0 Curtindo o Frio - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Curtindo o Frio - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Curtindo o Frio

Brasil, Santa Catarina, Urubici

Gelo na estrada da Serra do Rio do Rastro, região de Urubici - SC

Gelo na estrada da Serra do Rio do Rastro, região de Urubici - SC


Frio lá fora, tempo nublado, quarto quentinho, já viu a vontade que dá de sair da cama, né? O estímulo maior é o café da manhã, que se encerra às 09:30. Diante desse imperativo, não tem remédio. Mas logo já estávamos de volta ao quarto para trabalhar um pouco, dando um tempo para o tempo melhorar.

Estrada bucólica na região de Urubici - SC

Estrada bucólica na região de Urubici - SC


Mas as nuvens eram insistentes e resolvemos sair assim mesmo. Resolvemos fazer um circuito pela região, dando uma volta na serra e no Parque Nacional de São Joaquim. É no ponto mais alto desse parque (e de toda a região sul do país), o Morro da Igreja, que foi medida a temperatura mais baixa do Brasil. Algo próximo de 17 graus NEGATIVOS! Isso mesmo, coisa de primeiro mundo, hehehe.

A gelada Cachoeira do Avencal, em Urubici - SC. Nadar, nem pensar!

A gelada Cachoeira do Avencal, em Urubici - SC. Nadar, nem pensar!


Bem, hoje estava frio, mas nem tanto assim! Fomos primeiro na mais bela cachoeira da região, bem pertinho de Urubici, chamada Avencal. Cachoeira mais para ser vista do que para ser nadada. Principalmente no inverno. A parte de baixo é atingida por uma trilha de pouco menos de um quilômetro que nos leva à garganta onde chega a cachoeira depois de uma queda de mais de 100 metros. Paisagem cinematográfica! E a água é geladíssima. Com o céu nublado e a temperatura de 10 graus do lado de fora, não sobrou estímulo nenhum para entrar na água... Na parte de cima da cachoeira, de onde temos uma visão magnífica do canyon por onde corre a água, pode-se chegar de carro. O máximo que temos de andar é uns 100 metros, até os dois mirantes de observação.

Pinturas rupestres e a Cachoeira do Avencal ao fundo, em Urubici - SC

Pinturas rupestres e a Cachoeira do Avencal ao fundo, em Urubici - SC


No caminho para a parte alta da cachoeira, ainda passamos numa parede cheia de pinturas rupestres. Na verdade, pintura não, arte rupestre, já que eles não usavam tinta, era tudo técnica de baixo relevo. A mais bela delas é uma espécie de máscara, que já está ali há uns 3 mil anos, a admirar e guardar aquela linda paisagem à sua frente. Como sempre acontece quando vejo arte rupestre, fico imaginando o momento em que foram feitas, quem eram e como viviam aqueles artistas. Esse elo direto entre nós e eles, a arte na minha frente, ganha contornos quase mágicos, um tipo de máquina do tempo.

A majestosa Cachoeira do Avencal, em Urubici - SC

A majestosa Cachoeira do Avencal, em Urubici - SC


Dali seguimos para Bom Jardim da Serra, onde está a famosa Serra do Rio do Rastro. No caminho, chuva, placas pedindo cuidado com o gelo na pista (muito estranho ver placas assim no Brasil!) e caminhões transpotando enormes peças na carroceria, o que atravancou o trânsito e nos fez perder uns 40 minutos preciosos na estrada. Enfim, chegamos ao mirante de onde se pode observar os paredões da serra despencando abruptamente até a planície lá embaixo, já quase no nível do mar. É uma visão magnífica que fica ainda mais linda com a estrada serpenteando por entre os paredões para vencer a montanha. Essa estrada é uma das grandes obras de engenharia rodoviária do país, certamente uma das mais belas do Brasil.

A famosa estrada da Serra do Rio do Rastro, na região de Urubici - SC

A famosa estrada da Serra do Rio do Rastro, na região de Urubici - SC


Enfrentando o frio no mirante da Serra do Rio do Rastro, região de Urubici - SC

Enfrentando o frio no mirante da Serra do Rio do Rastro, região de Urubici - SC


Apertados pelo tempo, ficamos lá em cima bem menos do que gostaríamos e fomos logo descendo a estrada. Mas não demorou muito e já estávamos parados novamente. Desta vez, embasbacados diante de uma cascata de gelo enorme que se formou em uma das encostas. Afinal, não é todo dia que temos esse tipo de visão no Brasil, um país que era para ser tropical. Nova sessão de fotos e já fomos acelerando novamente, afinal ainda tínhamos de completar a nossa volta do parque, subindo por outra serra igualmente famosa, a Serra do Corvo Branco.

Cascata de gelo na Serra do Rio do Rastro, região de Urubici - SC

Cascata de gelo na Serra do Rio do Rastro, região de Urubici - SC


Fiona na Serra do Rio do Rastro, região de Urubici - SC

Fiona na Serra do Rio do Rastro, região de Urubici - SC


Atravessamos rapidamente a planície lá em baixo em direção ao norte, até a tal serra. A Corvo Branco é bem menos utilizada que a Rio do Rastro, pois não é asfaltada. Muitos dizem ser até mais bonita. À bordo da nossa Fiona, certamente a terra não seria problema. E não foi mesmo, perto do que já passamos antes. A paisagem é realmente belíssima, mesmo em um fim de tarde ainda mais escuro pela falta de sol. Foi o tempo de completarmos a subida, com uma ou outra parada para tentativas de fotos, que a noite tomou conta do céu. Lá no alto, a subida termina de forma apoteótica, no maior corte em rocha já feito no Brasil, com quase cem metros de altura. Ficamos só imaginando a beleza daquilo tudo num dia de céu azul. Não tivemos essa sorte, mas o que vimos, na penumbra da quase-noite já foi incrível!

