpreenderam de saber que havia mais gente de Quebec na América do Sul, hehehe. Feitas as devidas apresentações, inclusive do nosso guia José e seu assistente, Julio, seguimos em dois carros para o pé do vulcão, não sem antes parar num supermercado para as últimas compras. Água, chocolate, frutas secas, bolachas, isso é por nossa conta. O jantar de hoje e o café da manhã da madrugada, isso é trabalho para o José e o Julio.

Início de caminhada rumo ao topo do El Mistí, em Arequipa - Peru

O carro nos deixou a 3.350 metros de altura, quase 2,5 km abaixo do cume que todos almejamos. A partir daí, é confiar nas próprias pernas e pulmões. Bastou alguns metros de caminhada para perceber que apenas os estudantes de Quebec estão em forma. Os outros, acho que não tem muita idéia de onde estão.

Subindo o vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru

Subindo o El Mistí, em Arequipa - Peru

Andando algumas vezes em grupo, outras meio divididos, fomos nos aproximando do vulcão e ganhando altura. O José foi tomando o devido cuidado para que o ritmo fosse tranquilo, para que as pessoas se acostumassem com a altitude. Lá pelas tantas, os jovens quebequianos perderam a paciência e dispararam à frente. Eu ía e parava para fotos e filmagens. Esperava o grupo chegar e deixava eles partirem antes de mim, depois do descanso, para em seguida acelerar o passo e alcançá-los, para mais fotos e filmagens.

Barraca armada para a noite antes do ataque ao cume do El Mistí, em Arequipa - Peru

E assim fomos subindo, a paisagem ficando cada vez mais linda e grandiosa, ar puro e cristalino de montanha, Arequipa ficando cada vez mais para baixo. Enfim, chegamos aos 4.600 metros de altitude, local do nosso acampamento. Montamos nossas barracas e presenciamos um fim de tarde glorioso. Junto com o escuro chegou também o frio. Já o esperávamos devidamente vestidos com três camadas de roupas.

Nosso acampamento antes do ataque ao cume do vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru

Fim de tarde no acampamento antes do ataque ao cume do El Mistí, em Arequipa - Peru

O jantar foi servido, assim como o chá quente, um santo remédio para o frio, especialmente para as mãos geladas. As luzes de Arequipa já estavam acesas lá embaixo e a lua iluminava o cume do vulcão acima de nós. A altitude já era sentida por nós, especialmente pelas duas garotas peruanas que nem tiveram forças para saírem de suas barracas para jantar. Tudo indica que amanhã partiremos rumo ao cume num grupo menor, a Ana sendo a brava representante do sexo feminino.

Hora de 'cena' no acampamento no vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru

Hora de "cena" no acampamento no vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru

Por falar nisso, o plano é acordar à uma da manhã, tomar o café que vai incluir um estimulante chá de coca e partir para a subida de mil e duzentos metros que nos falta. A idéia é chegar ao cume perto das nove da manhã, já aquecidos pelo sol quando chegarmos às partes de gelo e neve que deveremos cruzar. A grande expectativa deve compensar a curta, fria e desconfortável noite que nos espera...

As luzes da cidade de Arequipa vistas do nosso acampamento no vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru

Peru, Arequipa, trilha, vulcão, El Mistí

Post anterior Uma das freiras do Convento de Santa Catalina, em Arequipa - Peru

Santa Catalina

Post seguinte Dia raiando, enfrentando o frio rumo ao topo do El Mistí, em Arequipa - Peru

El Mistí, o Cume

Blog da Ana Local do Acampamento Base para o trekking do vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru

El Místi

• 07/09/2011 | 19:44 por Luis

Que maravilha!!!
    Quais os cerros (Negro,Lascar, Miscanti...não necessariamente estes) que vc indica para trekking de bate volta no Atacama? Tenho lido no google sobre a permissão internacional para dirigir no Chile. Estou confuso (tanta informação)...é necessário,desnecessário,recomendado, obrigatório ou não?
    Ontem descolei um raro mapa do Chile com uma amiga, que é uma "tripa" de 2 m x 0,25 m. Tem todas as estradas de asfalto, ripio e terra do país além de todas as atrações naturais (lagos, salares...etc).Não sei se voltarão a passar pelo Chile, mas, se quiser, escaneio em partes e te mando por e-mail.
    Obrigado. Abraço.

Olá Luis
    Quanto à permissão internacional, não estou absolutamente certo, mas acho que ela é RECOMENDÁVEL, e não OBRIGATÓRIA. Vai depender do humor do guarda que te parar. Nós não precisamos. Mas seria melhor vc tirar sim, para evitar aborrecimentos depois
    Quanto à montanha, acho que a mais interessante é a Licancabur, a mais vistosa de todas. Mas não é bate-volta. São dois dias, via Bolívia. SE vc tiver esse tempo, com certeza é a mais legal. Mas tem de estar aclimatado, hein! As outras que vc citou, normalmente NÃO são bate-volta. O Cerro Toco é uma ótima opção de bate volta!
    Nós voltaremos ao Chile com certeza, na volta da América do Norte. Vamos entrar por Copiapó e seguiremos até a Terra do Fogo! Mas ainda vai demorar, imagino que no final de 2012 e início de 2013