0 As Duas Metades do Mundo - Blog do Rodrigo - 1000 dias

As Duas Metades do Mundo - Blog do Rodrigo - 1000 dias

As Duas Metades do Mundo

Equador, Quito, Mitad del Mundo

Separados por um hemisfério! (no museu Intiran, em Mitad del Mundo, no Equador)

Nessa viagem pelas américas, já passamos pela Linha do Equador várias vezes. As primeiras, nem contam, indo e voltando de avião para os Estados Unidos, no comecinho da viagem. A vez seguinte foi a mais marcante, cruzando a linha imaginária em Macapá, onde há um grande monumento para o Equador e onde tiramos várias fotos. Foi também a primeira vez da Fiona no hemisfério norte. Essa história pode ser acompanhada aqui, num distante 01/03/2011: http://www.1000dias.com/rodrigo/macapa/

Na Mitad del Mundo, sobre a linha do Equador

Em seguida, na nossa volta das Guianas, passamos pelo Equador no estado de Roraima. Ali temos um monumento muito mais modesto, quase que perdido no meio da estrada. Muito tempo depois chegamos aqui ao país Equador (adivinha de onde vem o nome?). Assim que encontramos o Rafa e a Laura aqui em Quito, fizemos um day-trip para Otavallo, no norte, e cruzamos mais uma vez a linha na ida e na volta. Na verdade, na volta, queríamos passar no monumento em Mitad del Mundo, mas quando passamos por lá já estava fechado. Por fim, em Galápagos, de barco, passamos quatro vezes pela linha do Equador e, numa delas, até fizemos um brinde.

Monumento oficial da Linha do Equador, em Mitad del Mundo - Equador

Um lado no hemisfério sul, outro lado no hemisfério norte, em Mitad del Mundo - Equador

Mas nenhuma dessas vezes anteriores se compara à visita de hoje ao complexo chamado "Mitad del Mundo". Aí, além de um vistoso monumento, há lojas, restaurantes e museus com muita informação sobre paralelos e meridianos, norte, sul, leste e oeste, inclinação da Terra, geografia e muito mais. É uma das atrações mais visitadas do país e das mais fotografadas também. Tivemos a sorte de passar por lá num dia/horário menos movimentado e fizemos a nossa parte: muitas fotos, inclusive aquelas mais tradicionais, sobre a linha, um pé no hemisfério norte e outro no sul. Na hora, tentamos inventar um pouco, inovar, mas isso é tarefa difícil num lugar onde milhares de fotos são tiradas diariamente.

O museu Intiran, em Mitad del Mundo, no Equador

Observando as técnicas de 'encolhimento de cabeças' no museu Intiran, em Mitad del Mundo, no Equador

Observando as técnicas de "encolhimento de cabeças" no museu Intiran, em Mitad del Mundo, no Equador

Ali perto, do lado de fora do complexo, tem um museu muito interessante, o Inti-ran, em homenagem ao sol e aos povos do Equador. O museu jura que, na verdade, a linha do Equador passa por ali e não no complexo ao lado, distante uns diuzentos metros. Medição feita por GPS, dizem! Assim, eles tem também seu pequeno monumento e sua linha vermelha pintada no chão representando o Equador. Mais interessante, um guia nos leva pelo jardim cheio de estátuas e informações e nos mostra várias curiosidades sobre a linha do Equador. Entre elas, o fato de que, sobre o Equador, quando esvaziamos a água da pia, a água sai pelo ralo sem fazer redemoinho! Supostamente, esse redemoinho muda de sentido quando mudamos de hemisfério. E, sobre o Equador, nada de redemoinhos!

O famoso teste da água na pia, no museu Intiran, em Mitad del Mundo, no Equador

Tentando colocar o ovo em pé na Linha do Equador, no museu Intiran, em Mitad del Mundo, no Equador

Depois de outros testes (como colocar um ovo em pé, o que a Ana conseguiu depois de bastante esforço!), voltamos para Quito, no hemisfério sul. De uma só vez, visitamos duas "mitad del mundo", mas voltamos ao nosso hemisfério natal. Quando cruzarmos a linha novamente, amanhã, dessa vez será por um bom tempo. Afinal, muitos e muitos meses de aventuras nos aguardam no hemisfério norte.

Tradicional foto sobre a Linha do Equador, em Mitad del Mundo - Equador

Equador, Quito, Mitad del Mundo,

Post anterior Crianças de escola passeiam pelo centro de Quito, no Equador

No Centro de Quito

Post seguinte Jantar na casa do Christian, em Quito, no Equador

Jantar Caseiro

Blog da Ana Equilibrando-se sobre a Linha do Equador, em Mitad del Mundo - Equador