0 Show de la Naturaleza - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Show de la Naturaleza - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Show de la Naturaleza

Porto Rico, Fajardo

Vista do parque El Yunque, em Porto Rico

Vista do parque El Yunque, em Porto Rico


Hoje fomos conhecer a mais famosa atração natural de Porto Rico: o parque nacional El Yunque, onde está a montanha de mesmo nome e uma rica floresta tropical ao seu redor. São centenas de variedades de árvores, répteis, insetos, anfíbios, aves e mamíferos numa região que esbanja vida a cada metro quadrado.

Vista do parque El Yunque, em Porto Rico

Vista do parque El Yunque, em Porto Rico


Fica a uma meia hora aqui de Fajardo (e a 40 min de San Juan) e logo cedo já estávamos lá, para poder explorar o máximo possível. "Explorar" é modo de dizer porque já está tudo exploradíssimo. Inclusive, uma boa parte das trilhas do parque é asfaltada ou cimentada. É até meios estranho, quase surreal, passear pelo meio da floresta seguindo uma espécie de calçada. Deste modo, podemos explorar a floresta de chinelos! Nós e uma centena de outros turistas, alguns dos quais eu jamais imaginaria ver algum dia subindo algum morro ou atravessando alguma mata. Mas, vivendo e aprendendo, lá estavam esses valentes, 120 kg de puro hamburguer, "explorando" o parque. Confesso que fiquei boquiaberto.

Trilha em El Yunque - Porto Rico

Trilha em El Yunque - Porto Rico


Eu e a Ana começamos cedo e ainda pegamos as trilhas relativamente vazias. Resolvemos começar pela parte alta do parque, subindo as montanhas e depois, ir descendo e procurar algum rio ou cachoeira para nadar. Logo no alto da segunda montanha encontramos um casal de americanos que adoram uma caminhada. Já estiveram em muitos lugares, da África à América do Sul. Simpaticíssimos. Cada vez mais encontro americanos dos quais viro fã. Bom, encontro os outros também, mas isso é para outro post...

A grande maioria dos visitantes do parque é americana. A floresta tropical, para nós algo meio banal, para eles é uma coisa de outro mundo. Para nós, de outro mundo são as calçadas cruzando a floresta. Já para eles, isso é o que é o banal.

Cachoeira da Mina em El Yunque - Porto Rico

Cachoeira da Mina em El Yunque - Porto Rico


Bom, depois das montanhas, partimos para as cachoeiras. Na verdade, para nadar, só havia uma. E fila para chegar até lá. Fila pelas estreitas calçadas floresta abaixo. Filas com senhoras idosas e senhores acima do peso. Arfando ou não, o que importa é que chegavam à cachoeira. Mas apenas uma minoria entrava. Eu e a Ana incluídos. A primeira cachoeira da nossa viagem! Primeira de muitas! A água estava uma delícia. Nada como uma água fresca e doce, depois de tanta água salgada. Deu até para tomar uma ducha. Sem muita privacidade, mas quem está na água é para se molhar mesmo!

Banho na Cachoeira da Mina em El Yunque - Porto Rico

Banho na Cachoeira da Mina em El Yunque - Porto Rico


Além do exercício do passeio e das belas paisagens, uma aula de botânica e zoologia, através dos cartazes informativos espalhados pelas trilhas. Até aprendi que o único mamífero natural de Porto Rico é o morcego (várias espécies). O resto, é tudo importado. Além disso, nenhuma cobra venenosa (porque elas seriam, sem mamíferos predadores e apenas presas pequenas de sangue frio?)

Voltamos para Fajardo para mais um programa ecológico. Final de tarde, início da noite, seguimos de caiaque, através de um canal no mangue (nós e uma galera!) para uma laguna onde se pode observar perfeitamente o fenômeno da bioluminiscência de plânctons. O caminho através do mangue quase escuro já foi incrível. Vinte minutos de remadas depois, entrar na laguna foi ainda mais legal. E aí, ver aquela água brilhando quando fazíamos qualquer movimento foi mágico. Pena que não podíamos nadar para não matar as pobres criaturinhas. Mas, mesmo de fora d'água, eles (os plânctons) já são um show. O próprio programa, ir de caiaque através de um mangue escuro, já vale o esforço.

Não satisfeitos ainda com o dia, ainda fomos celebrar num boteco na beira da praia (na verdade, marina) com música típica, três senhores de mais de 60 anos dando um show de música portorriquenha.

Boteco com música ao vivo em Fajardo - Porto Rico

Boteco com música ao vivo em Fajardo - Porto Rico


Saboreando um pastellito de cangrejo e outro de pollo e me refrescando com uma Medalla Lite, pensei que há algumas palavras em castellano que me gustan mucho. Uma delas é "naturaleza". Sob o embalo daquela música tão bem tocada e cantada, ainda ecoava em mim o show da naturaleza que eu tinha acabado de assistir. E no distante horizonte, se levantava uma lua cheia esplendorosa. Amém.

Porto Rico, Fajardo, Praia, trilha, El Yunque, cachoeira, Parque, Montanha

Veja todas as fotos do dia!

Não nos deixe falando sozinhos, comente!

Post anterior Cueva Clara, no parque Cuevas Del Rio Camuy, em Porto Rico

Para Baixo e Para Cima

Post seguinte Ana aproveitando a sombra para ler sobre USVI, em para de Luquillo - Porto Rico

De Volta à Praia

Blog da Ana Vista do parque El Yunque, em Porto Rico

El Yúnque e os vagalumes do mar

Comentários (2)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 03/05/2010 | 13:11 por Rodrigo

    Feliiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiipe
    Tudo bem com vc? E a Paula? E os filhos? Ainda sabe falar português?
    vamos nos manter em contato sim! Nós vamos passar duas vezes pelo Chile, nessa viagem. No norte, vamos passar daqui a um ano, mais ou menos. E no sul, incluindo Santiago, vamos passar em meados de 2012, naparte final da viagem. Em breve, quando o site estiver funcionando, vai haver um roteiro detalhado mostarndo datas e lugares que vamos passar
    Um abraço

  • 01/05/2010 | 22:57 por Felipe

    Rodriiiiigo, congratulations for your marriage! and your project is really amazing. I'll be following you through your site!

    When do you expect to be in Chile? let's keep in touch.
    Abracos!

    Felipe

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet