0 Cachoeiras e Candeias - Blog da Ana - 1000 dias

Cachoeiras e Candeias - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Cachoeiras e Candeias

Brasil, Minas Gerais, Carrancas

No alto da serra das Broas em Carrancas - MG

No alto da serra das Broas em Carrancas - MG


Uma cidade tranquila, com povo acolhedor, rodeada de montanhas com vistas e cachoeiras maravilhosas, esta é Carrancas. Chegamos aqui com pique total para caminhadas e água fria, e também super bem orientados, pois o Azão pediu a um amigo que nos acompanhasse pelas trilhas e cachoeiras, mostrando os lugares de acesso mais difícil. O Quilia nos levou direto até a Serra das Broas, onde sua família tem terras e onde encontramos as melhores vistas! Mais de 1500m de altitude passando por riachos, ribanceiras de pedra e terra que finalmente deixaram mostrar a que a Fiona veio! Tração 4x4 e até a marcha reduzida tivemos que estrear!

Fiona enfrentando obstáculos em Carrancas - MG

Fiona enfrentando obstáculos em Carrancas - MG

Fiona enfrentando obstáculos em Carrancas - MG

Fiona enfrentando obstáculos em Carrancas - MG


As broas são 2 montanhas parecidas com os Tepuis lá na Venezuela. No caminho, diversas fazendas de gado e quanto mais alto ficamos mais bonita fica a paisagem. Fui perguntando sobre as diversas árvores da região: jacarandá, paineira, mangueira, figueira, todas muito frondosas e vistosas. Empolgada, comecei a notar a repetição de um mesmo tipo de arbusto e perguntei ao Quilia o que eram: Candeia, respondeu ele.

Caminho no alto da serra em Carrancas - MG

Caminho no alto da serra em Carrancas - MG


Lá no alto da serra todas as terras são fazendas dedicadas ao cultivo e pesquisa de Candeia, planta utilizada para a indústria cosmética. Fiquei interessada, pois nunca tinha visto solo seco e arenoso ser utilizado para fins comerciais. A Candeia gosta deste solo e é uma senhora árvore que possui diversas utilidades, além da indústria cosmética, também é usada para a produção de antibióticos e sua madeira é muito forte e duradoura! Pena que tudo que é bom acaba logo... Esta árvore nativa pode chegar a mais de 3 metros, encontramos algumas poucas na mata, mas a maioria já foi extraída pelo homem. Nas plantações? Difícil vê-la maior que 1,5m. Sempre voltamos à mesma questão, até quando vamos extrair e acabar com os recursos naturais, sem avaliar o impacto que isso terá no ambiente e até para nós mesmos? Ali a área é de plantio e pesquisa para o tal manejo sustentável, espero que prospere, mas pena que é feita sempre tardiamente.

Em um mirante no alto da serra em Carrancas - MG

Em um mirante no alto da serra em Carrancas - MG


Na Serra da Broa uma paisagem sensacional! Pedra sobre pedra formando paisagens maravilhosas! Dali também avistamos as cidades vizinhas e fazendas imensas de gado, cultivo de soja e milho. É muito doido pensar que tudo o que vemos lá de cima tem dono, tudo demarcado e custeado... É terra demais sô!

Cenário em cima da Serra das Broas em Carrancas - MG

Cenário em cima da Serra das Broas em Carrancas - MG

Se equilibrando no alto da rocha em Carrancas - MG

Se equilibrando no alto da rocha em Carrancas - MG


Depois de esquentarmos caminhando pela serra, descemos para as cachoeiras, principal atração da região. São 54 mapeadas, mas sem dúvida tem muito mais se incluirmos áreas próximas às nascentes, no alto da serra. A agenda hoje foi explorarmos o Complexo da Zilda e o escorregador. A água é transparente, límpida e convidativa, mas pensem numa água gelada! O corpo amortece e fica até vermelho tentando salvar a pele do choque térmico.

