0 El Místi - Blog da Ana - 1000 dias

El Místi - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

El Místi

Peru, Arequipa

Local do Acampamento Base para o trekking do vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru

Local do Acampamento Base para o trekking do vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru


Trekkings e escaladas sempre foram paixões, mas como boa brasileira que sou nunca estive habituada à altitude. Durante as últimas semanas de viagem temos cruzado as regiões da cordilheira andinas, altiplanos, seus lagos, salares e vulcões. Descobri que meu corpo se adapta bem à altitude, não sinto dores de cabeça e nenhum outro sintoma do famoso “mal de puna” ou “sorotchi”, o mal da altitude.

Subindo o vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru

Subindo o vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru


A minha primeira investida à uma montanha acima dos 5.000m foi apenas 12 dias atrás, quando fizemos um trekking até os 5.300m no Cerro Toco (5.600m), que estava com sua trilha principal inacessível pelo acúmulo de neve. Hoje nos preparamos para um desafio maior: vamos ao cume do El Místi a 5.830m!

O belo vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru

O belo vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru


Um dos principais cartões postais de Arequipa, o El Místi é um vulcão ativo adormecido e possui aquele formato cônico mais tradicional, dos vulcões que vemos em desenhos animados. Sua última erupção foi nos idos de 1400, quando os Incas ainda dominavam a região, antes da dominação espanhola.

Inicio de caminhada rumo ao topo do vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru

Inicio de caminhada rumo ao topo do vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru


O nosso grupo é formado por 11 pessoas, sendo 2 guias, José e Júlio e 9 turistas. Destes, 5 canadenses, 2 peruanas limeñas, eu e o Rodrigo. 3 canadenses são jovens estudantes de farmácia, tipos atléticos e bem esportistas que estão empolgadíssimos para sua primeira grande montanha. Os outros 2 canadenses e suas companheiras peruanas tampouco possuem experiência, uma delas inclusive já tentou subir a montanha no ano passado mas não chegou ao cume.

Subindo o vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru

Subindo o vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru


Júlio é um guia experiente, já possui 25 anos de montanhismo aqui no Perú, entre os vulcões de Arequipa e as montanhas nevadas da Cordillera Blanca em Huaráz. Ele será o chefe da expedição, contando com toda a experiência de Julio, segundo guia, que virá fechando o grupo.

Entrando na reserva do vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru

Entrando na reserva do vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru


A caminhada começou em torno das 10h da manhã, aos 3.400m, cada um de nós carregando suas mochilas com sacos de dormir, isolantes térmicos, roupas, lanches e 5 litros de água. Durante a caminhada dois grupos se formaram naturalmente, o mais rápido formado pelos 3 canadenses, eu e Rodrigo, à frente com José e o segundo mais lento, com os dois canadenses e as peruanas que ficaram com Júlio para trás.

Inicio de caminhada rumo ao topo do vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru

Inicio de caminhada rumo ao topo do vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru


Dois canadenses estavam bem, aclimatados e resolveram acelerar. Eu mantive meu ritmo, quase sempre junto do José e o Rodrigo adotou a tática de ficar por último sempre e dar tiros para chegar junto com os dois canadenses, assim passava um tempo comigo e seguia o seu ritmo acelerado preferido. Ótimo também para as fotos e filmagens, pois sempre tinha todos os ângulos! Rsrsrs!

As paradas para descanso, água e um lanche rápido eram de uma em uma hora até os 4.000m, quando o terreno ficou bem mais inclinado e a altitude começa a pegar mais e então as paradas passaram a ser de 30 em 30 minutos, porém mais rápidas. Vistas lindas e até um beija-flor com suas asas aceleradas nos acompanharam até o campo base, a 4.600m de altitude. Dia tranquilo de caminhada e logo estávamos com o nosso acampamento montado e, do nosso quintal, a vista da cidade de Arequipa e do Pichu Pichu, montanha com 5.571m.

Visão do nosso acampamento no vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru

Visão do nosso acampamento no vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru


Um final de tarde inacreditável e o ascender das luzes de Arequipa nos acompanharam no jantar. O sol baixou e sem ele a temperatura despencou, havia pouco vento, mas as 2 camadas de calça e 5 de casacos e blusas não foram suficientes para agüentarmos todo o jantar do lado de fora da barraca.

Incrível pôr-do-sol visto do acampamento nas encostas do El Mistí, em Arequipa - Peru

Incrível pôr-do-sol visto do acampamento nas encostas do El Mistí, em Arequipa - Peru


Sopinha, macarrão, ao final quase congelado, e um chá quentinho fecharam cedo as atividades do nosso primeiro dia no El Místi. Até logo Arequipa iluminada, nos vemos à 1h da manhã.

As luzes da cidade de Arequipa vistas do nosso acampamento no vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru

As luzes da cidade de Arequipa vistas do nosso acampamento no vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru

Peru, Arequipa, Montanha, Trekking, Escalada, El Mistí

Veja todas as fotos do dia!

Quer saber mais? Clique aqui e pergunte!

Post anterior Interior do Convento de Santa Catalina, em Arequipa - Peru

Arequipa de Sillar

Post seguinte A 5.830 metros de altitude, no topo do vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru

A la cima de El Místi!

Blog do Rodrigo Com o José, nosso guia no trekking do vulcão El Mistí, em Arequipa - Peru

El Mistí, 1a Parte

Comentários (4)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 19/08/2017 | 23:02 por César

    Olá. Muito bom! sabe me dizer se dá pra fazer este trekking auto-guiado (sem guias)? Existe água potável pelo caminho?

  • 20/11/2013 | 19:24 por Gabriel

    Olá! Mas que belo relato! Estou indo no início do ano e tô loco pra fazer a escalada. Eu vou estar viajando de mochilão há algumas semanas, então acho que já vou estar acostumado com o lance do ar. Fico em dúvida porque vou sozinho. Queria te perguntar sobre o grupo que foi com você. Você já conhecia eles? Ou foi a agência que juntou todo mundo? Como vou sozinho tenho medo de não ter gente suficiente pra fechar o pacote comigo.

    Beijos!!!!!!!!!!!!!

    Resposta:
    Oi Gabriel! Pode ir tranquilo! Nós não conhecíamos ninguém do grupo, mas a empresa de trekking que você contratar lá em Arequipa deve fazer uma triagem básica, ou senão a própria montanha o fará! Eles sempre levam 2 ou 3 guias, dependendo do numero de pessoas no grupo e um guia deve se encarregar de levá-lo até o cume, se o tempo e o clima permitirem. Em Arequipa são várias agências e elas se falam para reunir os trekkers em apenas um grupo para não perder o negócio, nós fechamos com a mais barata que encontramos e fomos parar no mesmo operador de trekking que é um dos únicos e melhores da cidade. Vai lá, é lindo! Boa viagem!!! Beijos!

  • 12/08/2013 | 20:15 por Márcio Sixel

    Fala, galera. Estarei indo no dia 18/09/2013. Se tiver alguém aí que irá subir também, entre em contato comigo: marciosixel@hotmail.com.

    Até o momento, irei sozinho. Será que é possível subir em 1 dia?

    Resposta:
    Oi Márcio! Desculpe a demora, mas te respondo em tempo! Acho que não é possível subí-lo em um dia e você precisará de transporte, além de todo o equipamento de camping, comidas, grampons para o trecho com gelo/neve. Sugiro que verifique com uma agência de trekking local, pois um guia pode ser importante em alguns trechos de pedra fáceis de se perder. Lembre-se, este é um trekking de alta montanha então segurança sempre em primeiro lugar. =)
    Boa viagem!

  • 25/07/2012 | 16:31 por Daniel

    Olá! Muito bom seu relato! estou pensando em escalar o El Mist no final do ano mas tenho algumas perguntas: Com qual a empresa que vc fechou? Quanto pagou? Nunca estive a mais de 2000 metros de altura, sera que vou sofrer coma altitude? lembrando que tenho um bom condicionamento fisico e já estarei no meu 20º dia de viagem pela bolivia e pelo Chile, ou seja, já estarei aclimatado. O que vc achou?Requer mto esforço? Obrigado pelas resposta! =)

    Resposta:
    Oi Daniel! O El Místi é uma montanha/vulcão muito especial, recomendo muito mas, como qualquer montanha, você tem que respeitá-la. Você vai precisar se aclimatar antes, eu cheguei lá razoavelmente aclimatada e sofri, então pode programar trekkings pelo Peru e pela Bolívia, para chegar a Arequipa já bem aclimatado. Procure trilhas acima dos 3 mil e 4 mil metros puxando o corpo para ele se acostumar. No nosso grupo mesmo você viu no relato, de 9 apenas 4 chegaram lá em cima e o principal componente é o preparo e a aclimatação. Não hesite em alugar equipamento de frio se você não tiver o material adequado, além do cansaço o frio mexe muito com o psicológico, eu achei que ia ter um frostbite nos dedos dos pés e mãos... 2 ou 3 luvas e meias. Qual é a época que você vai? Tem mais essa, a trilha fica pior com mais neve.

    Agora, quanto à empresa, sou sincera em te dizer que não lembro o nome... o guia era o José, sei que são poucas empresas que fazem o El Místi, a maioria das agências vende o pacote da mesma operadora. Nós pagamos em torno de 150 dólares por pessoa, se não me falha a memória.

    Boa viagem! Me mande uma foto lá do cume!
    Beijos

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet