0 A Maior de Todas - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A Maior de Todas

Brasil, Paraná, Prudentópolis, Foz do Iguaçu

O Salto São Francisco, em Prudentópolis - PR, com quase 200 metros de altura

O programa hoje foi já sair de mala e cuia do hotel em Prudentópolis, logo pela manhã, seguir até a mais alta cachoeira da região sul do país, o imponente Salto São Francisco e, de lá, pegar a estrada até o outro lado do estado, na cidade fronteiriça de Foz do Iguaçu.

Mas, ainda na cidade, a primeira tarefa foi passar numa loja de fotografias para imprimir algumas que tínhamos tirado ontem, lá da família dona da propriedade onde fica o Salto São Sebastião. Promessa feita pela Ana, promessa cumprida pela Ana! Eles ficaram muitíssimo felizes ontem, quando a Ana disse que faria isso, e vão ficar mais ainda quando receberem o presente!

À caminho do Salto São Francisco, que aparece ao fundo (em Prudentópolis - PR)

Feito isso, enfrentamos os cinquenta quilômetros de estrada de terra que ligam a cidade ao Salto São Francisco. Estrada belíssima, por sinal, que segue no topo de uma crista de morro dando uma ampla visão da região, inclusive do próprio Salto, que já é possível ver de longe, no meio das montanhas. Também... duzentos metros de queda, dá para ver beeeem de longe mesmo, hehehe.

Com a mãe no Salto São Francisco, em Prudentópolis - PR

O único trecho pior de estrada é a longa subida final. Para carros mais baixos é preciso paciência. Lá encima, um parque municipal que fica bem na fronteira de três municípios: Prudentópolis, Turvo e Guarapuava. Entrada gratuita, deixamos o carro num estacionamento e seguimos à pé por uma trilha muito bem cuidada por uns 400 metros, até chegar à beira de um enorme penhasco. Deste ponto se tem a mais bela visão dessa cachoeira maravilhosa. São exatos 196 metros de queda até um grande lago lá embaixo, que visto de tão alto parece pequenininho.

Final da queda de 200 metros do Salto São Francisco, em Prudentópolis - PR

A trilha agora segue na beira da encosta, ou melhor, da própria parede que forma o canyon de onde despenca a cachoeira. A vista é incrível, não só da própria cachoeira, como das paredes do canyon e das montanhas ao longe. Cenário grandioso, coisa de cinema.

Ficamos ali aproveitando por um bom tempo aquela visão magnífica até que era hora de ir embora. Afinal, tínhamos mais 400 km pela frente, cruzando todo o estado até Foz do Iguaçu, já ao lado do Paraguai e da Argentina. Estrada simples, mas bem conservada, muitos caminhões e pedágios também. Enfim, com paciência fomos seguindo e, um pouco antes das nove estávamos chegando.

Fotografando o Salto São Francisco, em Prudentópolis - PR

Em plena época de férias, a cidade e seus muitos hotéis estão bastante concorridos. Procura aqui, procura ali, acabamos encontrando o Lanville, onde ficaremos pelos próximos dias. O que não falta é o que fazer por aqui: parques, Itaipu, Paraguai, Argentina, etc... Depois de um jantar à base de picanha, ao lado do hotel, decidimos pelo menos a programação de amanhã: compras em Ciudad de Leste, no Paraguai. Vai ser a minha primeira vez nesse nosso vizinho sulamericano e rival nas quartas de final da Copa América. Para quem já viajou tanto mundo afora, já não era sem tempo!

Visitando o imponente Salto São Francisco, em Prudentópolis - PR

Brasil, Paraná, Prudentópolis, Foz do Iguaçu, cachoeira, Salto São Francisco

Post anterior O enorme Salto Barão do Rio Branco, em Prudentópolis - PR

Terra das Cachoeiras Gigantes

Post seguinte Com o Maicon, nosso motorista e guia para compras em Ciudad del Este, no Paraguai

Às Compras!

Blog da Ana Essas tranquilas águas estão prestes a despencar por 200 metros! (em Prudentópolis - PR)

Salto São Francisco

• 24/04/2014 | 09:53 por Ricardo

Bom dia, estava navegando na internet, e resolvi relembrar alguns bons momentos em Prudentópolis, assim achei umas fotos boas em sua página. Gostaria somente de fazer duas correções no seu "post".
    1ª O Salto São Francisco tem exatamente 189 metros, com mais 7 metros do salto dos cavalheiros, onde é possível se refrescar com um bom banho de água gelada da serra.
    2ª A cachoeira avistada ao fundo na estrada da linha Paraná, não é o salto São Francisco, e sim o salto Barra Grande, esse com aproximadamente 110 metros de queda livre, ele completa uma das escarpas da serra da esperança com seu gêmeo, salto Fazenda Velha com aproximadamente 130 metros, acesso um pouco complicado, mais um lugar inexplicável.
    Parabens pela expedição,

Ricardo
    Equipe Gralha Azul Aventura

Olá Ricardo

Muito obrigado pelos esclarecimentos e correções!

Prudentópolis é uma região com incrível potencial turístico e de aventura. Pretendemos voltar mais lagumas vezes para lá!

• 15/06/2012 | 17:13 por Bárbara

Gostei muuuuito do blog e das viajens, quando for viajar agora vou me basear no blog de vocês para ajudar na decisão.

Oi Barbara!

Agora, vai aumentar nossa responsabilidade!!! Hehheehe, espero que possamos te ajudar nas suas decisões de férias e viagens!

• 26/04/2012 | 13:24 por Marcos

Pelo que vi, esta cidadezinha é maravilhosa por toda a sua natureza... Gostei d+++
    Este ano era a nossa opção, porém, optamos em visitar o Canions de Itaimbezinho, poré, dentro de 12 meses queremos conhecer Prudentópolis.

Olá Marcos

Pode ir que não vai se arrepender não! As cachoeiras (muuuuitas!) são incríveis e imponentes. E se vc gosta de comida e cultura ucraniana, Prudentópolis é um lugar!