0 Guayaquil a Montañita - Blog da Ana - 1000 dias

Guayaquil a Montañita - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Guayaquil a Montañita

Equador, Guayaquil, Montañita

As famosas iguanas da Plaza Bolívar, em Guayaquil - Equador

As famosas iguanas da Plaza Bolívar, em Guayaquil - Equador


Guayaquil é a cidade mais populosa do Equador, com 2 milhões e meio de habitantes. Localizada às margens do Rio Guayas, foi fundada por Francisco de Orellanas em 1538. Nos tempos coloniais era a principal cidade deste território, por seu porto fluvial e marítimo que além do comércio também era um reconhecido estaleiro, famoso por suas madeiras extraídas dos montes aos seus arredores. O porto continua sendo até hoje o principal porto do país, concentrando 73% das importações e 43% das exportações do país. Durante muito tempo Guayaquil foi o principal centro econômico do Equador. Este cenário se alterou recentemente, quando Quito além de política, ganhou também maior importância econômica.

Comparação da Guayaquil de hoje com a Guayaquil de 1880, retratada num enorme painel no alto da Penha(Equador)

Comparação da Guayaquil de hoje com a Guayaquil de 1880, retratada num enorme painel no alto da Penha(Equador)


A cidade de Guayaquil vem investindo em projetos urbanos e turísticos, com diversas áreas em revitalização, como a orla do Rio Guayas, conhecida como Malecón. Um calçadão bem iluminado com área de restaurantes, parques infantis, praças, jardins, shoppings e até um imenso centro cultural do Ministério da Cultura com salas de exposições, teatros, etc. Depois de uma caminhada no sol escaldante, chegamos ao Bairro de La Peña, para subir os 444 degraus até mirante.

Subindo as escadarias da Penha, em Guayaquil, no Equador

Subindo as escadarias da Penha, em Guayaquil, no Equador


O bairro também foi todo revitalizado, casas caindo aos pedaços foram reformadas e entregues aos seus antigos moradores. Imaginei como poderia ficar bacana um projeto como este em algumas vizinhanças no Rio de Janeiro. Vistas privilegiadas da cidade e da praia, barzinhos, rodas de samba e lojinhas de bugigangas turísticas... Ia ser um sucesso! Pelo que percebemos La Peña não era muito diferente de algumas favelas cariocas, mas a revitalização deu uma nova vida ao bairro, mesmo que com um policial a cada 20 degraus! Rsrs!

Bairro da Penha em Guayaquil, no Equador

Bairro da Penha em Guayaquil, no Equador


Aproveitamos também a luz do dia para conhecer a Plaza Bolívar, ou praça das iguanas, com elas acordadas! São dezenas de iguanas bem alimentadas convivendo com pombos em plena harmonia. Elas são lindas, preguiçosas e não estão nem aí para a nossa presença. Muito doido!

Iguanas e pombas socializam na Plaza Bolívar, em Guayaquil - Equador

Iguanas e pombas socializam na Plaza Bolívar, em Guayaquil - Equador


Tentamos fechar nosso rápido tour por Guayaquil visitando um dos bairros do norte da cidade, que segundo o nosso guia era mais moderno e com muitas opções de restaurantes e bares. Sinceramente? Não achamos nada... o restaurante mais indicado estava fechado e os outros escondidos em suas largas avenidas ou imensos shoppings. Desistimos e nos mandamos para Montañitas, praia com aquele clima Jericoacoara no litoral equatoriano. A estrada era boa parte duplicada até o litoral e quando entramos na rodovia costeira vamos novamente cruzando vários povoados entre morros verdejantes, baías e portos de pescadores. Mais uma vez muito parecido com o Brasil.

Pura saúde em restaurante no Malecon 2000, em Guayaquil, no Equador

Pura saúde em restaurante no Malecon 2000, em Guayaquil, no Equador


Instalados em uma pousadinha à beira-mar Hanga Roa, conhecemos Cristian, um empresário quiteño que está organizando uma competição de caiaque aqui na região. Ele nos deu uma aula sobre o Equador, Quito, dicas sobre as estradas e caminhos que deveríamos tomar e foi uma ótima companhia no jantar no centro de Montañitas. Nós curiosos sobre a cultura e as histórias locais e ele curioso sobre a nossa viagem, histórias e o Brasil. Falamos de tudo, filhos, religião, história, viagens, foi um encontro especial! Ainda vamos nos reencontrar em Quito quando voltarmos de Galápagos!

As famosas iguanas da Plaza Bolívar, em Guayaquil - Equador

As famosas iguanas da Plaza Bolívar, em Guayaquil - Equador


Até agora, das iguanas de Guayaquil à hospitaleira Montañita, o Equador apenas nos proporcionou ótimas surpresas!

Equador, Guayaquil, Montañita, Praia, iguanas, Rio Guayas

Veja todas as fotos do dia!

Não nos deixe falando sozinhos, comente!

Post anterior Chegando ao Equador

Hola Ecuador!

Post seguinte Praia em Montañita, no Equador

Montañita

Blog do Rodrigo Caminhando para o Bairro da Penha, em Guayaquil, no Equador

Guayaquil

Comentários (3)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 22/09/2011 | 17:43 por Guto Junqueira

    Oi, Ana, assim como a Lalau também não consegui deixar mensagem no seu último post para dar meus parabéns pelos 30 anos! Saúde e sucesso (e sorte no Cotopaxi), beijo, Guto

    Resposta:
    Oi Guto! Vamos ver como está a saúde e disposição depois dos 30! haha! Obrigada pela mensagem e torcida, logo depois do Cotopaxi daremos notícias! Beijos!

  • 20/09/2011 | 13:39 por lalau

    Oi Ana!! Finalmente vocë chega aos 30! Pena nao ser possivel dar um pulinho ai para comemorar com vcs. Apesar de nao deixar comentarios temos acompanhado a viagem, leitura deliciosa e aprendizagem, ontem mesmo aprendemos que Guayaquil e a maior cidade do Equador e nao Quito. Em geral leio com o Antonio, na cama, antes de dormir. Acho que e o momento relax do dia, pois tenho trabalhado demais. Tentei escrever ainda ontem, mas nao conseguia abrir para comentario. Hj so consegui nesse post e nao no ultimo.
    Ana, desejamos aqui de Sao Carlos muitas felicidades! Um beijo grande, com saudades

    Resposta:
    Oi Lalau!!! Finalmente chego aos 30! Foi exatamente isso que eu senti e falei aqui também! hahaha! Não via a hora! Adoramos ver vcs por aqui, nos divertimos com os comentários do Antonio. Temos tentado manter os blogs atualizados, mas a correria ainda tem impedido. Logo logo estará td em dia.

    Obrigada pela torcida e cia sempre!
    Beijos!
    Ana

  • 19/09/2011 | 21:17 por Marcos Bauch

    Parabens pela aventura, pela viagem, pelo blog e pela coragem!
    Curto viajar e espero colher varias dicas aqui no seu blog!

    Resposta:
    Olá Marcos! Bem vindo ao blog!!! Desculpe pela demora, a passagem pelo Equador está sendo intensa, encontro com novos e velhos amigos, vulcões, montanhas e tubarões baleias em Galápagos! Logo logo td estaá atualizado. Beijos e boa viagem!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet