0 Caraça, Com 30 Anos de Atraso - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Caraça, Com 30 Anos de Atraso

Brasil, Minas Gerais, Caraça

Santuário do Caraça - MG visto do Cruzeiro

Quem dorme no Caraça acorda nas alturas. Em sentido literal e figurado. Foi assim que acordamos, eu e a Ana. Depois, fortalecidos pelo café da manhã comunitário, quisemos aproveitar o belo dia que fazia. Conversamos com um guia local e decidimos caminhar até a cachoeira que encantou D. Pedro II há 125 anos, a Cachoeira Cascatão.

Parte de baixo da Cascatona, no Caraça - MG

Uma saudável caminhada de seis quilômetros até a tal cachoeira e ao oratório que fica um pouco mais adiante. Nossa Senhora deve estar feliz naquele local, aproveitando a vista das montanhas e a proximidade das águas! Por falar em aproveitar, foi o que nós fizemos. As águas frias do Caraça não nos assustaram e a gente passou um tempo nadando no poço, escalando a cachoeira e curtindo aquele local maravilhoso. Como bem disse nosso último imperador em visita ao local "a beleza desse local pitoresco é inesquecível!".

Oratório próximo à Cascatona, no Caraça - MG

No caminho de volta, feito às pressas para não perdermos o almoço que se encerraria às 14:00, ainda deu tempo para "escalaminharmos" até o alto do Cruzeiro, de onde temos belíssimas vistas do Santuário do Caraça.

Vitrais no Interior da Igreja do Santuário do Caraça - MG

Santuário do Caraça, este foi o melhor colégio do Brasil ao longo de boa parte do séc. XIX e início do séc XX. Por ele passaram dois futuros presidentes, dezoito governadores e inúmeros deputados e senadores, além de importantes figuras eclesiásticas. Aqui os meninos ficavam em regime de internato, com de rigorosa disciplina, tendo uma educação de inspiração humanista. Transitando entre os quartos, refeitório e igreja, e mesmo nas trilhas, fiquei imaginando como seria a vida cotidiana dessas crianças aqui, entre 190 e 100 anos atrás.

Interior do museu do Santuário do Caraça - MG

Passear pelo museu do Santuário nos ajuda a imaginar como era essa rotina. E nos conta também como foram as visitas de D.Pedro I, em 1831 e de D. Pedro II, pouco mais de 50 anos depois. É possível ler extratos do diário de D. Pedro II relatando seus momentos no Santuário e suas impressões em detalhes, o que torna tudo bem mais real, mais perto de nós. Para mim foi especialmente interessante quando ele comenta sobre a visita de seu pai, 50 anos antes.

Alto do Calvário, no Santuário do Caraça - MG

Nosso velho imperador teve de esperar 50 anos para vir aqui. Um pouco mais do que eu. Em 1980 minha mãe esteve aqui em visita, junto com meu irmão mais novo. Na época, morávamos em BH, a estrada de acesso ao Caraça tinha poucos anos, inaugurada por Aureliano Chaves, e o passeio de ida e volta já podia ser feito no mesmo dia. Eu fui convidado e esnobei o passeio. Só vi as fotos e o relato. Ao longo dos anos, o meu arrependimento de não ter ido só foi aumentando. Hoje, estando aqui, neste lugar maravilhoso, 30 anos depois, acho que a vontade de voltar no tempo e fazer aquele passeio só aumentaram...

Parte de cima da Cascatona, no Caraça - MG

Brasil, Minas Gerais, Caraça,

Post anterior Mosaico de Rodrigos, em Inhotim, Brumadinho, próximo à Belo Horizonte - MG

A Incrível Inhotim

Post seguinte Com o sobrinho Lulu, em Ouro Preto - MG. Ao final da viagem ele já será mais alto que eu?