0 Chegamos ao Espírito Santo! - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Chegamos ao Espírito Santo! - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Chegamos ao Espírito Santo!

Brasil, Espírito Santo, Iriri

Placa receptiva na fronteira do Espírito Santo

Placa receptiva na fronteira do Espírito Santo


Enfim, um novo estado na jornada, o sétimo dos 1000dias! É o Espírito Santo, tão pertinho de Rio e Minas, mas já com uma certa cara de nordeste. Finalmente, a sensação é de estarmos longe de casa e de que a viagem está engrenando.

Águas esverdeadas e areias avermelhadas na praia Areia Preta, em Iriri - ES

Águas esverdeadas e areias avermelhadas na praia Areia Preta, em Iriri - ES


Saímos bem cedinho de Búzios e seguimos pela rodovia próxima ao litoral até Macaé. Foi bom para dar uma olhada em Rio das Ostras e em Macaé, capital do petróleo brasileiro. Mas a estrada é terrível, mais parecendo uma interminável e congestionada avenida, cheia de semáforos, trânsito e quebra-molas. É praticamente toda urbanizada, longas periferias criadas pelo boom do petróleo. E, a essa hora da manhã, está todo mundo indo para o trabalho em Macaé. Sorte que o tempo estava bem nublado e nós não tínhamos a sensação de estar perdendo um valioso tempo de sol.

Depois de Macaé a estrada melhorou, com exceção das cercanias de Campos onde novamente a estrada vira urbana. Dois motivos me fazem ter um carinho especial por Campos. Primeiro, é o último ponto onde vimos o rio Paraíba do Sul, que vem cruzando nosso caminho faz tempo. Adoro água, adoro rios. Esse, já chamava de companheiro. O segundo é que minha mãe viveu nessa cidade há mais de meio século e tem boas lembranças dessa época. Passando pelo engarrafado trânsito da cidade, fico imaginando o quanto ela mudou neste tempo todo. É quando me lembro que minha família tem um elo ainda mais antigo com Campos. O orgulhoso e digno pai da minha avó paterna, antes de se mudar para Poços de Caldas, no início do século passado, viveu em Campos. Nossa... aí sim a cidade deveria ser bem diferente!

Praia Areia Preta, em Iriri - ES

Praia Areia Preta, em Iriri - ES


Depois, estrada tranquila até o Espírito Santo, que nos recebeu com sol!!! Nosso primeiro destino no estado foi a pequena Iriri, um distrito de Piúma, cerca de 30 km ao sul de Guarapari. Ontem em Búzios, a Carol, da Pousada das Amendoeiras, quis saber como era Iriri porque nós éramos os segundos viajantes a falar para ela dessa cidade que nunca tinha ouvido falar. Eu lhe disse que só tinha estado em Iriri há mais de 20 anos, mas que na minha lembrança, Iriri era um chuchuzinho. Sobre a Iriri atual, não poderia falar. E não é que, depois de tanto tempo, a cidade continua um chuchuzinho?!? Muito jóia mesmo, pequenininha, em volta de quatro pequenas praias. A mais bonita delas é a Costa Azul, uma pequena baía de areias vermelho-amarronzadas, gostosas de pisar e águas esverdeadas, deliciosas de nadar. Fora feriados e as férias de verão, quando a pequena cidade se enche de famílias mineiras, é muito pacata.

Nossa pousada Recanto da Pedra, na praia Costa Azul, em Iriri - ES

Nossa pousada Recanto da Pedra, na praia Costa Azul, em Iriri - ES


Nós chegamos na hora do almoço. Ficamos numa pousada jóia, Recanto das Pedras, na ponta da praia Costa Azul, literalmente em cima da pedra da praia. Nossa varanda está sobre as ondas e esse barulho vai embalar nosso sono. Diretoria total! O almoço, um peixe bem saudável, também foi ao lado do mar. E a digestão foi caminhando nas praias da pequena Iriri. No fim da tarde, corrida na areia, ida e volta algumas vezes pela praia de quase 500 metros. Depois, uma saudável natação pelas águas da baía. Nossa, que ótimo e saudável primeiro dia no Espírito Santo!

Para completar, conseguimos marcar o mergulho para amanhã de manhã. Tanto atazanei a operadora pelo telefone que vamos sair. Obaaa!!!! Amanhã. às 08:00, lá de Guarapari. Visibilidade meio prejudicada mas vamos no mais famoso naufrágio do Espírito Santo. Amahã, conto os detalhes. E que São Pedro nem Netuno estraguem nossos sonhos...

Olha a cor dos olhos desse cachorro! Em Iriri - ES

Olha a cor dos olhos desse cachorro! Em Iriri - ES

Brasil, Espírito Santo, Iriri, Macaé, Campos de Goitacazes

Veja todas as fotos do dia!

Faz um bem danado receber seus comentários!

Post anterior Entrando no mar na Prainha do Atalaia, em Arraial do Cabo - RJ

De Volta à Arraial do Cabo

Post seguinte Usando a lanterna no mergulho no naufrágio Victory 8B, em Guarapari - ES

Um Mergulho Complicado

Blog da Ana Praia Areia Preta, em Iriri - ES

Búzios – Iriri

Comentários (5)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 22/07/2011 | 21:47 por DALÉA

    Uauu que legal, ainda vou fazer uns roles esses por litorais do brasil, mas então, bem que vc poderia continuar descendo, eu morei na praia aí lado, na Praia do Portinho que é município de Piúma, hoje moro em Jundiaí, saudades destes lugares vivi momentos maravilhosos no E.S.

    Resposta:
    Ola DALÉA
    Nós também tivemos ótimos momentos no Espírito Santo, nas suas praias e montanhas!
    Agora, já estamos meio longe de lá, cruzando o Paraguai em direção à Bolívia.
    Mas será sempre um lugar para retornar, tantas belezas que lá existem para ser exploradas
    Abs

  • 02/02/2011 | 22:27 por nanda

    olá, achei por acaso o site se vcs pois estava pesquisando sobre corumbau, aquele lugar MARAVILHOSO q conhecemos há poucos dias atras. dai revirando seu site vi q visitaram Es. Fiquei curiosa pra saber se subiram até o norte, na praia de guriri q é onde moramos. vale a pena tah! boa viagem pra vcs!

    Resposta:
    Oi Nanda
    Realmente, Corumbal é um lugar muito especial. Num dia sem muito vento, com céu azul, aquela ponta de areia avançando sobre o mar é cinematográfica!
    Nó estivemos no norte do ES sim, mas foi só na fantástica Itaúnas, além de uma passada rápida em Conceição da Barra. Infelizmente, não tivemos tempo de conhecer Guriri. Mas, se não foi dessa vez, será da próxima!
    Abs e obrigado pela dica

  • 02/10/2010 | 20:21 por Mariangela e Help

    Ah, outra dica: ao lado desta prainha tem uma lagoa de água doce, ótima para banho! Inté!

    Resposta:
    Nada melhor do que uma praia que já vem com lagoa de água doce, para tirarmos o sal do corpo.
    Valeu pela dica!
    Bjs e abs

  • 02/10/2010 | 20:17 por Mariangela e Help

    Ei, delícia, Espirito Santo, um estado que eu adoro! Tem mar, tem montanha, comida boa, frutas e legumes muito saborosos!
    Uma dica da Mariangela: depois de Anchieta, tem uma prainha deserta, depois do Hotel "Portal de Ubu" e antes do Porto de Ubu. É uma praia pequena, uma delícia! Se a água estiver transparente, mas mesmo que gelada, vale um mergulho ali. Na maré baixa fica bem calmo e vcs verão muitas estrelas do mar, lagostas e muitas espécies de peixes, todos bem coloridos! Depois, nada como uma peixada no Curuca, lá em Meaípe, pra encher bem a pança e se deleitar com o visual do mar de lá!!!
    Beijos e abraços de Delfinópolis!
    PS. Só não sei como te enviar o mapa dessas dicas!!!

    Resposta:
    Olá, Mariangela e Help!!!
    Que saudades dos dois! Estava mesmo pensando em vcs porque logo vamos precisar daquelas dicas do Help para proteger a Fiona da maresia. Qual óleo devo passar mesmo na Fiona?
    Ontem, indo para o mergulho e para setiba, passamos em Ubu e Meaípe rapidinho. Já tinha lido a respeito e agora, com a dica de vcs, fiquei mais curioso ainda. Vamos tentar passar lá hoje. Mas adoramos Setiba também, como vcs podem ler no outro post. Terra abençoada, este estado. Estamos indo para o interior agora, e depois retornaremos para o litoral.
    Obrigado pelas dicas e continuem escrevendo!
    Beijos meus e da Ana e muitas saudades de Delfinópolis!

  • 02/10/2010 | 10:15 por Janaina Pasternack

    oiii Rodrigo estou aqui de novo,então ai no espirito santo deve estar um calorzinho bom prq aqui em são paulo tá uma chuva um frio,e o pior nem dá pra sair de casa,tô anciosa p ver as fotos deste estado q parece ser lindooooo e que hotel privilegiado q voceis estão hein
    um abraço e até mais!!!

    Resposta:
    Olá Janaína
    O Espírito Santo é realmente lindo, mas ainda estamos só no comecinho. O tempo tem nos ajudado até agora, mas a previsão é meio chuvosa. Ô chuva fora de época, sô!
    Nossa pousada é ótima mesmo e eu recomendo! Dormir com barulinho de mar é a melhor coisa que tem.
    Abs

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet