0 Burocracias Panamenhas - Blog da Ana - 1000 dias

Burocracias Panamenhas - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Burocracias Panamenhas

Panamá, Cidade do Panamá

Atravessando a Ponte das Américas, sobre o Canal do Panamá, na chegada à Cidade do Panamá, a capital do país

Atravessando a Ponte das Américas, sobre o Canal do Panamá, na chegada à Cidade do Panamá, a capital do país


Chegamos novamente à Cidade do Panamá! Um momento chave da viagem e que nos exige tempo, paciência e um certo planejamento para que as coisas funcionem bem. Daqui vamos enviar a Fiona para Cartagena, na Colômbia e finalmente retornar à nossa querida América do Sul. Mas antes disso temos uma pendência importantíssima para resolver no nosso roteiro, a nossa visita aos dois últimos países que faltam para completarmos todo o Caribe: República Dominicana e Haiti!

Vista da Cidade do Panamá, a capital do país, do alto do nosso hotel na cidade

Vista da Cidade do Panamá, a capital do país, do alto do nosso hotel na cidade


A Ilha de Hispaniola é um destino que nos escapou várias vezes durante a viagem, seja por cronograma ou por budget ou ainda detalhes como surtos de cólera no Haiti pós terremoto. Este foi um dos poucos momentos no planejamento da viagem em pensávamos em pegar pacotes CVC desde o Brasil, para baratear custo de passagem e hotéis, mas aí teríamos que voar do Brasil. Então pensamos em voar desde o Suriname, México, Miami, Nova Iorque e até do Canadá! Sim, as vezes é mais barato comprar um pacotão em um destes lugares do que organizar a sua própria viagem, mas está no nosso sangue e foi difícil se render. Assim decidimos voar da Cidade do Panamá, um ótimo hub para o Caribe, próximo, fácil e barato. Passagens compradas, teremos 20 dias para explorar a ilha, passando pelos dois países! Estou ansiosíssima como se estivéssemos saindo de férias, muito curiosa com o que iremos encontrar no Haiti!

Vista da Cidade do Panamá, a capital do país, do alto do nosso hotel na cidade

Vista da Cidade do Panamá, a capital do país, do alto do nosso hotel na cidade


Paralelo a isso seguimos com os trâmites da travessia do carro a Cartagena. Há mais de um mês estamos em contato com Tea, a agente aduaneira panamenha que tem orientado viajantes nestes trâmites há anos. E você sabe como é, um indica para outro, que indica para outro e no buzz a Tea acaba tendo quase um monopólio deste interessante mercado. Estamos agendando o envio para o dia 12 de Maio e até lá temos que encontrar alguém para dividir o container conosco, cruzem os dedos!

Preparando a bagagem para deixar a Fiona na Cidade do Panamá, a capital do país

Preparando a bagagem para deixar a Fiona na Cidade do Panamá, a capital do país


Tudo lindo e resolvido para viajarmos, deixando a Fiona em algum estacionamento barato da cidade e eis que recebemos um e-mail da Tea. Ela nos alertava das leis panamenhas que proíbem que você saia do país sem o seu veículo, isso por que se o carro fica no Panamá teríamos que pagar impostos sobre ele. Mas nós vamos sair e voltar, não devemos pagar impostos e não queremos correr o risco de sermos barrados na aduana de saída, como fazemos?

Vista da Cidade do Panamá, a capital do país, do alto do nosso hotel na cidade

Vista da Cidade do Panamá, a capital do país, do alto do nosso hotel na cidade


Quando entramos vindos da Costa Rica o passaporte do Rodrigo foi carimbado pela aduana. Segundo eles nós não poderíamos sair sem dar baixa deste carimbo, agora, como se faz isso se o carro ficará aqui? É claro que não somos os primeiros a ter este problema e para isso já foi criada uma solução burocrática, mas relativamente fácil, o Bond ou porto seco. A Kinte é um bond localizado no centro da Cidade do Panamá e possui, dentro de seu depósito de cargas, agentes aduaneiros que fazem a inspeção do carro ou carga para armazenagem pelo período necessário. Pagamos US$ 7,50 por dia (o que não é mal, quase o preço de um estacionamento), mais uma taxa de serviço e emissão de documentos. Aí é mais a chatice das burocracias, documentações, idas e vindas à aduana central, etc.

Rua da Cidade do Panamá, a capital do país

Rua da Cidade do Panamá, a capital do país


Neste dia descobrimos uma coisa que não sabíamos, aqui na zona central da Cidade do Panamá é comum todos compartirem táxis, são como táxis coletivos e também não existem centrais de táxi para que você possa ligar e chamar um. Tem que ser na sorte! Agora imaginem, nós quase perdendo o horário da aduana e tendo que achar um táxi coletivo que vai para o mesmo lado? Surreal! Fomos e voltamos às voltas desta burocracia com os nervos à flor da pele, mas logo estávamos com tudo resolvido, em um hotelzinho no centro, perto de Santa Fé, dentro da piscina e com uma cerveja na mão! Tudo pronto para a nossa última grande aventura em terras caribenhas, Hispaniola, aí vamos nós!

Chegando à Santo Domingo, capital da República Dominicana

Chegando à Santo Domingo, capital da República Dominicana

Panamá, Cidade do Panamá, viagem, Porto, roteiro, Burocracias

Veja todas as fotos do dia!

Não nos deixe falando sozinhos, comente!

Post anterior Uma das centenas de estrelas do mar em Boca del Drago, praia de Isla Colón, em Bocas del Toro, no Panamá

Bocas del Toro

Post seguinte Playa Frontón, o melhor segredo da península de Samaná, litoral norte da República Dominicana

Roteiro na República Dominicana

Blog do Rodrigo Vista da Cidade do Panamá, a capital do país, do alto do nosso hotel na cidade

Outra Vez, a Selva Burocrática

Comentários (2)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 31/10/2014 | 11:37 por Sheila Moralles

    O mais legal dos relatos de vocês é justamente contando as burocracias e peripécias do dia-a-dia que esse estilo de vida impõe. O lance do espaço dos carimbos no passaporte é um fator que, acredito, muitos que saem em uma expedição assim não pensam.

    Pelo menos eu nunca havia pensado nisso hauahuahau

    Quem mandou vocês ficarem saindo e entrando nos Estados Unidos toda hora....sobre isso, aquele fatídico dia que vocês atravessaram a fronteira do México com os EUA "mil vezes", a cada passagem levaram um carimbo?!

    Resposta:
    Bem observado Sheila, ninguém pensa isso, principalmente com os passaportes com vááárias páginas em branco! Rsrs! Neste dia conseguimos ter carimbos só na primeira passagem por Tijuana, nas proximas eles já deixavam passarmos tranquilos, tipo "vocês de novo?!" rsrs! Beijos!

  • 17/05/2013 | 10:47 por Carla

    Oi Ana,
    Que emocionante essa viagem!
    Estou indo para Cancún agora dia 20/05/2013, sendo que vou passar pelo Panamá, eu e meu esposo resolvemos fazer uma parada maior na conexão, pra poder conhecer um pouquinho o lugar.
    Se vc tiver algumas dicas do que conhecer no Panamá em 10hs fico grata.
    Abraços,
    Carla.

    Resposta:
    Olá Carla! Primeiramente mil desculpas! Tivemos problemas em nosso sistema de comentários e não consegui ver sua pergunta antes da sua viagem... que chato... Enfim, fico feliz que você tenha estendido a sua estadia, espero que tenha conhecido o Canal do Panamá e o Casco Antiguo, que é o que realmente vale a pena na cidade... Enfim, espero que tenham desfrutado e que nos mande notícias da viagem! Beijos!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet