0 A Disputada YS Falls - Blog da Ana - 1000 dias

A Disputada YS Falls

Jamaica, Negril, Ys Falls, Treasure Beach

O belíssimo rio de águas azuladas de Ys Falls, no interior da Jamaica

Finalmente chegou o dia! Adorei Negril, estava triste de ir embora... hoje, justo hoje, iria acontecer um baita show de reggae. Uma pena, mas temos que partir. O bicho carpinteiro está me cutucando e dizendo: “Saiam logo destes lugares turísticos e vão encontrar a verdadeira Jamaica!” Bobby nos falou “vocês têm que ir para o interior... lá vocês vão encontrar o que procuram...” É isso aí, vamos lá meter as caras! Bert e os nossos novos amigos americanos com certeza estarão nesse show nos representando.

Despedindo-se do Bert (Chico) em Negril, na Jamaica

Dizem que o interior da Jamaica está tomado por plantações de cana e de maconha. É claro que já fui me informar sobre o assunto, onde estão as plantações, se eles são violentos, andam armados e tal, não quero nenhuma surpresa! A resposta a essa pergunta foi que sim, tem muitas plantações, mas a maioria é de rastafáris, pessoas por essência muito boas, não deveriam criar caso. Se duvidar, falando com o cara certo poderíamos até tirar fotos! O máximo que poderia acontecer era pedirem um cachê! Hahaha!

Conduzindo em mão inglesa no litoral da Jamaica

Foi nesse clima que pegamos o nosso carrinho e pusemos o pé na estrada, rumo a uma das mais bonitas e menos visitadas cachoeiras da Jamaica, a YS Falls. Ela figura entre as principais atrações turísticas no interior do país, ao lado da Dun´s Falls, mas pelo que assuntei ela é menos visitada.

Paisagem campestre chegando em Ys Falls, no interior da Jamaica

O país é dividido por Parishes (Paróquias) e somadas, as Parishes formam estados. No caminho cruzamos a Westmoreland Parish e sua capital, a cidade de Savana La Mar. Foi lá que vi como um hustler (cara que quer se dar bem vendendo algum serviço ou produto a todo custo), pode ser cara de pau! Ele nos parou querendo ser solícito e dar informações de direção, e aproveitou para contar que a estrada para Bluefields (a nossa estrada) estava fechada, com revoltas por que haviam atropelado um motociclista e a população estava enfurecida, com armas de fogo e tacando pedras nos carros. Eu, mané, quase caí... o Rodrigo não acreditou no papo do cara. Ele nos sugeriu ir para outra cachoeira e um blue hole lá perto, “me sigam que eu levo vocês até lá!” Na primeira esquina já o despistamos e logo paramos em dois postos de gasolina, confirmarmos a informação e ninguém sabia de nada! “Bluefields está livre e é por ali!” Lá fomos nós!

Exibir mapa ampliado

Entramos na Saint Elizabeth Parish, cruzando vilazinhas do interior e pensando, agora sim vamos chegar num lugar mais roots! A última quebrada para a estrada da YS Falls, vocês precisavam ver, parecia que íamos cair no fim do mundo! Quando chegamos lá, o que encontramos???

Entrada meio cara em Ys Falls, no interior da Jamaica. No ganja!

Um parque super organizado, cobrando 16 dólares de entrada e oferecendo toda a infra-estrutura necessária e desnecessária para a visita às cachoeiras. Uma antiga fazenda e engenho de cana de açúcar que em 1992 foi aberta ao público para visitação. Uma maravilha da natureza transformada e estruturada para receber centenas de turistas diariamente.

Trenzinho que nos leva às cachoeiras de Ys Falls, no interior da Jamaica

Um trenzinho nos leva da entrada da propriedade onde estão os banheiros, restaurante, bar e uma lojinha, até a lojona de souvenirs mais próxima. Ali perto estão também um vestiário, piscinas e cadeiras de sol, um mini clube. Ah! A propósito, ali também está o começo da trilha para as cachoeiras.

O bonito rio de Ys Falls, no interior da Jamaica

Caminhamos por passarelas e degraus de madeira, dentre centenas de turistas de todas as idades e proveniências. Tours dos grandes hotéis vêm de todos os lados e lotam a belíssima atração natural.

Uma das cachoeiras em Ys Falls, no interior da Jamaica

São 7 quedas d´água lindíssimas, cada uma com a sua piscina natural particular, em meio a uma linda e verdejante floresta. Infelizmente pegamos um dia nublado, mas nem por isso a água verde deixou de impressionar os olhos. O lugar é sensacional, mas acreditem, não tem o mesmo impacto que teria se tivéssemos caminhado duas horas para chegar aqui e encontrássemos alguns poucos aventureiros, senão com sorte, totalmente vazio.

Salto de cipó em Ys Falls, no interior da Jamaica

O Rodrigo fica tão de bode com essas situações, que ele quase nem quis entrar na água. Eu logo assumi meu lado Chita e sem titubear saltei da corda direto na água, aproveitando a infra-estrutura à disposição. Na mesma onda, voltamos no trenzinho e paramos no restaurante para almoçar a especialidade jamaicana, o Jerk Chichen!

Refeição típica: jerk chicken e Red Stripe(em Ys Falls, no interior da Jamaica)

Alimentados e despertos, depois do banho de água fria, seguimos viagem em direção ao nosso próximo destino, a Treasure Beach. É, não foi hoje que encontramos a “verdadeira” Jamaica. Estou começando a achar que ela é toda assim.

Chegando em Treasure Beach, no sul da Jamaica

Jamaica, Negril, Ys Falls, Treasure Beach, cachoeira, YS Falls

Post anterior A maravilhosa praia de Long Bay, em Negril, na Jamaica

Jamaica Reggae Yeah!

Post seguinte A nossa deliciosa janela mourisca, portal para o mar no hotel em Treasure Beach, no litoral sul da Jamaica

Relax in Treasure Beach

Blog do Rodrigo O belíssimo rio de águas azuladas de Ys Falls, no interior da Jamaica