0 Monterrey e Potrero Chico - Blog da Ana - 1000 dias

Monterrey e Potrero Chico

México, Monterrey, Potrero Chico

Torre de igreja em Monterrey, no norte do México

Capital do estado mexicano de Nuevo León, Monterrey é a terceira maior cidade mexicana, segunda mais industrializada, gerando 7,4% do PIB nacional, e possui a maior renda per capta do país. Monterrey produz 25% do aço bruto, 75% das embalagens de vidro, 60% do cimento e 50% da cerveja de todo o país. Uma cidade grande nem sempre é muito atrativa no nosso esquema de viagem, estávamos na dúvida se deveríamos incluí-la no nosso roteiro ou não, tanto pelo cronograma que estava justo, quanto por toda a má fama em relação à violência que esta cidade carrega. Mas Monterrey estava no nosso caminho e teríamos que passar por ela de qualquer maneira.

Revoada de pássaros sobre rua histórica de Monterrey, no norte do México

“Você vai a Monterrey? Cuidado! A violência lá está terrível, os cartéis de drogas dominam a cidade.”, era o que escutávamos de todos os lados. Em paralelo, líamos em nosso guia de viagens (o bom e velho Lonely Planet) sobre a cidade e região, afinal algo de interessante deve haver na terceira maior cidade do país.

o velho e o novo, em Monterrey, no norte do México

Monterrey é uma cidade grande e moderna, uma das mais americanizadas do México. A nós, turistas, acaba sendo mais interessante visitar o Barrio Antiguo e o centro, concentrado principalmente nos arredores da Gran Plaza ou Macroplaza. Uma série de praças interligadas que vão deste o Palácio Municipal, passando pela Plaza Zaragoza, o Museu de Arte Contemporânea e a Catedral que foi construída entre 1725 e 1890.

A Catedral de Monterrey, no norte do México

A Macroplaza foi arquitetada nos anos 80 e continua passando ainda pela Fuente de la Vida, o Museu Metropolitano de Monterrey, o Teatro da Cidade e vários prédios públicos pomposos, como o Congresso e o Palácio da Justiça. A Zona Rosa está a apenas 2 quadras dali e é a área central onde o comércio, lojinhas e uma rua peatonal fazem o burburinho nos dias de semana.

Estátuas parecem saudar a água de fonte, em passeio de Monterrey, no norte do México

A culinária nortenha é conhecida por seus sabores “raros”, principalmente o famoso cabrito al pastor (cabrito assado), que é o prato mais tradicional. É claro que nós fomos provar e em um dos restaurantes mais kitschs e tradicionais da cidade, El Rey del Cabrito!

O Rei do Cabrito, local do nosso primeiro jantar mexicano desde março do ano passado!(em Monterrey, no norte do México)

Delicioso jantar de carne de cabrito, em Monterrey, no norte do México

A originalidade e autenticidade da decoração do lugar são um ponto a ser destacado: uma floresta entre pedras e animais empalhados, bodes, onças e leões, nas paredes fotos e mais fotos do dono do restaurante ao lado de todas as celebridades que passaram por ali, de Thalía ao Seu Madruga, sensacional! O cabrito é uma delícia, ficamos com as partes mais “caretas”, perna e costela (deliciosas!), mas provar o cérebro já era demais.

Muito bem recebidos na cozinha do 'Rei do Cabrito', em Monterrey, no norte do México

Muito bem recebidos na cozinha do "Rei do Cabrito", em Monterrey, no norte do México

Pesquisando descobrimos que não apenas a cidade tem seus atrativos, como ainda mais interessantes são os arredores de Monterrey, que está situada aos pés da Sierra Madre Oriental. Esta é uma das maiores cadeias montanhosas do México, que se conecta à Sierra Madre Ocidental no centro do país e à Sierra Madre del Sur, no Pacífico, ao sul da Cidade do México. Do centro da cidade podemos ver algumas das montanhas, o Cerro de la Silla, ao leste, Cerro de la Loma Larga, ao sul e o Cerro del Obispado ao norte, alguns deles localizados no Parque Nacional Cumbres de Monterrey.

