0 1º Dia - Chegando ao Parque Nacional Canaima - Blog da Ana - 1000 dias

1º Dia - Chegando ao Parque Nacional Canaima - Blog da Ana - 1000 dias

1º Dia - Chegando ao Parque Nacional Canaima

Venezuela, Canaima

Foto clássica de Canaima, no sul da Venezuela, com as palmeiras alagadas e as cachoeiras ao fundo

Um dos momentos mais emocionantes da viagem ao Salto Angel é logo no início, o vôo de Ciudad Bolívar para o Parque Nacional Canaima. O vôo em um Cesna de 5 lugares começa com uma vista aérea linda do Rio Orinoco em Ciudad Bolívar e depois de um trecho de campos começa a sobrevoar uma represa rasa, uma longa área alagada e tepuis maravilhosos! A chegada ao Parque Nacional é o ponto alto, quando avistamos todas as cachoeiras, a praia e o Salto El Sapo.

Sobrevoando o Parque Nacional Canaima, no sul da Venezuela

Voando de Ciudad Bolívar para Canaima, no sul da Venezuela

Somos recebidos no aeroporto pelo nosso guia local e após quase meia hora de espera pelos outros integrantes da nossa excursão, seguimos caminhando para a pousada, conhecendo a vila e vendo as crianças pemóns na hora do recreio da escola.

Chegando à Canaima, no sul da Venezuela

Venda de aertesanato no aeroporto de Canaima, no sul da Venezuela

Aproveitamos essa hora que tínhamos antes do almoço para andar pela vila e ir até a praia para ter uma das vistas mais famosas do parque nacional. A lagoa de águas vermelhas rodeadas por cachoeiras e com os três coqueiros semi-inundados. Sim, eles continuam lá! Do outro lado do lago a ilha onde está o acampamento El Sapito, onde dormimos da última vez.

Final de tarde em Canaima, no sul da Venezuela

Almoçamos na pousada e encontramos com o pessoal do Bode´s Well, o casal norte-americano Angela e Jason que viajam com seu filho Bode (fala-se Boudi) e receberam a visita super especial da avó de Bode, Susan, mãe de Angela. Há dias tentávamos marcar via internet um encontro na nossa rota pela Venezuela, mas havíamos perdido contato. Eis que os encontramos, por acaso, sentados na mesma mesa e no mesmo grupo de excursão que nós para o Salto Angel! Se tivéssemos marcado não teria dado tão certo!

Caminhando na praia fluvial de Canaima, no sul da Venezuela

Entrando na canoa que nos levará ao Salto El Sapo, em Canaima, no sul da Venezuela

Após o almoço a chuva nos pega de surpresa e atrasa a ida ao Salto El Sapo. Afinal nos encorajamos e saímos para o passeio, que mesmo com uma chuva fina vale cada minuto! Atravessamos a lagoa de barco e caminhamos em torno de 30 minutos, cruzando a floresta molhada, seus sapos coloridos até chegar ao corredor de pedra que nos leva ao mirante do salto. Essa travessia é uma das mais emocionantes da trilha!

Caminhando por baixo do Salto El Sapo, em Canaima, no sul da Venezuela

Pequenos sapos coloridos são muito comuns na área de Canaima, no sul da Venezuela

Caminhamos entre a forte cortina de água do Salto El Sapo e um corredor de pedras, que aos poucos vai se estreitando até o momento em que quase não podemos enxergar! Água por todos os lados, um banho de vapor de água nos encharca antes mesmo de podermos pensar! A cachoeira é maravilhosa, cenário perfeito para fotos aventurescas e românticas! Susan está comemorando seu 70º aniversário, muito esportiva e corajosa fez a travessia e também se rebatizou nas águas de Canaima!

A cortina de água do Salto El Sapo, em Canaima, no sul da Venezuela

1000dias no Salto El Sapo, em Canaima, no sul da Venezuela

Voltamos ainda com a adrenalina da travessia, mas, em tempo, havíamos guardado do outro lado a roupa sequinha para garantir algo quentinho no retorno. Foi um ótimo começo para a nossa aventura do Salto Angel, agora estamos prontos para enfrentar as surpresas que nos esperam no caminho da maior cachoeira do mundo!

Confira a série completa de posts!
Aauyantepui e o Salto Angel
2º Dia - De Canaima ao Salto Angel
3º Dia - Sobrevoando o Salto Angel

Cachoeiras no rio Caroni, na região de Canaima, no sul da Venezuela

Venezuela, Canaima, Cachoeiras, parque nacional, Salto Angel, Angel Falls, Salto El Sapo, Parque Nacional Canaima, Auyantepui

Post anterior Depois da chuca, o Salto Angel com muito mais água, no Parque Nacional Canaima, no sul da Venezuela