0 O Paraíso do Mergulho - Blog da Ana - 1000 dias

O Paraíso do Mergulho - Blog da Ana - 1000 dias

O Paraíso do Mergulho

Bonaire, Kralendijk, Rincon

A visão do pier acima d'água visto de 20 metros de profundidade, no South Pier, no sul de Bonaire

Bonaire, o paraíso do mergulho, possui 86 pontos de mergulho, 53 destes partindo da costa. O principal diferencial é a facilidade e a liberdade que nós mergulhadores temos. Como a maioria dos mergulhos é feito a partir da costa (shore dive), o que precisamos é apenas alugar um carro, equipamentos e água! Nenhum mergulho precisa ser guiado e como mergulhadores credenciados, basta pegar o mapa da ilha, fazer o seu roteiro e cair na água!

Placa sinalizadora de ponto de mergulho em South Pier, no sul de Bonaire

Cada ponto de mergulho tem seu nome marcado com uma pedra amarela na estrada. Todas as locadoras de automóvel já possuem carros especiais para mergulho, como SUVs e pick ups e as operadoras de mergulho já possuem um esquema fácil de recarga de tanques, com variados planos com preços diários para refil de um ou mais tanques. Nós alugamos os tanques na Caribe Inn, que já era vizinho do apartamento que alugamos na Blachi Koko. Como já estávamos com todo o equipamento, só precisamos do tanque e cinto de lastro, pagando 19 dólares o primeiro tanque do dia e 6 dólares cada refil. Há ainda aqueles que fazem por pouco mais de 30 dólares o tanque com recargas free. É preciso também pagar uma taxa ambiental obrigatória de 25 dólares, já que toda a costa da ilha é um parque nacional marinho. Assim que você paga a taxa, em qualquer operadora, receberá um tag que deve estar contigo em todos os mergulhos, de preferência preso ao seu BCD.

Praparando-se para mergulhar em Invisible, no sul de Bonaire

Selecionar os pontos de mergulho não é uma tarefa fácil, pois são muitos, todos maravilhosos e com muitas semelhanças. A maioria tem uma profundidade máxima de 30m, visibilidade de 20 ou 30 m dependendo das correntes e do clima.

Mergulhando no Hilma Hooker, que naufragou em 1985  no sul de Bonaire

Mergulhando no Hilma Hooker, que naufragou em 1985 no sul de Bonaire

Para ajudar nessa pesquisa, também coloco aqui o link de um bom site brasileiro com histórico da ilha, mapa dos pontos e boas dicas de mergulho em Bonaire. Nós conversamos com o pessoal da Caribe Inn e com os donos da nossa pousada, também mergulhadores e acabamos fazendo a seguinte seleção:

1° DIA – EIGHTEENTH PALM – 25/10

O primeiro mergulho em Bonaire, quase no centro de Kralendijk

Foi o nosso primeiro mergulho, então resolvemos fazer exatamente em frente ao Carib Inn, meia quadra do nosso hotel, uns 50 passos do nosso quarto. O mar do caribe é um aquário maravilhoso! 20 ou 30 metros de visibilidade, milhares de christmas trees, mas também vimos muitas partes de um barco que naufragou há pouco tempo por ali, uma lixarada... mapas, pneus, etc.

Uma carta náutica de um naufrágio em Kralendijk, em Bonaire

Tínhamos esperança de encontrar golfinhos por ali, pois nos disseram que um dia antes o pessoal teve a sorte de fazer snorkel e nadar com eles exatamente neste ponto, mas parece que hoje resolveram se mudar.

Um enorme pneu em mergulho em Kralendijk, em Bonaire

2° DIA – WILLEMSTOREN LIGHTHOUSE E SALT PIER – 26/10

Muitas Christmas´trees em mergulho em South Pier, no sul de Bonaire

A água em Bonaire é tão quente (30, 31°C) que decidimos não usar neoprene a partir de hoje. O nosso primeiro mergulho deste dia foi no Willemstoren Lighthouse, no sul da ilha. Lá a barreira de corais muda bastante, muitos corais moles parecendo uma floresta, milhares de cardumes e tivemos a sorte até de ver uma moréia pintada! Soubemos que há uns dois anos as moréias quase se extinguiram aqui em Bonaire devido a uma enfermidade que atacou principalmente as moréias verdes.

Drum-fish em mergulho em South Pier, no sul de Bonaire

O segundo mergulho à tarde foi no Salt Pier, um cenário totalmente diferente formado por uma construção que mais parece uma nave extraterrestre de filmes hollywoodianos. Entretanto a natureza é tão perfeita que se adéqua a toda essa parafernália metálica e forma um espetáculo ainda mais bonito.

Tarpoon em mergulho no South Pier, no sul de Bonaire

Esponjas e corais incrustados nos pilares, milhares de cardumes de diferentes espécies e tarpons imensos formavam o cenário. Até um spotted drum fish nós encontramos, lindo! O final da tarde é um horário ainda mais bonito para este mergulho, pois a incidência da luz entre as colunas faz um show ainda mais bonito.

Passando por entre os pilares submersos de South Pier, no sul de Bonaire

3° DIA – KARPATA E INVISIBLES – 27/10

No terceiro dia decidimos ir ao norte da ilha, escolhemos o ponto chamado Karpata. Estava cheio quando chegamos, o que só nos deu ainda mais curiosidade e vontade de mergulhar lá. Este foi o dia em que eu mais sofri para compensar a pressão nos meus canais sinusais. Com a mudança de clima a minha rinite atacou e eu fiquei toda entupida. Então o Rodrigo resolveu dar um pulinho lá nos 50m enquanto eu o acompanhava dos 10m.

Mergulhando em Karpata, no norte de Bonaire

Foi um bom teste para a visibilidade vertical do ponto, que não correspondeu às expectativas e por alguns minutos perdi o Rodrigo de vista. Ele voltou todo feliz com o computador marcando 50m de profundidade, nem tão feliz assim quando levou uns cascudos na cabeça! Adora quebrar regras... Do meio para o final do mergulho eu já estava conseguindo compensar melhor e consegui chegar aos 30m de profundidade e ter uma noção melhor da geografia do lugar, com canaletas de areia entre as paredes de corais bem verticais, muito bonito!

A tarde fomos para o Invisibles, ponto mais ao sul da ilha. Lá foi o local aonde mais vimos os lindos e malditos lions fishes, foram uns 8 ao total! Eles viraram uma praga aqui no Caribe, pois são um peixe intruso vindo do pacífico, venenoso e não possui predador. O nome do ponto é curioso, por que será que se chama Invisíveis? Até onde eu pude perceber pode ter duas explicações: ou é devido a uma segunda barreira de corais que está lá nos 35m de profundidade (onde mora a família inteira dos lions fishes) e se você não sabe dificilmente irá encontrá-la. Ou é pelo imenso jardim de enguias que tem na rampa de areia entre os dois conjuntos de corais. As enguias estão sempre se escondendo, quase invisíveis, mas impossível não notá-las, já que são centenas e centenas, nos olhando de longe curiosas e medrosas quando passamos. É um mergulho lindo!

Muitos Lion Fish em mergulho em Invisible, no sul de Bonaire

4° DIA – HILMA HOOKER – 28/10

Explorando o naufrágio Hilma Hooker, no sul de Bonaire

No quarto dia resolvemos fazer apenas um mergulho, pois pela manhã fomos conhecer o Parque Nacional no norte da ilha. Fechamos nossa passagem por Bonaire com chave-de-ouro, visitando o imponente naufrágio Hilma Hooker. Este navio naufragou em 1984 e levava uma carga de 7 toneladas de maconha. Sua tripulação obviamente fugiu ao ter a carga descoberta. O navio está inteiro e deitado aos 30m de profundidade logo ao lado da parede de corais.

Examinando a âncora do Hilma Hooker, no sul de Bonaire

Estes 27 anos não foram suficientes para esponjas e corais tomarem conta do seu casco, daria até para acreditar se alguém falasse que naufragou há menos tempo. No tour pelo naufrágio podemos ver o seu compartimento de cargas imenso que está aberto, mastro, escadas e até a privada do banheiro pela janela traseira. Ao lado dele me deparei com uma barracuda gigante, devia ter 1,60m pelo menos.

Uma grande barracuda nos acompanha durante mergulho no Hilma Hooker, no sul de Bonaire

É fácil se perder no tempo neste mergulho, um naufrágio tão lindo, visibilidade e temperatura perfeitas, quando vemos já estamos quase entrando em deco. Fomos embora arrastados pela responsabilidade, pois se pudéssemos criávamos guelras e ficávamos por ali, como fizeram uns velhinhos americanos que vimos entrar, ir mais fundo e não vimos voltar. Criaram guelras, é a única explicação! Rsrs! Fechamos nossa parada de segurança nos corais mais rasos nos divertindo com o caranguejo aranha e seu amigo camarão transparente e azul.

Sessão de ioga subaquática em Invisible, no sul de Bonaire

Ao total foram apenas 6 mergulhos em 4 dias. Se dependesse apenas de mim teriam sido 16! Quatro mergulhos por dia incluindo noturnos, que são tranquilos já que o local quase não tem correnteza, é só cair na água. Rodrigo, porém estava em outro ritmo, queria ficar mais tranquilo, aproveitar a nossa estrutura para brincar de casinha. Todos os dias preparávamos um café da manhã gostoso e saudável com iogurte, granola e frutas. Um almoço e jantar de salada verde e peito de frango, comida saudável difícil de achar durante a viagem. Aproveitamos para descansar, trabalhar e assim também poupei as minhas vias aéreas que sofriam com a pressão, por causa da rinite. Nem preciso dizer que já quero voltar, ainda temos mais de 70 pontos para explorar neste pedaço de paraíso na terra.

Pôr-do-sol visto debaixo d'água! (em Invisible, no sul de Bonaire)

Bonaire, Kralendijk, Rincon, Mergulho, Boneiru, Shore Dive

Post anterior Admirado com o lincrível pôr-do-sol em Kralendijk, em Bonaire

Boneiru

Post seguinte A cor impressionante do mar no Parque Nacional Washington-Slagbai, no norte de Bonaire