0 À JAMA! - Blog da Ana - 1000 dias

À JAMA!

Argentina, Purmamarca, Susques

Salinas Grandes, próximo ao Paso de Jama, fronteira entre Argentina e Chile

Acordamos cedo depois de uma noite curta mas bem dormida. Tomamos um delicioso café da manhã nos sentindo muito bem acolhidos no Hotel Marquês de Tojo. Faço questão de falar dele aqui pois pesquisamos bem e foi o único que além de aceitar cartão de crédito, nos recebeu de forma muito especial no final de um dia de cão.

Nosso hotel em Purmamarca - Argentina

Logo cedo a recepção do hotel nos ajudou e ligou para a Gendarmeria do Paso de Jama para confirmar se estava aberto e tivemos um balde de água fria. SIM, está aberto, mas apenas entre as 8h30 e 10h30. Daqui não chegaríamos a tempo... já eram 8h30 e levaríamos em torno de 3 horas até lá. Tá difícil... Enfim, aproveitamos para dar uma volta em Purmamarca, sacar dinheiro no ATM, tirar umas fotos da praça e pegamos o carro em direção à Susques.

Purmamarca - Argentina. Ao lado das montanhas coloridas

Chegando novamente às Salinas Grandes, no caminho para o Paso de Jama, entre Argentina e Chile

O trecho até lá é lindo, como tudo por aqui. Pegamos estrada tranquilos e aproveitando o tempo paramos mais uma vez no belíssimo salar que já havíamos visitado. A Salina Grande, com suas piscinas de evaporação e imensas pilhas de sal.

Exploração de sal nas Salinas Grandes, próximo ao Paso de Jama, fronteira entre Argentina e Chile

Susques é um lugarejo no estado de Salta na Argentina, que fica a 130km da fronteira com o Chile. Está a 4100m de altitude e neste inverno foi registrada a mínima de -20°C, no mês de julho, quando o paso ficou fechado por quase um mês.

Chegando em Susques, última cidade antes do Paso de Jama, fronteira entre Argentina e Chile

Lá ficamos em um hotel muito bacaninha, com uma boa infra para os viajantes e trabalhadores das minas na região. O Hotel Unquilar também é parada de muitos brasileiros em expedição ao Atacama. Os vidros de todos os lugares neste trecho estão cobertos por adesivos de expedições, principalmente de motociclistas.

Lua cheia e noite gelada em Susques, última cidade antes do Paso de Jama, entre Argentina e Chile

Sem pressa aproveitamos o caminho, visitamos a vila, que mais parece um faroeste das alturas. Casas de adobe, poucas pessoas nas ruas e todas olhando os forasteiros chegando na cidade. Falamos com a polícia local e confirmamos a abertura do paso e horários e fomos ao hotel, trabalhar muuuito e colocar o site e o sono em dia!

Venda de roupa em Purmamarca - Argentina

Buenas, amanhã pegaremos a estrada e chegaremos ao Chile nem que seja no lombo de uma llama!

Lhamas passeiam tranquilamente na estrada que corta a puna em direção ao Paso de Jama, entre Argentina e Chile

Argentina, Purmamarca, Susques,

Veja mais posts sobre

Post anterior Desânimo, entre as cidades de Amaicha e Santa Maria, na Argentina

Que Mala Suerte!

Post seguinte Lindas lagoas na puna chilena, a caminho de San Pedro de Atacama

Atacama!

Blog do Rodrigo Piscina para extração de sal nas Salinas Grandes, próximo ao Paso de Jama, fronteira entre Argentina e Chile