0 Mojave Desert - Blog da Ana - 1000 dias

Mojave Desert - Blog da Ana - 1000 dias

Mojave Desert

Estados Unidos, Califórnia, Mojave

Metros finais para chegar ao alto das Kelso Dunes, no deserto de Mojave, na Califórnia, nos Estados Unidos

Dia de pegar a estrada é sempre um dia de descobertas. Nosso destino principal é o Grand Canyon National Park, a quase 800 km de Los Angeles, mas no caminho cruzaríamos o árido Deserto de Mojave, que se estende desde o centro até o sudeste da Califórnia e porções dos estados de Nevada, Utah e Arizona.

De volta aos grandes espaços abertos, no deserto de Mojave, na Califórnia, nos Estados Unidos

Flores no deserto de Mojave, na Califórnia, nos Estados Unidos

Nós saímos em direção ao Grand Canyon logo depois do jogo do Lakers e dirigimos até quase a fronteira da Califórnia com o Arizona, dormindo em um pequeno motel de posto na vilazinha de Ludlow. Ali, a poucos quilômetros de nós, estava a principal entrada para o Mojave National Preserve, uma área que foi incluída no sistema de Parques Nacionais americanos em 1994 e com seus quase 6.500km2 é a terceira maior área de preservação nos Estados Unidos continentais (leia-se excluindo o Alasca).

Uma das entradas da área de preservação do deserto de Mojave, na Califórnia, nos Estados Unidos

Dia ensolarado, mas com muito frio no deserto de Mojave, na Califórnia, nos Estados Unidos

Como todo deserto que se preze, o clima do Mojave varia bastante, chegando aos 41°C no verão, -7 °C nos vales e até -18°C no inverno no alto de suas montanhas, que ficam branquinhas de neve.

Área de dunas no deserto de Mojave, na Califórnia, nos Estados Unidos

A Mojave National Preserve possui uma rede de estradas de terra que faz a diversão dos americanos que curtem um off-road. Nós fizemos uma programação rápida de um dia cruzando o deserto passando pelas Kelso Dunes e pela cidade fantasma de Kelso, onde hoje está o Visitor Center. Fechamos o circuito pela Black Canyon Road, com um pequeno e maravilhoso detour pelo Wild Horse Canyon Road (que aparece no mapa abaixo, mas o Google não quer aceitar como rota de forma alguma!).

Exibir mapa ampliado

Grande parte da estrada é asfaltada, depois de Kelso é que os trechos de terra ficam mais emocionantes, principalmente no cânion, onde a neve já está dominando a paisagem e deixando as estradas mais desafiadoras.

Estradas cobertas de neve na parte alta do belíssimo deserto de Mojave, na Califórnia, nos Estados Unidos

Dirigindo através de estrada secundária no deserto de Mojave, na Califórnia, nos Estados Unidos

O deserto nevado é realmente uma imagem incrível, grandes planícies que são interrompidas por cânions e formações rochosas avermelhadas, contrastam com a neve, salpicadas de Joshua Trees, árvores nativas e bem peculiares do deserto californiano.

Vegetação que aguenta os rigores do frio e do deserto em Mojave, na Califórnia, nos Estados Unidos

As Kelso Dunes, no início do roteiro, mereceram não apenas um pequeno detour (14km), como quase duas horas de parada para sentirmos mais de perto a natureza selvagem do deserto. Este é o maior campo de dunas eólicas do Mojave Desert, com 120km2!

As enormes Kelso Dunes, no deserto de Mojave, na Califórnia, nos Estados Unidos

Nós caminhamos até o alto da maior delas, com 200m de altura acima do vale que a rodeia e com vistas lindas da cadeia de montanhas e de todo o deserto. Não tem paisagem mais desértica que um campo de dunas e areia, sensacional!

As belas Kelso Dunes, num dia ensolarado e gelado no deserto de Mojave, na Califórnia, nos Estados Unidos

Ainda no mesmo dia seguimos pela I-40, cruzando trechos da mítica Route 66, com direito a repeteco! Há quase 9 meses passamos por aqui e paramos na mesma cidadezinha para um almoço tardio. Estávamos a caminho de Flagstaff e a cidadezinha de Seligman nos apareceu como um oásis para matarmos a fome, esticarmos as pernas e seguirmos viagem. Desta vez não foi diferente, sem grandes planejamentos foi ela novamente a nos acolher na Route 66, no mesmo bar, só que agora com ventos ainda mais gelados! Começamos bem a nossa temporada pelos desertos do centro oeste americano!

Caminhada pelas dunas de Kelso, no deserto de Mojave, na Califórnia, nos Estados Unidos

Estados Unidos, Califórnia, Mojave, deserto, Estrada, Route 66, roadtrip

Post anterior Arte nas ruas de Venice Beach, em Los Angeles, na Califórnia - EUA

Los Angeles, a Cidade dos Sonhos

Post seguinte Grand Canyon: grandiosidade de tirar o fôlego! (no Arizona, nos Estados Unidos)

Grand Canyon

Blog do Rodrigo Um brinde á famosa Rota 66, que ligava Chicago à Los Angeles (em Seligman - Arizona)