Chegando num fim de tarde nublado na Serra do Corvo Branco, região de Urubici - SC

Chegando num fim de tarde nublado na Serra do Corvo Branco, região de Urubici - SC


De lá, já no rumo de Urubici, passamos na entrada da estrada para o Morro da Igreja. Era sete da noite, estávamos a 1.100 metros de altura e a temperatura era de 8 graus. Quem sabe, por um milagre, não estaria nevando lá encima? Fomos subindo acompanhando atentamente os marcadores de nosso GPS e da Fiona. Uma marcava a altitude e o outro, a temperatura. 1300, 1400, 1500; 7 graus, 6 graus, 5 graus. E nós na maior torcida! Enfim, chegamos aos 1.800 metros com 2 graus de temperatura. Mas, ao invés de neve, tinha era muita névoa e vento. Vento forte e frio!!! Brrrrrrr A temperatura aparente deveria ser quase uns 10 graus abaixo de zero! Minhas orelhas congelaram rapidinho! Felizmente, o conforto da Fiona estava ali do lado...

Trecho final e asfaltado da subida da Serra do Corvo Branco, região de Urubici - SC

Trecho final e asfaltado da subida da Serra do Corvo Branco, região de Urubici - SC


Depois desse frio todo, do longo percurso ao redor do parque e para seu ponto mais alto e das lindas paisagens do dia, só nos restava voltar para Urubici. Um chuveiro quente delicioso nos aguardava. E uma cama quentinha também. Amanhã, com pilhas novas, vamos atrás do frio novamente...

O maior corte feito em rocha no Brasil, com quase 100 metros, no alto da Serra do Corvo Branco, região de Urubici - SC

O maior corte feito em rocha no Brasil, com quase 100 metros, no alto da Serra do Corvo Branco, região de Urubici - SC

Brasil, Santa Catarina, Urubici, Rio do Rastro, Corvo Branco, Avencal

Veja todas as fotos do dia!

Comentar não custa nada, clica aí vai!

Post anterior Brincando com a sobrinha, em Curitiba - PR

Deixando Curitiba

Post seguinte Neve, por enquanto, só em fotos! (em Urubici - SC)

Caçando a Neve

Blog da Ana Cachoeira do Avencal, em Urubici - SC

Serra Catarinense

Comentários (5)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 16/05/2016 | 17:10 por Válter

    Graça e paz Rodrigo e Ana! Tudo bem com vocês?
    Só de olhar o blog de vocês, deu-me água na boca, de tanto vontade de viajar! Muito bom, mas regozijo por vocês!
    Vocês disseram que passaram frio na Serra do Rio do Rastro, acredito que para viajar na época do calor, teria um melhor aproveitamento!
    Meu whatsap: 18-991547649.Gostei das fotos e informações sobre os lugares que passaram!

    Parabéns a vocês! Deus abençoe pelas viagens!
    Atenciosamente Válter.

  • 09/07/2015 | 10:34 por Márcio Luciano

    Bom Dia!!!
    Linda as fotos, e posso dizer que as olhando me bateu uma saudade, uma que já tive o privilégio de passar por alguns destes lugares,Serra do Rio do Rastro, do Corvo Branco,Cascata do Avencal, nas inscrições rupestres,muito lindo,parabéns pela viagem,fiquem com Deus e boas aventuras....

  • 16/02/2013 | 19:19 por silvana

    Olá...adoramos seu blog, conhecemos a região a passeio, ficamos hospedados em Canela em 2011 e estamos voltando agora em março/13 para fazer o mesmo roteiro de vcs...gostaria de pedir, se possível. dicas de hospedagem na região. Vi algumas coisas mas acabamos ficando meio em dúvida, nada como uma dica pessoal de quem foi lá e aprovou! Obrigada.

    Resposta:
    Oi Silvana

    Desculpe a demora em responder. Foi a correria por aqui. Nós recomendamo muito o hotel que ficamos em São josé dos Ausentes, no RS. É o Fazenda Monte Negro. Em Urubici ficamos no Urubici Parque Hotel e em São Joaqui no São Joaqui Parque Hotel. Os dois são bem razoáveis. Em Cambará, ficamos no aconchegante Refúgio das Gralhas

    Espero que possa ter ajudado

    Boa viagem para vcs

  • 16/05/2012 | 14:05 por BrunoJLLE

    Adoro essa região... realmente sair do quarto só com muita fome mesmo..hahaha. Parabéns pela viagem e pelas fotos!

    Resposta:
    Olá Bruno!

    Que legal que gostou do blog!

    A gente também adora um friozinho! Desde que tenhamos um cobertor, lareira, vinho, fonduee ou chá quente por perto, hehehe!

    Abs

  • 28/07/2011 | 16:53 por Juninho Mancebo

    Parabenizo vcs pela animação, pela vida que um proporciana ao outro, quem dera pudesse fazer viagens tão fantasticas assim como vcs fazem, aventuras em lugares lindos, quem pode e gosta de fazer esse tipo de viagem, tem que aproveitar, desejo que Deus abençoe sempre suas viagens para que nos espectadores possamos curtir paisagens deslumbrantes como essas apresentadas em seus albuns. Abraços.

    Resposta:
    Olá Juninho
    Obrigado pelo incentivo
    Saiba que uma boa parte dessa nossa animação em viajar é poder mostrar e compartilhar nossas experiências e fotos com vocês, que nos seguem
    Um grande abraço

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet