0 Aperitivo Havano - Blog da Ana - 1000 dias

Aperitivo Havano - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Aperitivo Havano

Ilhas Caiman, Little Cayman, Cuba, Havana

Artista de rua em Havana, capital de Cuba

Artista de rua em Havana, capital de Cuba


O vento mudou e junto dele o nosso rumo. Saímos do paraíso do mergulho e do kite surf em direção à Ilha de Cuba! Despedimo-nos dos nossos amigos do kite de longe, pois todos já estavam na água aproveitando cada minuto do vento. Voamos de Little para Grand Cayman e depois de todas as burocracias pudemos ainda aproveitar os últimos minutos da internet no aeroporto para falar com a família antes de entrar na terra do comunismo, onde ficará mais difícil o acesso à internet.

Sobrevoando a maravilhosa Cayo Largo, chegando em Cuba

Sobrevoando a maravilhosa Cayo Largo, chegando em Cuba


Sobrevoamos Cayo Largo e parte da Isla de la Juventud, esta faz parte do nosso roteiro, em breve estaremos pousando aqui em busca de um dos melhores mergulhos de Cuba. Hoje chegaram a Cuba, para nos acompanhar nos próximos 15 dias, os nossos amigos e padrinhos de casamento, Rafael e Laura. Eles que já estiveram conosco em alguns trechos da viagem no Brasil e nos encontraram também no Equador e Galápagos, garantindo a liderança dentre os amigos e familiares mais presentes, ao vivo e a cores, durante os 1000dias! Um sonho que compartilhamos há tempos: visitar Cuba antes que Fidel se vá e com ele todo um idealismo utópico que fazem de Cuba um destino único no mundo!

Che, sempre presente nas ruas de Havana, capital de Cuba

Che, sempre presente nas ruas de Havana, capital de Cuba


O encontro com Laura e Rafael já foi no aeroporto, o vôo deles chegou no mesmo horário que o nosso. Inacreditável, quando é para ser ninguém segura mesmo! Fomos direto para a casa de Dona Margarita, nossa cicerone em La Havana. Dentro do sistema socialista e comunista uma das formas que os cubanos têm de fazer dinheiro é recebendo turistas em suas casas. Com uma licença especial do governo e pagando uma taxa mensal de 400 CUCs, além de um percentual anual sobre o faturamento e uma taxa extra se o faturamento exceder o que o governo julga como “justo” ou “necessário”. Esta é uma das melhores formas de fazer dinheiro num mundo em que acumulá-lo é praticamente um crime.

O Lada, um dos carros mais comuns em Havana, capital de Cuba

O Lada, um dos carros mais comuns em Havana, capital de Cuba


Aproveitamos o final da tarde para ir ao Centro Histórico de La Havana. O maior dos prazeres em La Havana Vieja é se perder pelas ruazinhas, escolher um bom café ou restaurante para comer e tomar um chá ou um autêntico mojito enquanto vemos o movimento. As principais ruas turísticas foram todas restauradas, já que o turismo é uma das principais fontes de renda do governo. Começamos o tour pela Plaza de La Catedral, que estava cheia, mas a igreja estava fechada.

A Catedral de Havana, capital de Cuba

A Catedral de Havana, capital de Cuba


Cruzamos um animado grupo de música e teatro de gigantes na praça, sendo seguidos por uma pequena multidão que ria, dançava e se divertia ao som da marchinha, entre palhaços e bailarinas.

Artista de rua em Havana, capital de Cuba

Artista de rua em Havana, capital de Cuba


Não conseguimos ficar apenas vendo a banda passar, a seguimos e caímos na Plaza de Armas, onde está uma das mais impressionantes feira de livros antigos que já vimos. Revistas dos anos 50, tempos de glória de La Havana, que foram expertamente guardadas e bem preservadas por colecionadores e hoje valem bastante dinheiro! Cartazes da revolução, livros sobre Fidel, Che e a história cubana e até um álbum de figurinhas que conta em quadrinhos toda a história da Revolução! Que vontade de montar um pequeno museu literário em casa... os preços já não são os mesmos de 10 anos atrás, me diz um senhor belga que coleciona cartazes. Antes ele comprava por 2, 3 dólares, hoje alguns chegam a custar 200!

Livros à venda nas ruas do centro de Havana, capital de Cuba

Livros à venda nas ruas do centro de Havana, capital de Cuba


Passamos pela mais tradicional chocolateria de Cuba, que além de vender os seus chocolates artesanais, feitos com a mesma receita dos primeiros espanhóis que chegaram à ilha, possui sempre uma imensa fila para o seu saboroso chocolate quente ou café.