Monterrey, no norte do México, é famosa pelas montanhas que a circundam

Monterrey também é famosa por seus magníficos cânions, que entre os meses de abril a setembro estão com os rios cheios de água e perfeitos para canyonings. O mais famoso deles é o canyoning no Matacanes que inclui hiking, rapel, duas cavernas e mais de 27 saltos de até 12m de altura. Pena que viemos fora da temporada, além de pouca água, frio. Fica anotada a dica para a volta. Além do parque nacional, ainda há o Cañon de la Huasteca, um lugar sagrado da cultura Huitchol, com rio e vias de escalada em rocha, a Cascada Cola de Caballo, a Gruta de García, com lindos espeleotemas e o paraíso dos escaladores e Potrero Chico.

Chegando à Potrero Chico, no nordeste do México

São centenas de rotas de escalada nas paredes e encostas de Potrero Chico, no nordeste do México

Há tempos estávamos com vontade de escalar e recentemente passamos por Boulder, outra meca dos apaixonados por rochas. Foi lá que ficamos sabendo da existência de Potrero Chico, com suas imensas paredes de granito e mais de 600 vias de escalada. Uma estrada que corta o cânion seco dá acesso ao início de cada via. São rotas de vários níveis, inclusive para os iniciantes como nós, que há quase 2 anos não subíamos uma parede.

Escalador enfrenta os paredões de Potrero Chico, no nordeste do México

Dirigindo pelas trilhas de pedra de Potrero Chico, no nordeste do México

A apenas 45 minutos da capital está a pequena cidade de Hidalgo, a principal base para os montanhistas. Pertinho do cânion de Potrero Chico estão algumas pousadas e campings para alojar os escaladores, que vêm de todos os cantos do mundo e principalmente dos Estados Unidos e Canadá. Alguns ficam aqui por 2, 3 meses, sem precisar repetir uma via. Um programa barato e sem grandes luxos, afinal interessa mesmo apenas um e o maior deles, um cânion de granito com mais de 600m de altura.

Caminhando pelo parque de Potrero Chico, no nordeste do México

Para quem quer se aventurar por um dos paraísos de escalada em rocha do mundo, a dica é voar para Monterrey e reservar um lugar na Posada El Potrero Chico (eles oferecem camping, dormitório e quartos privados). O pessoal lá irá te passar o contato de um motorista que além do transporte de Monterrey a Hidalgo, já inclui no preço as dicas e um livro com centenas de rotas locais. Ele próprio abriu várias delas e escreveu o livro, uma mão na roda!

Chegando ao alto da segunda escalada do dia em Potrero Chico, no nordeste do México

Para os iniciantes e desavisados (como nós!) a dica é procurar o Edgar, jovem que vive na região, tem uma pequena tienda, pode alugar equipamentos e guiar nas vias mais fáceis. Foi o que nós fizemos, marcamos com ele no dia seguinte e fomos a algumas vias tranquilas para matarmos as saudades das rochas.

O Edgard instrui a Mili sobre como chegar ao alto da nossa segunda escalada em Potrero Chico, no nordeste do México

A Ana chega ao topo da primeira escalada em Potrero Chico, no nordeste do México

Subindo nossa primeira parede em Potrero Chico, no nordeste do México

Fiquei feliz com o meu desempenho, subi tranquilamente as rotas que ele sugeriu. A tristeza é mesmo ter que ir embora... se pudesse ficaria uns 15 dias aqui treinando todos os dias! Foi mais ou menos o que aconteceu com Mili, alemã filha de escaladores que veio para cá há 2 meses e não conseguiu mais ir embora. Afinal, pressa para que?

A Mili abre a segunda via do dia em Potrero Chico, no nordeste do México

Com nosso guia Edgard e sua namorada alemã, a Mili, em Potrero Chico, no nordeste do México

No dia seguinte todos os músculos das costas, braços e dedos lembraram como estamos fora de forma para este esporte, saudades das paredes da Via Aventura! Rsrs! Bueno, seguimos viagem e ainda encontraremos escaladas pelo nosso caminho, lá na Sierra Madre Sur, em busca das montanhas nevadas mexicanas e ainda mais aventura!

Nosso cão mascote descansa sobre a corda de segurança em Potrero Chico, no nordeste do México

México, Monterrey, Potrero Chico, Montanha, Escalada, Capital

Post anterior Chegando perto da fronteira EUA-México, na região de Laredo, ao sul de San Antonio, no Texas

Viajando no México

Post seguinte Caminhando em Real de Catorce, pueblo mágico no norte do México

Real de Catorce

Blog do Rodrigo Monterrey, no norte do México, é famosa pelas montanhas que a circundam