0 A Outra Garopaba - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A Outra Garopaba

Brasil, Santa Catarina, Garopaba

Caminhando nas dunas de Siriú, em Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina

Como eu já disse nos posts anteriores, apesar de já ter estado várias vezes em Garopaba na década de 90, eu nunca tinha ido muito além da Praia da Ferrugem e do Rosa (que nem é em Garopaba!). Mesmo no centro da cidade e sua parte histórica, tinha sido só uma vez, de noite, para uma pizza, e olhe lá! Pelo menos essa primeiro pecado, o de não ter conhecido o centro de dia, eu já sanei alguns dias atrás, quando trouxe o meu sobrinho para embarcar na rodoviária (ver post aqui).

Chegando à praia da Silveira, em Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina

Naquele dia, além do turismo “histórico”, do sorvete na praça e da subida até a bela igreja de São Joaquim, nós aproveitamos também para conhecer a famosa loja da Mormaii, marca que nasceu por aqui. A Ana fez umas encomendas por lá e hoje foi o dia de passarmos na cidade novamente para pegá-las. Já estávamos com a bagagem no carro, prontos para seguir viagem para o norte. Mas antes disso, ainda queríamos conhecer as outras atrações da cidade, aquelas que eu nunca tinha visto duas décadas atrás.

Mapa com as praias do litoral sul de Santa Catarina, da Praia do Rosa (Imbituba) à Praia do Sonho (Palhoça), passando pelas diversas praias de Garopaba e a Guarda do Embaú. Nós visitamos praticamente todas elas

Começamos pela belíssima praia da Silveira, a primeira praia ao sul do centro. Área protegida, com permissão de construção bastante restringida, atrai muito surfistas e amantes da natureza. O nome vem da presença do capim silva, antigamente usado para a cobertura de casas, como telhado.

litoral sul de Santa Catarina

A dserta praia da Silveira, em Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina

Praia da Silveira, em Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina

Num dia nublado como hoje, terça-feira da semana pós-carnaval, a praia estava praticamente deserta. Isso só tornava seu aspecto ainda mais selvagem e isolado. A gente ficou admirando a beleza da região de um mirante, que é por onde a estrada chega, e depois descemos até lá, para colocar o pé na areia. Admirando aquela natureza toda, só ficava tentando imaginar como demorei tanto tempo para conhecer essa praia... Não achei resposta razoável!

Chegando às dunas de Siriú, em Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina

Campo de dunas em Siriú, região de Garopaba, litoral sul de Santa Catarina

Em seguida, seguimos para o norte da cidade, para uma região conhecida como Siriú. Aí tem de tudo: lagoa, vila, praia, campo de dunas, rio e até cachoeira. De novo, fiquei impressionado de não ter vindo aqui antes. Eram os “encantos” da ferrugem que me cegavam, hehehe!

Caminhando nas dunas de Siriú, em Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina

As dunas de Siriú, em Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina. Ao fundo, a Guarda do Embaú

Começamos a exploração com uma boa caminhada nos campos de duna. Um verdadeiro lençol ondulado de areia escorrendo quase paralelo à praia. Lá no fundo, na direção norte, depois de uma baía, a praia da Guarda do Embaú, nosso próximo destino. Mas ela teria de esperar mais algumas horas, pois ainda tínhamos muito o que ver aqui no Siriú.

As dunas, a igreja e o bairro de Siriú, em Garopaba, litoral sul de Santa Catarina

As dunas e a lagoa do Siriú, em Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina

O campo de dunas fica espremido entre o mar e a lagoa do Siriú. No lado voltado para a lagoa, de encostas mais íngremes, muita gente pratica o “esqui-bunda” na areia. O visual não poderia ser mais pitoresco: dunas de areias nas costas e uma lagoa cercada de matas e morros verdes à frente. Um espetáculo!

A boca da lagoa de Siriú, em Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina

Praia do Siriú, em Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina

Depois das dunas, de carro, demos a volta no longo lençol de areia e seguimos até a praia onde, naquele meio de tarde, não poderia faltar o tradicional futebol. Aí também está a boca da lagoa de Siriú, local preferido para uma pescaria tranquila. Nós adoramos a paisagem, mas não somos muito de pescar. Então, rumo à próxima atração!

Trilha para a cachoeira do Siriú, em Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina

Depois de tanta areia e mar, nada como nos enfiarmos no mato e na água doce para variar um pouco. Fomos para a cachoeira do Siriú, uma das mais belas de Garopaba. Fica numa espécie de “complexo turístico”, com churrasqueiras, piscinas naturais e trilhas no mato. Felizmente, chegamos no dia certo, pois parece que em feriados e finais de semana, a chance de uma farofa barulhenta é bem grande por aqui.

Mas não hoje! Não havia absolutamente ninguém, nem para cobrar entrada! Então, pudemos seguir tranquilamente pela trilha no mato acompanhando o curso do rio até a tal cachoeira. Não dá para comparar com tantas outras cachoeiras maravilhosas que vimos nesses 1000dias, mas em terra de cego, que tem um olho é rei. Depois de tanta praia, a cachoeira e o verde ao seu redor foram um colírio para os nossos olhos.

Cachoeira do Siriú, em Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina

Depois do colírio e do ar fresco, só nos restava seguir viagem. Seguimos pela bela área rural de Garopaba, estradas de terra no meio do verde e que, nas partes altas, nos deixavam ver não apenas a Praia da Guarda, cada vez mais próxima, mas até mesmo a ilha de Florianópolis, um pouco mais longe e, lá no fundo, com a ajuda do zoom na máquina fotográfica, a ponte que liga a capital catarinense ao continente. Nossa última capital... difícil de acreditar que estamos chegando lá. Mas antes disso, ainda temos alguns dias na famosa Guarda do Embaú. Uma coisa de cada vez!

Zona rural de Garopaba, no sul de Santa Catarina

Dirigindo pela zona rural de Garopaba, no sul de Santa Catarina. Ao longe, a Guarda do Embaú

Brasil, Santa Catarina, Garopaba, Praia, trilha, cachoeira, Dunas

Post anterior A Ana é a única pessoa na Praia Vermelha, no nosso caminho entre a Praia do Rosa e a Praia da Ferrugem, em Garopaba, litoral sul de Santa Catarina

Do Rosa Para a Ferrugem

Post seguinte 1000dias na paradisíaca Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina