0 Avenida dos Vulcões - Blog da Ana - 1000 dias

Avenida dos Vulcões - Blog da Ana - 1000 dias

Avenida dos Vulcões

Equador, Cotopaxi, Chimborazo

Passeio à cavalo vestida à carater! (região do Cotopaxi - Equador)

Chegamos ao Hostal Papa Gayo as 5 horas da manhã, o Rafa se recuperava da dor, que diminuiu drasticamente assim que baixamos dos 4.000m. Enquanto Stálin dirigiu durante mais de uma hora na madrugada e eu, preocupada que ele dormisse no volante, não parei um segundo de tagarelar. O assunto principal foram as montanhas, paixão de Stálin, experiente em escalada técnica em rocha, gelo, paredes e o que aparecer na sua frente. Ele e sua esposa subiram o Alpamayo, ela foi até o campo alto e o acompanhou por rádio no ataque final, em uma parede de 400 ou 500m até o cume. Histórias emocionantes!

O vulcão Cotopaxi visto do alto de Ventemilla, o segundo ponto mais alto do Chimborazo (Equador)

Eu perguntava muito sobre o Chimborazo, pois sabia que naquele momento, enquanto voltávamos para a pousada, Rodrigo estava acima dos 5000m, enfrentando o frio e a altitude para chegar aos 6.300m. Nenhum dos guias entendia por que Rodrigo tinha se separado de nós e ido ao Chimborazo, e eu explicava paciente que ele era mais forte, mais experiente e contava algumas de suas peripécias no mundo das montanhas. Aconcágua, Island Peak, Campo Base do Everest...

Celebrando a chegada ao alto de Ventemilla, o segundo ponto mais alto do Chimborazo, com 6.280 m (Equador)

O seu currículo, porém, não era o mais importante. A sua resistência, determinação e teimosia é que o levariam indubitavelmente para o cume. Algumas pessoas morreram lá em cima e vários já relataram que viram, sentiram ou escutaram estes espíritos da montanha os ajudando em momentos de dúvida ou perigo. Eu adoro estas histórias e Stálin contou várias delas, tanto no Cotopaxi quanto no Chimborazo. Boa conversa para uma madrugada voltando da montanha! Rsrs!

No cume do Chimborazo, com o Cotopaxi ao fundo (Equador)

Na Papa Gayo conseguimos as últimas 3 camas que estavam disponíveis para finalmente dormir e descansar. Acordei as 9 horas, ainda com um pouco de sono, mas com toda a energia acumulada para a caminhada. Precisava fazer alguma coisa até o Rodrigo voltar. Ficar ali, sem notícias dele e esperando até as 15h seria tortura.

Paisagem na 'Avenida dos Vulcões', região do Cotopaxi, durante passeio à cavalo (Equador)

Paisagem na "Avenida dos Vulcões", região do Cotopaxi, durante passeio à cavalo (Equador)

Foi aí que surgiu a cavalgada pela Avenida dos Vulcões. Xavier arreou os cavalos e as 11h partimos em direção ao Corazón, vulcão de 4.800m de altitude próximo à pousada. No caminho as vistas são magníficas, subimos dos 3.000m até aproximados 4.000m e vemos do alto o Illiniza Norte e o Illiniza Sul, vulcões adormecidos.

Foi um ótimo passeio, Xavier é uma ótima companhia e conseguimos conversar bastante sobre as coisas aqui da região, como costumes e tradições são vistas pelas novas gerações. Me ensinou várias coisas, desde o que é uma aba (uma vagem com feijões tamanho família), até algumas “palabras malas” no espanhol equatoriano.

Com o guia Xavier, durante passeio à cavalo na 'Avenida dos Vulcões', no Equador

Com o guia Xavier, durante passeio à cavalo na "Avenida dos Vulcões", no Equador

O Cotopaxi estava escondido pelas nuvens, assim como o Chimborazo. Eu queria tanto avistá-lo, o tempo todo imaginava o Rodrigo lá, feliz no cume pensando que nós estaríamos no cume do Cotopaxi. A esta altura ele já está a caminho do hostal. O Rafa ficou na pousada descansando e perto das 13h me mandou uma mensagem com a boa notícia: “O Rodrigo fez o cume! Chegará na pousada daqui uma hora.”

Piquenique durante passeio à cavalo na região do Cotopaxi (Equador)

Assim tivemos que acelerar o nosso passeio, o que não foi problema algum para o meu cavalo, que sem dó disparou umas duas ou três vezes com a inexperiente amazona aqui em cima dele! Rsrs! Quanto mais eu tentava me encaixar no galope, mais ele disparava. Quanto mais eu tentava freá-lo, mais ele corria. Foi um sufoco! Adentrei a pousada Papa Gayo quase caindo do cavalo, literalmente! Cena hilária para o Rafa e linda para o Ro, que com seus olhos apaixonados achou que eu estava dominando a situação. Hahaha!

Junto com o guia Xavier, depois de um passeio à cavalo pela região do Cotopaxi (Equador)

Meu lindo estava lá, aparentemente inteiro depois da longa empreitada. Ele chegou ao cume da maior montanha do país, a 6.300m! Que orgulho! O pico do Chimborazo é o ponto da Terra mais afastado do seu centro, pois ela é mais larga na altura do equador. No início das nossas conversas, Rodrigo queria que eu tentasse o Chimborazo com ele, mas eu não cedi, sei dos meus limites. Hoje, uma das primeiras coisas que ele falou foi: “Amor, ainda bem que você não foi... A subida é longa e muito pesada... não sei se você ia conseguir. E se conseguisse, seu joelho (que é podre por natureza) não ia aguentar a descida.” Ainda bem que eu tenho juízo!

Reunidos novamente, voltamos a Quito, loucos para encontrar Laura e suas novidades do Quilotoa. Ela nos contou que seu tour foi lindo e após a viagem ficou de fazer uma descrição para colocarmos aqui no site, vamos ver se vai sair!

Especial Gastronomia

Delicioso ceviche no restaurante Zazu, em quito, no Equador

Hoje o casal de amigos, padrinhos e chefs nas horas vagas, nos convidou para uma experiência gastronômica especial. Para comemorar as montanhas, lagoas e salmonelas que ficaram para trás e celebrar a semana em Galápagos, que está por vir, fomos conhecer o Zazu. Restaurante, lounge e bar super premiado, Zazu é especializado na culinária fusion japonesa e peruana, com pratos de frutos do mar fantásticos. Ceviches, pratos variados de peixe e carnes de comer ajoelhado! Quando estiver em Quito e quiser uma experiência gastronômica exclusiva, este é o lugar!

Equador, Cotopaxi, Chimborazo, vulcão, Ecuador, Chimborazo, cavalgada

Post anterior O vulcão Cotopaxi, o mais alto do mundo em atividade, no Equador

Cotopaxi

Post seguinte Um preguiçoso leão-marinho nos dá as boas vindas à Galápagos, na Ilha de San Cristóbal

Welcome Aboard!

Blog do Rodrigo Madrugada no refúgio do Cotopaxi, antes de descer para o estacionamento (Equador)

Enquanto Isso, no Cotopaxi...