Arquitetura restaurada no centro de Havana, capital de Cuba

Arquitetura restaurada no centro de Havana, capital de Cuba


Caminhamos até a Plaza Vieja, com restaurantes convidativos em um dia quente, mas a frente fria que nos pegou de surpresa nos fez continuar a procura de um restaurante mais protegido. Paramos no Jardim Secreto, um dos restaurantes mais lotados, não tanto pela qualidade mas pelo incrível preço das refeições, 3, 4 CUCs para pratos completos de carne de porco, peixe ou frango, arroz e feijão. Nos despedimos do centro de Havana na praça onde está o convento de São Francisco de Assis, às margens da Rua San Pedro e do início da Baía de La Havana.

Reencontro com os padrinho Rafa e Laura, em Havana, capital de Cuba

Reencontro com os padrinho Rafa e Laura, em Havana, capital de Cuba


Já tivemos um aperitivo da capital cubana, seu charme e encantos. Porém seus segredos ainda estão bem guardados para turistas iniciantes como nós. Amanhã voltaremos a explorar seus becos e avenidas em busca da verdadeira Cuba.

Passeando no centro de Havana, capital de Cuba

Passeando no centro de Havana, capital de Cuba

Ilhas Caiman, Little Cayman, Cuba, Havana, Cayman Islands, La Havana

Veja todas as fotos do dia!

Diz aí se você gostou, diz!

Post anterior Grandes esponjas nas pareds do Randy's Gazeboo, em Little Cayman, nas Ilhas Caiman

Huuuge Wall

Post seguinte Nossa guia na Fortaleza de San Carlos, em Havana - Cuba

Contos Cubanos

Blog do Rodrigo A charmosa Plaza Vieja, no centro de Havana, capital de Cuba

De Volta à Cuba

Comentários (4)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 24/03/2017 | 12:23 por Claudia

    Ola! Estou planejando ir a Cuba em Setembro. Vocês sabem me dizer se as condições do clima são favoráveis para passeios pela cidade, praias e caminhadas?? Adorei o blog, vou vasculhar tudo! Obrigada!

  • 22/01/2016 | 00:46 por Marcelo Barbosa

    estive na ilha em julho do ano passado!
    leio td que se refere a Cuba, e adoro cer blogs como esse!
    é um jeito de matar uma certa saudade!

  • 02/04/2013 | 01:20 por Ciro

    Bom dia pessoal,
    pretendo visitar havana em janeiro e tambem faço minha propria programaçao.
    estou com dificuldades em encontrar casas familiares por preços menores.
    se possivel, gostaria que voces me indicassem de algum contato ou site confiavel.
    aguardo retorno.
    Abraços

    Resposta:
    Olá Ciro! Os preços das casas familiares lá em Cuba são entre 25 e 30 CUCs (25 e 30 dólares), você até acha algo mais barato se for em casas "ilegais", ou seja, não regulamentadas pelo governo. Segue um post que fiz com os dados de todas as casas que ficamos, incluindo o contato da Ana e do Pepe, que podem te ajudar como uma agência de viagens lá, agendando todas as casas para você. ps: eles cobram 5 CUCs dentro do valor da casa, se vc agendar direto deve sair por 25. Abraços e aproveite a viagem! Link: http://www.1000dias.com/ana/dicas-praticas-de-cuba/

  • 22/05/2012 | 01:45 por s. sousa

    oie, bom dia ,
    caros amigos eu dei uma acompanhada no site de vcs,
    mto encantador, gostaria de saber de vcs
    vcs mais detalhes sobre a viagem ..
    tipo rotas, empresas/pacotes, gastos... coisas do tipo..
    se possível, ficarei grato, aguardo respostas,
    cuba me parece um lugar encantador, tenho planos de ir...

    Resposta:
    Olá Souza!

    Cuba é um país sensacional, vá antes que abra e mude tudo. Nós não viajamos com pacotes, montamos nosso roteiro, que vc pode ver reunidos neste link > http://www.1000dias.com/ana/busca-cuba

    Eu fiz um post só sobre dicas práticas que podem te ajudar a organizar a viagem.
    Dicas Práticas de Cuba > http://www.1000dias.com/ana/dicas-praticas-de-cuba/

    Espero ter ajudado,
    Abs!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet