0 De Montañita à Quito - Blog do Rodrigo - 1000 dias

De Montañita à Quito

Equador, Montañita, Quito

Último dia de praia em Montañita, no Equador

Hoje foi o dia de nos despedirmos de Montañita e do litoral do Equador. Agora temos uns dez dias de capital e do interior montanhoso do país, na honrosa companhia de nossos padrinhos, Laura e Rafa.

O tempo amanheceu nublado novamente. AInda bem, pois é sempre mais triste partir com céu azul. Tiramos mais umas fotos desse lugar que foi nossa casa nos últimos dias e do qual só guardamos boas lembranças e partimos.

Nosso hostal em Montañita, no Equador

A estrada segue em direção ao norte (rumo ao Alaska!) junto ao litoral e, cada vez mais, esse pequeno país nos lembra o Brasil. Ao contrário do litoral do Peru e do Chile, aqui as pequenas cidadezinhas tem orlas parecidas com as nossas, muitas barracas na praia, pousadas e restaurantes. Ao lado, relevo montanhoso e muito verde. O sol até apareceu um pouco, fazendo o céu e o mar ficarem mais azuis.

Rua de terra em Montañita, no Equador

Finalmente, viramos em direção a leste e subimos a serra. De volta à altitude, para desespero dos nossos pulmões, hehehe. Chegamos à rodovia Panamericana, nossa já velha conhecida e seguimos para Quito, um pouco mais ao norte. No horizonte, os vulcões começam a aparecer entre as nuvens, inclusive o Cotopaxi, o mais alto vulcão ativo do mundo.

Café da manhã em Montañita, no Equador

Quito é uma enorme cidade que se estica ao longo de um longo vale. São mais de 30 km de comprimento de bairros, ruas e casas, altitude variando dos 2.500 metros do fundo do vale a mais de 3 mil metros das encostas mais altas aonde a cidade conseguiu chegar. Grandes e movimentadas avenidas nos levam através do vale no sentido norte, aonde está o nosso hotel, no agitado bairro de Mariscal.

Montañita, no Equador

Ali, num café próximo, encontramos o Rafa e a Laura, prontos para seus 20 dias em terras equatorianas. Já estiveram conosco em Itaúnas, no litoral capixaba e em Maresias, no litoral paulista, dentro desses nossos 1000dias pelas américas. Companhia sempre benvinda que nos traz outras experiências e pontos de vista.

Encontrando a Laura e o Rafa em Quito, no Equador

De noite, fomos todos ao centro de Quito, na rua Ronda, cheia de restaurantes de comidas típicas. Foi nosso primeiro e rápido contato com o belo centro dessa cidade, o qual ainda vamos explorar com mais detalhes. Só não sabemos quando, mas deve ser na volta de Galápagos. Para amanhã, vamos dar uma volta na região ao norte de Quito, em direção à Otavallo, onde fica um dos mais conhecidos e belos mercados de toda a região andina. Voltamos para dormir em Quito e partimos para o sul, rumo aos vulcões e às cidades de Baños e de Cuenca. Muito para ver e conhecer!