0 Pinar del Rio e o Tabaco - Blog da Ana - 1000 dias

Pinar del Rio e o Tabaco - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Ubersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jido)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Pinar del Rio e o Tabaco

Cuba, Pinar del Rio

Plantação de tabaco em Pinar del rio, no oeste de Cuba

Plantação de tabaco em Pinar del rio, no oeste de Cuba


Pinar del Rio, a província à oeste de Havana, possui uma geografia única, praias maravilhosas como Maria La Gorda e Cayo Levisa, um dos mais afamados centros de ecoturismo cubano e as principais plantações de tabaco do país. Uma região pitoresca, de vales e planícies completamente cultivadas com diferentes tipos de tabaco. Teremos apenas dois dias, mas não poderíamos deixar de explorar este cantinho de Cuba.

Despedida da 'outra' Margarita, em Havana - Cuba

Despedida da "outra" Margarita, em Havana - Cuba


Hoje foi aquele dia em que tudo parecia perdido e que de repente deu uma virada impressionante. Após o delicioso café da manhã da Dona Margarita eu e o Rodrigo saímos procurar um carro para alugar. Não deveria ser algo difícil, mas para a nossa surpresa não havia carro disponivel! A Cubacar e a Rex, duas únicas empresas estatais de locação de automóveis, estavam esgotadas! Depois de tentarmos umas 4 lojas diferentes dessas empresas, já desacreditados, decidimos comprar a nossa passagem da Via Azul e pegar o primeiro ônibus de Havana a Viñales. Não foi que chegando lá, em frente à rodoviária o Rodrigo encontrou uma Cubacar que tinha um último carrinho disponível? Foi aí que descobrimos que a empresa não está totalmente integrada, embora tenha uma central de reservas. Eu estava com as malas prontas, esperando o Ro aparecer com as passagens quando ele chegou de carro e cuia para me buscar!

Uma das casonas no bairro de Miramar, em Havana - Cuba

Uma das casonas no bairro de Miramar, em Havana - Cuba


Foi aí que a nossa sorte virou. Saímos de Havana já eram mais de três horas da tarde, conferindo o que poderíamos ver no caminho para aproveitar ao máximo os nossos dois últimos dias em Cuba. No meio do caminho, nas estradas vazias do país, eis que surge uma pessoa disfarçada de fiscal ou policial de trânsito e nos faz parar pedindo auxílio de transporte para dois “oficiais”. Quando vimos os dois já estavam dentro do carro e era tudo a maior balela! O cara era segurança de uma plantação de tabaco da região de Pinar del Rio e astuto, ligeiro e papudo, nos parou com pose de policial porque sabia que àquela hora nunca encontraria outro transporte ou turista que fosse lhe dar carona. O pneu do carro da “empresa” havia furado e eles tinham que retornar para Pinar, há uns 60 km dali.


Exibir mapa ampliado

No caminho eles foram nos explicando onde trabalhavam e o que havia de mais bonito para conhecer na região. Como agradecimento à carona (auto-stop), nos convidaram para conhecer a fazenda do seu chefe, Hector Luis. Uma das únicas plantações de tabaco particulares do país (uma de duas, na verdade), a Finca de Hector Luis, na área de San Juan y Martinez é hoje a produtora do melhor tabaco do mundo!

Plantação de tabaco em Pinar del rio, no oeste de Cuba

Plantação de tabaco em Pinar del rio, no oeste de Cuba


Todos conhecem a tradição do charuto cubano, não é a toa que o puro cubano possui essa fama, as terras e o clima desta região são os melhores do mundo para o cultivo dessa planta. Isso tudo somados à experiência e tradição das famílias espanholas que chegaram ao país há gerações, renderam ao Hector Luis o título de legítimo “Hombre-Habano”.

Visitando a fazenda do melhor tabaco e charuto de Cuba, de Hector Luis, em Pinar del Rio, no oeste de Cuba

Visitando a fazenda do melhor tabaco e charuto de Cuba, de Hector Luis, em Pinar del Rio, no oeste de Cuba


Chegamos à finca com os nossos novos amigos e guias locais e eles já entraram em contato com o seu chefe, que estava recebendo visitas importantíssimas e nos atenderia uma hora mais tarde. O ilustre visitante era o ministro chefe de todo o tabaco de Cuba, homem de confiança de Fidel, que veio fazer uma visita especial ao seu principal produtor às vésperas da maior feira de charutos e tabaco do mundo que acontecerá nos próximos dias em Havana.

Teto repleto de folhas de tabaco, em Pinar del rio, no oeste de Cuba

Teto repleto de folhas de tabaco, em Pinar del rio, no oeste de Cuba


Ao nosso redor, centenas de campos plantados, alguns com o tabaco “rubio”, usado para o cigarro comum, outros com o tabaco mais encorpado, de folhas maiores e mais frondosas, que é selecionado especialmente para os melhores charutos cubanos. Passamos pelas famosas terras e fábrica do Hoyo de Monterrey e mergulhamos na cultura do puro cubano.

Chegamos na época perfeita, em que todas as plantas estão crescidas e passando pelo período de colheita e secagem. O ciclo da planta de tabaco leva em torno de 45 a 80 dias. A planta utilizada para o “relleno” cresce pouco mais de um metro de altura, em solo arenoso e abaixo de sol. A folha que o envolve é do mesmo tipo de planta, porém crescida na sombra, chegando a 2m de altura e com as folhas mais finas e flexíveis. Quando mais dificuldade o tabaco encontra, somada à umidade e temperatura perfeitas, mais forte e saborosa fica a folha.

Folhas de tabaco em secagem dentro da casa-secadouro, em Pinar del Rio, no oeste de Cuba

Folhas de tabaco em secagem dentro da casa-secadouro, em Pinar del Rio, no oeste de Cuba


As flores são podadas assim que florescem, para que não suguem a energia da folhagem. A partir daí, a cada dia dois andares de folhas são colhidas e colocadas na casa de secagem, alterando a quantidade de substâncias químicas que dão o sabor ao tabaco. As folhas mais baixas são as primeiras a serem colhidas, portanto as mais fracas, para puros mais suaves. As folhas do meio são consideradas as mais especiais, de onde sai, por exemplo, o Cohiba Esplêndido. A coroa é o tabaco mais forte, consumido principalmente por países com tradição no consumo do charuto, como a China, Estados Unidos e Rússia.

Tabaco, típico em Pinar del Rio, no oeste de Cuba

Tabaco, típico em Pinar del Rio, no oeste de Cuba


A secagem é feita naturalmente em casas estufas de madeira e dura em torno de dois anos, costuradas em linha uma a uma às ripas de secagem por mulheres tecedoras. Agora é que vem o principal segredo do sabor dos charutos: após a secagem, as folhas são colocadas em caixas de cedro da melhor qualidade, enterradas e regadas com uma mistura de água, mel e algumas vezes um pouco de rum. Ali ela irá fermentar por quase um ano, absorvendo os sabores e odores desta mistura e do cedro onde está conservada.

Processo de secagem e prensagem de folhas de tabaco, em Pinar del Rio, no oeste de Cuba

Processo de secagem e prensagem de folhas de tabaco, em Pinar del Rio, no oeste de Cuba


Toda essa explicação nos foi dada pelo próprio Hector Luis, que nos recebeu às seis horas da tarde, após o horário de visitação normal, e seu guia oficial Rafael. Enquanto nos contava estas histórias, Hector nos presenteou dois de seus charutos robustos para provarmos enquanto escutávamos maravilhados os segredos e minúcias daquele mundo tão novo para nós. Absorvemos ao máximo seu conhecimento e a experiência centenária de sua família no cultivo do tabaco em terras cubanas, um privilégio que ele tenta proporcionar a todos os seus visitantes e convidados. Rafael, após a explicação completa à luz de uma lanterna, ainda nos mostrou como é feita a montagem de um verdadeiro puro cubano.

Folha de tabaco já seca para ser enrolada em charuto, em Pinar del Rio, no oeste de Cuba

Folha de tabaco já seca para ser enrolada em charuto, em Pinar del Rio, no oeste de Cuba


Eu já estava de olho nas plantações de tabaco, mas o Rodrigo estava reticente, “se der tempo faremos”, íamos direto para Viñales e pronto. Foi como seu Cuba tivesse nos dito: “vocês não podem sair daqui sem ver isso!” Uma experiência inigualável, um momento único e puramente cubano que só o destino e a nossa estrela viajante poderia ter nos proporcionado.

Quer saber mais sobre este assunto? Acesse este site super completo sobre a história e as curiosidades do tabaco.

Cuba, Pinar del Rio, charuto, tabaco, Puro Cubano, Hector Luis

Veja todas as fotos do dia!

Não nos deixe falando sozinhos, comente!

Post anterior Rua no centro de Havana, em Cuba

Hasta La Vista Havana!

Post seguinte Foto Panorâmica em Viñales - Cuba

Grutas de Viñales

Blog do Rodrigo Plantação de tabaco em Pinar del rio, no oeste de Cuba

O Destino e o Melhor Charuto do Mundo

Comentários (5)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 28/01/2016 | 13:02 por mayane moura de oliveira

    gostaria do email do cartório de cuba San Juan Martinez - Estado de Pinar Del Rio

  • 28/01/2016 | 13:02 por mayane moura de oliveira

    gostaria do email do cartório de cuba San Juan Martinez - Estado de Pinar Del Rio

  • 28/01/2016 | 12:56 por mayane moura de oliveira

    gostaria do email do cartório de cuba San Juan Martinez - Estado de Pinar Del Rio

  • 21/01/2015 | 15:37 por Anabela Gama Carmo

    Li o seu relatório sobre a sua ida a Valle Viñales e a sorte que tiveram de serem recebidos por Hector Luis. Vou com o meu marido para Havana em Fevereiro e já tinhamos pensado visitar a zona de plantação de tabaco. Gostei muito do seu blog e fiquei com mais vontade de conhecer Valle Viñales mas tenho algum receio de alugar carro, talvez vá na Via Azul.
    Obrigado por partilhar a sua viagem.

  • 25/04/2012 | 14:06 por Rovian Ramos

    Excelente a reportagem, muito bem escrita e as fotos nos proporcionaram um belo momento junto com o texto!

    Parabéns!

    Resposta:
    Obrigada Rovian!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet