0 Andando pra Cachorro - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Andando pra Cachorro

Brasil, Bahia, Caraíva

Caminhando com o casal de cachorros em Caraíva - BA

O programa de hoje foi uma linda e longa caminhada. Começamos com um sadio café da manhã de iogurte e granola, quase com o pé na areia, o céu azul a nos chamar e terminamos já no escuro, nos esbaldando com uma almojanta na Duca, comida natural em fartura e gosto que não fica nada a dever para qualquer churrasco ou feijoada. Entre as duas refeições, fomos e voltamos à pé da praia de Coruípe, a uns 12 km de Caraíva.

A linda praia do Satú, em Caraíva - BA

Para chegar em Coruípe, passamos por praias cinematográficas como a Praia do Satú e a Praia do Espelho, e por lagoas de água doce e escura, um verdadeiro contraste com o mar esmeralda ao nosso lado.

Linda lagoa após a Praia do Satú, em Caraíva - BA

Logo que saímos da nossa pousada ganhamos a companhia de um simpático casal de cachorros, que já vinham fazendo festa para nós nos dias anteriores. Achei que eles iriam somente até o rio, mas para a nossa surpresa, antes mesmo que a gente começasse a atravessá-lo, eles já tinham se atirado na água. Pareciam certos da nossas intenções. Logo nos lembramos do dog lá de Ilha Grande e do Simbad, lá do Matutu. òtimos companheiros, esses cães!

Os cães nos acompanham na caminhada, em Caraíva - BA

Esse casal foi conosco até a Praia do Satú, onde a encosta chega perto do mar e a sombra da amendoeira já está dentro d'água. Difícil descrever tamanha beleza. Na temporada, há até cerveja por ali. Hoje, a sombra e o cenário já bastavam!

Atravessando as falésias do Espelho, em Caraíva - BA

Depois do Satú, duas lagoas de água doce e refrescante. Quem primeiro entrava na água era o casal de dogs, ávidos de sede e vontade de se refrescar. Depois era a nossa vez, nos sentindo no paraíso. E aí, um novo cão apareceu, menorzinho mas muito mais animado e festeiro.

Autofoto no Espelho, em Caraíva - BA

Depois das lagoas, as lindas falésias do Espelho. A trilha passa por cima, um gostoso contraste depois de tanta praia. Quando chegamos do lado de lá, a cor do mar até engana, de tão esmeralda. Magnífico! É a praia de Coruípe, que as pessoas costumam chamar de Espelho. É aí que estão pousadas chiquérrimas e exclusivas. Com aquele "precinho", claro! Há também restaurantes estilosos, cheio de almofadas e bungalôs. Um convite ao ócio!

Com as amigas Ana, Gracie e Luciana em Coruípe, Trancoso - BA

E foi o que fizemos. os cães, simplesmente desmaiaram na praia. A gente reencontrou as amigas cariocas e lá fomos às caipirinhas. Tentamos não comer para guardar lugar no estômago para o banquete que nos aguardava em Caraíva.

Bar na praia de Coruípe, em Trancoso - BA

A tarde veio chegando e com ela a maré cheia. Era passada a hora de voltar. Mas o casal de dogs se recusou a voltar. Apenas o pequenininho, que tínhamos pego no Satú, veio todo lampeiro. Mas com a maré alta os riachos cresceram e o pequeo cão era meio medroso. Não tem problema: a Ana carregava ele sobre as águas.

Praia de Coruípe, em Trancoso - BA

Viemos acelerados curtindo o fim de tarde e, doze quilômetros depois, estávamos á beira do rio Caraíva. Maré bem cheia, o rio era mais mar do que rio. Difícil atravessar, ainda mais carregando uma máquina fotográfica e um cachorro. Pois é, o cãozinho não quis para no Satú e veio conosco. Eis que aparece uma jovem índia em sua canoa. Perfeito! A Ana atravessou com ela,levando o pequeno companheiro e a mochila enquanto eu enfrentei um marzão.

Retornando para Caraíva, na praia de Coruípe, em Trancoso - BA

Meia hora depois já estávamos na Duca, contando nossa epopéia. E ela nos esclareceu sobre os cachorros. O casal tinha vindo de Coruípe mesmo. Esperavam alguém que os levasse de volta. De alguma maneira, sentiram que iríamos até lá. O pequeno é do Satú mesmo. De vez em quando, aparece em Caraíva com algum turista que o atravesse de barco. Depois, precisa arrumar outro que o atravesse de volta.

Fim de tarde no Espelho, em Caraíva - BA

Nossa... o que será que passa na cabeça desses cães? Pelo visto, adoram uma caminhada! Também, com esse cenário...