Se divertindo no 'escorregador' do Complexo da Zilda em Carrancas - MG

Se divertindo no "escorregador" do Complexo da Zilda em Carrancas - MG

Cachoeira em rio do Complexo da Zilda em Carrancas - MG

Cachoeira em rio do Complexo da Zilda em Carrancas - MG

Enfrentando bravamente a água gelada no Complexo da Zilda em Carrancas - MG

Enfrentando bravamente a água gelada no Complexo da Zilda em Carrancas - MG


Ali ao lado tem um tal Cânion, que o Ro já conheceu e disse que é sensacional. Mas para vencê-lo temos que nadar nessa água congelante, por isso teremos que voltar amanhã, perto do meio-dia, quem sabe o sol nos dá uma ajudinha.

Cachoeira em rio do Complexo da Zilda em Carrancas - MG

Cachoeira em rio do Complexo da Zilda em Carrancas - MG


Para terminar o dia fomos ao Mirante da Serra Verde, almoçar e ver o magnífico pôr-do-sol. Uma comida mexicana com um toque mineiro deliciosa! O restaurante é da Marília e do Rolando, ele costa-riquenho e ela mineira, que morou por lá durante 36 anos. Bela combinação! O lugar é mágico e possui o pôr-do-sol mais longo da região. Seu Rolando, super simpático, nos contou histórias de viagens pela América do Sul e Central em sua juventude e até mostrou o Calendário Maia bordado à mão que ele encontrou na Guatemala, uma peça rara!

Pôr-do-sol no Mirante da Serra em Carrancas - MG

Pôr-do-sol no Mirante da Serra em Carrancas - MG


É, mais um dia, repleto de candeias e cachoeiras nesses 1000dias que estão apenas começando!

Curtindo mais um pôr-do-sol, dessa vez no Mirante da Serra em Carrancas - MG

Curtindo mais um pôr-do-sol, dessa vez no Mirante da Serra em Carrancas - MG

Brasil, Minas Gerais, Carrancas, Cachoeiras

Veja todas as fotos do dia!

Participe da nossa viagem, comente!

Post anterior

2am again!

Post seguinte Rio logo abaixo do Poço Esmeralda em Carrancas - MG

Pérola de Minas

Blog do Rodrigo Fiona enfrentando obstáculos em Carrancas - MG

Super Fiona

Comentários (2)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 18/09/2010 | 21:52 por Luis

    Olá! Que pena,cheguei atrasado.Tem uma trilha de 2 dias que sai de Carrancas (rampa de asa delta)e vai até Itutinga, caminhando somente pela crista da serra de Carrancas, passando pelo vértice, entrando na serra do Galinheiro (Itutinga)e no final desce (32km). Pode ser esticada até a serra do Pombeiro. O pernoite é na base do pico do Cupim. Dêem uma olhada no google earth e vcs verão o Z (as 3 pernas das serras). Caso voltem algum dia não esqueçam de fazê-la.
    E o melhor, dá pra ir sem guia. Eu e minha mulher fizemos somente com bússola.
    Vamos acompanhando a maravilhosa viagem de vcs.

    Resposta:
    Poxa, faz tempo que não faço caminhadas guiadas apenas por bússola, delícia! Vou gravar esta aqui para os nossos próximos destinos pós 1000dias! Vamos seguindo viagem, obrigada pela companhia! =) Bjos

  • 17/06/2010 | 23:10 por Tio Waltinho

    Ana e Ro (gostei do carcaça de grilo)!
    Como é bom "viajar"com vocês...As fotos estão lindas, os locais também, e a forma narrativa da Ana nos faz quase que compartilhar os momentos....
    Sigam firmes, com paz e energia! Beijos...

    Resposta:
    Que delícia saber que vc está acompanhando tio! Espero que os textos e fotos melhorem cada vez mais!

    Obrigada pela energias positivas! Saudades!

    Beijos!
    Ana

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet