0 Estrada do Pacífico - Blog da Ana - 1000 dias

Estrada do Pacífico - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Estrada do Pacífico

Brasil, Acre, Xapuri, Peru, Puerto Maldonado

Parte da Carretera Transoceanica, a ponte Billinghurst, sobre o rio Madre de Dios, em Puerto Maldonado, na amazônia peruana

Parte da Carretera Transoceanica, a ponte Billinghurst, sobre o rio Madre de Dios, em Puerto Maldonado, na amazônia peruana


Seguimos o nosso caminho para o Perú pela BR-317, a Estrada do Pacífico ou Carretera Interoceanica, como é chamada pelos peruanos. Ela começa no Brasil em Porto Velho como BR-364, no Acre continua como BR-317 e é a primeira estrada que interliga diretamente o Atlântico e o Pacífico na América do Sul, facilitando o acesso de produtos brasileiros ao Pacífico e dos Peruanos ao Atlântico, além de proporcionar uma integração maior para os moradores de umas das regiões mais distantes e isoladas do Brasil.

De volta ao Peru, na Carretera Transaoceanica, a caminho de Puerto Maldonado

De volta ao Peru, na Carretera Transaoceanica, a caminho de Puerto Maldonado


É doido pensar que para os acreanos é mais perto pegar uma praia no Oceano Pacífico, do que na nossa imensa costa do Atlântico. Pois é, daqui são pouco menos de 1.900 km de distância até a costa do Perú. Mais doido ainda é pensar que para os acreanos ou mesmo os rondonenses, é super fácil e plausível tirar umas férias e ir de carro para Cusco e conhecer Machu Picchu! Na fronteira entre Assis Brasil e Iñapari - Peru, encontramos alguns brasileiros nessa programação.

Chegando à fronteira do Brasil e Peru, em Assis Brasil, no Acre

Chegando à fronteira do Brasil e Peru, em Assis Brasil, no Acre


A estrada faz parte de um plano maior dos governos do Peru, Bolivia e Brasil para a integração da região e inclui ainda hidrovias e ferrovias para um eixo multimodal de transporte de mercadorias. A sua construção começou em 2002, a parte brasileira foi inaugurada em 2007 e do lado peruano em 2010. Ela é boa, está asfaltada e tem apenas alguns trechos sem pintura. A fronteira mais movimentada está entre o Brasil e o Perú, porém atentem ao mapa, esta é uma fronteira tríplice! A Bolívia está ali pertinho, mas sem acesso direto por estradas nem com o Brasil, nem com o Peru. No retorno voltaremos para Rondônia pela Bolívia mas aí pela estrada de Guajará-Mirim.

Nossa viagem entre Xapuri e Puerto Maldonado durou mais de 7 horas, com a parada na polícia federal de Brasilância-Epitáciolândia para ver se eles conseguiriam fazer um RG novo para o Rodrigo na hora, já que o passaporte dele estava lotado ele poderia viajar com o RG. Pessoal muito bacana, adorou a história da viagem, mas não ficaria pronto tão rápido quando precisávamos. Além disso já pensaram que engraçado o Rodrigo ter um RG com número lá de Brasiléia - Acre?

Saindo de Xapuri, no estado do Acre, a caminho da fronteira com o Peru

Saindo de Xapuri, no estado do Acre, a caminho da fronteira com o Peru


Passamos as fronteiras e os trâmites de imigração e aduana que, pelo sistema manual e quantidade de pessoas acabou sendo um pouco demorado. Fizemos uma parada rápida em Assis Brasil para almoçar em um restaurante grill por quilo que os oficiais brasileiros nos indicaram e seguimos viagem para Puerto Maldonado, para finalmente começar a nossa viagem pelos Andes Peruanos!

O rio Madre de Dios, em Puerto Maldonado, na amazônia peruana

O rio Madre de Dios, em Puerto Maldonado, na amazônia peruana


Nossos planos para os próximos dias incluem explorar um pouco da Amazônia peruana e, enquanto aguardamos a chegada do Gustavo, amigo que irá nos acompanhar na viagem pela região de Cusco, quem sabe já adiantamos a viagem pela região do Lago Titicaca. Já que ficaríamos apenas uma ou duas noites aqui em Puerto Maldonado, decidimos ficar em um lodge de floresta na beira do rio, lugar bem arejado, até por que eu ainda estou me recuperando do princípio de pneumonia que me atacou. Mal sabia eu o que estaria por vir.

Senhoras se admiram com a bela paisagem de Puerto Maldonado, na amazônia peruana

Senhoras se admiram com a bela paisagem de Puerto Maldonado, na amazônia peruana

Brasil, Acre, Xapuri, Peru, Puerto Maldonado, fronteira, Estrada, Carretera Interoceanica, Estrada do Pacífico

Veja todas as fotos do dia!

Participe da nossa viagem, comente!

Post anterior A casa de Chico Mendes, em Xapuri, no estado do Acre

A Terra de Chico Mendes

Post seguinte Fim de tarde sobre o rio Madre de Dios, em Puerto Maldonado, na amazônia peruana

Puerto Maldonado, Amazônia Peruana

Comentários (3)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 24/02/2015 | 17:33 por Luiz

    Taí uma viagem que eu sou doido pra fazer. Pra dormir, almoçar é tranquilo? VC encontra esses lugares facilmente?

  • 18/10/2014 | 18:08 por Miguel

    É BRASILÉIA!!!!!

    Resposta:
    Certo Miguel, Brasiléia! Obrigada pela correção =)

  • 23/07/2014 | 21:16 por Oktoberfest 2014

    A Estrada do Pacífico é um lugar realmente memorável. Parabéns.

    Resposta:
    Obrigada Leo! Logo postarei sobre o trecho dela no lado peruano. =) Abraços!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet