0 O Destino e o Melhor Charuto do Mundo - Blog do Rodrigo - 1000 dias

O Destino e o Melhor Charuto do Mundo

Cuba, Havana, Pinar del Rio

Plantação de tabaco em Pinar del rio, no oeste de Cuba

O início do dia de hoje foi uma correria! Nossa ideia era simples: alugar um carro e seguir para a região de Pinar del Rio, especialmente Viñales, uma das regiões com a natureza mais bela de Cuba, com suas montanhas e cavernas. Mas, quanto mais planejamos, mais o destino teima em dizer que é ele quem manda!

Casa da Margarita em Havana - Cuba

Simplesmente não se encontrava carros para alugar na cidade. Estamos em período de alta aqui em Cuba e os carros estão esgotados para os próximos dias. Carro econômico, então, nem pensar! Mesmo que houvesse, o tempo de aluguel mínimo seria de uma semana. E nós viajamos depois de amanhã, de volta ao México. Depois de passarmos numas cinco lojas (o dono é sempre o mesmo, claro! O Estado!), a única coisa que tinha aparecido era um furgão. Achamos meio exagerado... Pela central da Cubacar, que teoricamente tem acesso à todas as lojas, nada havia disponível. Quem sabe, com muita sorte, depois das três da tarde, se houvesse alguma desistência. E lá se ia nosso penúltimo dia inteiro no país. Desesperador!

Despedida da 'outra' Margarita, em Havana - Cuba

Despedida da "outra" Margarita, em Havana - Cuba

Finalmente, desistimos do carro e resolvemos ir de ônibus mesmo. Quem sabe em Viñales não encontrássemos um carro para explorar a região? O problema maior seria a volta, coordenar o ônibus com o horário do avião. Bem, mas não tínhamos mais escolha, já era meio dia e o tempo passava. Lá fui eu para a rodoviária da Via Azul, caminhada rápida de 2 km enquanto a Ana arrumava nossas coisas em casa.

Uma das casonas no bairro de Miramar, em Havana - Cuba

Mas o destino continuou a pregar suas peças. Não é que, na frente da estação da Via Azul tinha uma loja da Cubacar com um carro médio para ser alugado?!? Mas a minha vida não seria fácil assim não! O pagamento tinha de ser parte em dinheiro (o seguro e o combustível adiantado) E, claro!, eu não tinha dinheiro! Caixa eletrônico, nenhum por ali. A Cadeca (as casas de câmbio) mais próxima estava a menos de um quilômetro. Para lá fui correndo, para descobrir que estava fechada para almoço. Felizmente, deveria abrir em alguns minutos. Passados dez minutos da hora prevista para a reabertura, fui informado que a casa estaria fechada até segunda...

Plantação de tabaco em Pinar del rio, no oeste de Cuba

Pois é, o destino brincava comigo, indo e voltando. Eis que apareceu um cubano muito simpático procurando uma Cadeca também. Dirigia um sidecar, aquela moto com um carrinho do lado. Ofereceu uma carona para mim até a próxima Cadeca e lá fui eu, me sentido num filme de nazistas (sempre associo sidecars a filmes sobre a Alemanha nazista), devidamente vestido com capacete e conversando com o novo amigo. Ele não só me levou até a Cadeca como me levou de volta à Cubacar onde, finalmente, consegui o carro. Viva!

Tabaco, típico em Pinar del Rio, no oeste de Cuba

A Ana, que já me esperava ansiosa trazendo passagens de ônibus, ficou surpresa e felicíssima ao me ver sobre quatro rodas. Era um pouco antes das três quando finalmente nos despedimos da Margarita (a outra, que trabalha para a Margarita dona da casa) e começamos a deixar Havana para trás. Saindo pelo outro lado da cidade, passando dessa vez pelo elegante bairro de Miramar, completamente diferente de tudo o que tínhamos visto até agora na capital cubana. Avenidas largas e arborizadas, casas grandes, hotéis luxuosos, é em Miramar que estão várias das embaixadas, as casas dos expatriados e da pequena elite cubana, geralmente ligada ao partido ou grandes sucessos do esporte ou cultura. Uma outra cidade!

Visitando a fazenda do melhor tabaco e charuto de Cuba, de Hector Luis, em Pinar del Rio, no oeste de Cuba

Miramar ficou para trás e chegamos à autopista que liga Havana à Pinar del Rio. Nossos planos, (ahhn, sempre os planos!) eram de seguir diretamente para Viñales. Mas o destino (ahhn, sempre o destino!) tinha suas próprias ideias. Vinte minutos antes de chegarmos ao desvio que nos levaria à Viñales, alguém pede carona na estrada. Será um guarda? Na dúvida, paro. É apenas um caronista. Bom, já que paramos e temos espaço, não há porque não dar a carona. Para ele e também ao seu amigo. Conversa vem, conversa vai, descobrimos que ele trabalha na fazenda que produz o melhor tabaco e charutos de Cuba na atualidade. Insiste muito que a visitemos. Insiste que a visita seja hoje. Nos receberia o próprio dono da propriedade, o mais jovem “Hombre Habano” da história. Esse é um título dado pelo governo cubano apenas às pessoas com grandes feitos em pró da indústria. No mundo, hoje, há umas cinco pessoas vivas com o título.

Folhas de tabaco em secagem dentro da casa-secadouro, em Pinar del Rio, no oeste de Cuba

Diante disso, mandamos nossos próprios planos às favas. Deixamos o desvio à Viñales para trás, atravessamos Pinar del Rio e seguimos vinte quilômetros adiante, até a Finca Hector Luis. Toda a região é tomada por plantações de tabaco, lindas. Chegamos um pouco antes das cinco e, para decepção do nosso amigo, não podemos entrar na Finca naquele momento. Ocorre que, justo naquele momento, Hector atendia ao principal homem do governo para assuntos de Tabaco. A mais importante feira de charutos do mundo ocorrerá em três dias, em Havana, e o tal figurão está aqui combinando e checando coisas com o Hector (por coincidência, meu amigo do sidecar em Havana me falou muito desse congresso. Disse que vêm muitos brasileiros, presidentes dos clubes de charuto de várias capitais brasileiras).

Folha de tabaco já seca para ser enrolada em charuto, em Pinar del Rio, no oeste de Cuba

Nosso caronista insiste pelo rádio, na entrada da Finca. Vem a resposta: voltem um pouco mais tarde que serão sim recebidos!. Aproveitamos o tempo para almoçar num pequeno pueblo da região. Um pouco depois das seis, dia quase virando noite, somos recebidos pelo simpaticíssimo Hector. Ele nos conta um pouco da história de sua família, de sua finca e da cultura do tabaco. É um dos raros casos de fincas particulares no país comunista. A área não é grande e 80% da produção é vendida, obrigatoriamente, ao governo. A finca foi do seu pai e antes, do seu avô. A cultura e as técnicas vem de gerações. Explica parte de seu segredo: “A terra aqui é dura, não é a melhor para o tabaco. Na Nicarágua ou na Rep. Dominicana, há terras melhores. Mas é exatamente essa dureza que faz o tabaco crescer forte. O que não mata, fortalece!”

Processo de secagem e prensagem de folhas de tabaco, em Pinar del Rio, no oeste de Cuba

Após degustarmos um delicioso charuto, seguimos para um tour, já no escuro, pelas instalações onde se processa o tabaco. Eles nos explicaram todo o processo de colheita e secagem das folhas, como se faz para retirar quase toda a nicotina do tabaco e, finalmente, como se enrola um “puro”. Processo cuidadoso e complexo como fazer um bom vinho. Foi uma aula e tanto. E uma experiência inesquecível!

Teto repleto de folhas de tabaco, em Pinar del rio, no oeste de Cuba

Bom, depois desse banho do destino sobre os nossos planos, resolvemos esquecer deles de vez e dormirmos em Pinar mesmo. Amanhã cedo seguimos para Viñales para um dia de explorações e dormimos por lá mesmo. No dia 27, vamos para Havana em tempo de devolver o carro e irmos para o aeroporto (a própria Cubacar nos levará lá, bem mais barato que um táxi)

Folhas de tabaco sendo secadas em Pinar del Rio, no oeste de Cuba

Cuba, Havana, Pinar del Rio, charuto, tabaco

Post anterior Sorriso depois do delicioso almoço na Playa de La Boca, ao final da Playa Santa Lucía, no costa nordeste de Cuba