0 A Disputada YS Falls - Blog da Ana - 1000 dias

A Disputada YS Falls - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

A Disputada YS Falls

Jamaica, Negril, Ys Falls, Treasure Beach

O belíssimo rio de águas azuladas de Ys Falls, no interior da Jamaica

O belíssimo rio de águas azuladas de Ys Falls, no interior da Jamaica


Finalmente chegou o dia! Adorei Negril, estava triste de ir embora... hoje, justo hoje, iria acontecer um baita show de reggae. Uma pena, mas temos que partir. O bicho carpinteiro está me cutucando e dizendo: “Saiam logo destes lugares turísticos e vão encontrar a verdadeira Jamaica!” Bobby nos falou “vocês têm que ir para o interior... lá vocês vão encontrar o que procuram...” É isso aí, vamos lá meter as caras! Bert e os nossos novos amigos americanos com certeza estarão nesse show nos representando.

Despedindo-se do Bert (Chico) em Negril, na Jamaica

Despedindo-se do Bert (Chico) em Negril, na Jamaica


Dizem que o interior da Jamaica está tomado por plantações de cana e de maconha. É claro que já fui me informar sobre o assunto, onde estão as plantações, se eles são violentos, andam armados e tal, não quero nenhuma surpresa! A resposta a essa pergunta foi que sim, tem muitas plantações, mas a maioria é de rastafáris, pessoas por essência muito boas, não deveriam criar caso. Se duvidar, falando com o cara certo poderíamos até tirar fotos! O máximo que poderia acontecer era pedirem um cachê! Hahaha!

Conduzindo em mão inglesa no litoral da Jamaica

Conduzindo em mão inglesa no litoral da Jamaica


Foi nesse clima que pegamos o nosso carrinho e pusemos o pé na estrada, rumo a uma das mais bonitas e menos visitadas cachoeiras da Jamaica, a YS Falls. Ela figura entre as principais atrações turísticas no interior do país, ao lado da Dun´s Falls, mas pelo que assuntei ela é menos visitada.

Paisagem campestre chegando em Ys Falls, no interior da Jamaica

Paisagem campestre chegando em Ys Falls, no interior da Jamaica


O país é dividido por Parishes (Paróquias) e somadas, as Parishes formam estados. No caminho cruzamos a Westmoreland Parish e sua capital, a cidade de Savana La Mar. Foi lá que vi como um hustler (cara que quer se dar bem vendendo algum serviço ou produto a todo custo), pode ser cara de pau! Ele nos parou querendo ser solícito e dar informações de direção, e aproveitou para contar que a estrada para Bluefields (a nossa estrada) estava fechada, com revoltas por que haviam atropelado um motociclista e a população estava enfurecida, com armas de fogo e tacando pedras nos carros. Eu, mané, quase caí... o Rodrigo não acreditou no papo do cara. Ele nos sugeriu ir para outra cachoeira e um blue hole lá perto, “me sigam que eu levo vocês até lá!” Na primeira esquina já o despistamos e logo paramos em dois postos de gasolina, confirmarmos a informação e ninguém sabia de nada! “Bluefields está livre e é por ali!” Lá fomos nós!


Exibir mapa ampliado

Entramos na Saint Elizabeth Parish, cruzando vilazinhas do interior e pensando, agora sim vamos chegar num lugar mais roots! A última quebrada para a estrada da YS Falls, vocês precisavam ver, parecia que íamos cair no fim do mundo! Quando chegamos lá, o que encontramos???

Entrada meio cara em Ys Falls, no interior da Jamaica. No ganja!

Entrada meio cara em Ys Falls, no interior da Jamaica. No ganja!


Um parque super organizado, cobrando 16 dólares de entrada e oferecendo toda a infra-estrutura necessária e desnecessária para a visita às cachoeiras. Uma antiga fazenda e engenho de cana de açúcar que em 1992 foi aberta ao público para visitação. Uma maravilha da natureza transformada e estruturada para receber centenas de turistas diariamente.

Trenzinho que nos leva às cachoeiras de Ys Falls, no interior da Jamaica

Trenzinho que nos leva às cachoeiras de Ys Falls, no interior da Jamaica


Um trenzinho nos leva da entrada da propriedade onde estão os banheiros, restaurante, bar e uma lojinha, até a lojona de souvenirs mais próxima. Ali perto estão também um vestiário, piscinas e cadeiras de sol, um mini clube. Ah! A propósito, ali também está o começo da trilha para as cachoeiras.

O bonito rio de Ys Falls, no interior da Jamaica

O bonito rio de Ys Falls, no interior da Jamaica


Caminhamos por passarelas e degraus de madeira, dentre centenas de turistas de todas as idades e proveniências. Tours dos grandes hotéis vêm de todos os lados e lotam a belíssima atração natural.

Uma das cachoeiras em Ys Falls, no interior da Jamaica

Uma das cachoeiras em Ys Falls, no interior da Jamaica


São 7 quedas d´água lindíssimas, cada uma com a sua piscina natural particular, em meio a uma linda e verdejante floresta. Infelizmente pegamos um dia nublado, mas nem por isso a água verde deixou de impressionar os olhos. O lugar é sensacional, mas acreditem, não tem o mesmo impacto que teria se tivéssemos caminhado duas horas para chegar aqui e encontrássemos alguns poucos aventureiros, senão com sorte, totalmente vazio.

Salto de cipó em Ys Falls, no interior da Jamaica

Salto de cipó em Ys Falls, no interior da Jamaica


O Rodrigo fica tão de bode com essas situações, que ele quase nem quis entrar na água. Eu logo assumi meu lado Chita e sem titubear saltei da corda direto na água, aproveitando a infra-estrutura à disposição. Na mesma onda, voltamos no trenzinho e paramos no restaurante para almoçar a especialidade jamaicana, o Jerk Chichen!

Refeição típica: jerk chicken e Red Stripe(em Ys Falls, no interior da Jamaica)

Refeição típica: jerk chicken e Red Stripe(em Ys Falls, no interior da Jamaica)


Alimentados e despertos, depois do banho de água fria, seguimos viagem em direção ao nosso próximo destino, a Treasure Beach. É, não foi hoje que encontramos a “verdadeira” Jamaica. Estou começando a achar que ela é toda assim.

Chegando em Treasure Beach, no sul da Jamaica

Chegando em Treasure Beach, no sul da Jamaica

Jamaica, Negril, Ys Falls, Treasure Beach, cachoeira, YS Falls

Veja todas as fotos do dia!

Comentar não custa nada, clica aí vai!

Post anterior A maravilhosa praia de Long Bay, em Negril, na Jamaica

Jamaica Reggae Yeah!

Post seguinte A nossa deliciosa janela mourisca, portal para o mar no hotel em Treasure Beach, no litoral sul da Jamaica

Relax in Treasure Beach

Blog do Rodrigo O belíssimo rio de águas azuladas de Ys Falls, no interior da Jamaica

Os Hustlers e Uai-És

Comentários (0)

Participe da nossa viagem, comente!
Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet