0 Phinalmente, Philadelphia... - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Phinalmente, Philadelphia...

Estados Unidos, New Jersey, Princeton Junction, Pennsylvania, Philadelphia

Philadelphia, em Pennsylvania, nos Estados Unidos

Já faz muito tempo nessa viagem que planejamos visitar Philadelphia. Nossa primeira ideia era ter estado na cidade antes de viajarmos para o Caribe, há dois meses. Não deu certo. Depois, planejamos ir antes de encontrarmos a Bebel, mas resolvemos ficar mais tempo em Nova York. Por último, pensamos em trazer a afilhada conosco, mas resolvemos seguir direto para a Nova Inglaterra. Realmente, estava difícil, mas jamais passou pela nossa cabeça não conhecer esse lugar onde eventos tão importantes se passaram na história americana. Enfim, hoje, “phinalmente”, chegou a hora de conhecer Philadelphia.

Arranha-céus de Philadelphia, em Pennsylvania, nos Estados Unidos

Para a nossa felicidade, tivemos a companhia do grande amigo Oscar, do site mauoscar.com, o mesmo que nos recebeu em sua casa no Delaware e que nos levou para conhecer Longwood Gardens, o mais incrível Jardim Botânico do país. A gente combinou de se encontrar no centro de Philly (como a cidade é conhecida para os íntimos) e passarmos o dia juntos. Além do amigo, ganhamos um guia, pois ele já é profundo conhecedor da cidade.

O movimentado e tradicional Reading Market, em Philadelphia, em Pennsylvania, nos Estados Unidos

O Oscar veio de carro do Delaware e nós, de Princeton Junction, da casa da minha prima. Chegamos lá ontem de noite, vindos da Casa do lago em Connecticut, onde passamos um inesquecível final de semana com a Bebel. Pois é, a Bebel agora se separou de nós. Ficou na casa da minha prima, onde começou hoje duas semanas de “summer camp”, numa das escolas da região. Para nós, sobrou um enorme vazio no banco de trás da Fiona. Vai ser duro nos acostumarmos com a falta dela. Mas ainda não foi a despedida final, pois hoje dormiremos de novo em Princeton Junction, assim como quando voltarmos das Bermudas, no dia 28. Pois é, vamos para as bermudas, mas isso é um outro assunto, para um outro post. O assunto agora é Philadelphia!

Com o Oscar, na City Hall de Philadelphia, em Pennsylvania, nos Estados Unidos

A cidade era a maior e mais importante da América Britânica, por volta de 1750, principalmente devido ao porto movimentado. Até por isso, foi aí que se reuniram os representantes das 13 colônias inglesas em 1775, no Segundo Congresso Continental, que acabou por redigir a Declaração de Independência do país, em Julho de 1776. Não só isso, o Congresso também definiu a estratégia de guerra, nomeou generais e diplomatas e formou um governo revolucionário. Todos esses encontros foram feitos no prédio que hoje é conhecido como Independence Hall, retratado na imagem que aparece na nota de 100 dólares.

Visitando Philadelphia, na Pennsylvania, nos Estados Unidos. Ao fundo, o famoso Museu de Artes da cidade

Vencida a guerra pela independência, foi novamente em Philadelphia e no mesmo Independence Hall que se reuniram delegados de todo o país para redigir o mais importante documento dos Estados Unidos, a sua Constituição, em 1787. Enfim, visitar esse prédio hoje é um verdadeiro mergulho na história. Os salões onde eram feitos os encontros e as discussões são mantidos da mesma maneira que eram na época, inclusive os objetos sobre as mesas, como livros e penas para escrever. Tudo para ajudar a “manter o clima”. Para quem quer conhecer de verdade o país, essa é uma visita obrigatória.

Em dia de muito sol, visita à Philadelphia, na Pennsylvania, nos Estados Unidos

No século seguinte, Philly se industrializou rapidamente, atraindo milhares de imigrantes europeus, notadamente italianos e irlandeses, para trabalhar em suas fábricas têxteis. Outra importante corrente migratória foi a de negros vindos do sul do país, tanto na época da Guerra Civil como durante o período de lutas dos direitos civis, já na segunda metade do séc XX. Tudo isso transformou a cidade num caldeirão de culturas, com diversas vizinhanças distintas, tensão racial e em constante ebulição artística.

Admirando a maior tela de LCD dos EUA, no prédio da Comcast, em Philadelphia, na Pennsylvania, nos Estados Unidos

Nossa visita à cidade, depois de encontrarmos o Oscar (viva os telefones celulares!), foi ao Reading Market, um dos mais famosos e importantes mercados dos Estados Unidos. Sempre muito movimentado, mas bem organizado para os nossos padrões de mercados municipais latinos. Só foi uma pena que hoje seja segunda-feira e todas as bancas dos Amishes estarem fechadas. Suas lojas são, exatamente, a parte mais pitoresca do mercado. Quase na hora do almoço, enormes filas se formavam nas bancas que vendem o famoso “Cheese Steak”, o famoso sanduíche de Philadelphia. Nós deixamos para prová-los mais tarde, nas duas lanchonetes mais tradicionais para esse sanduíche, em outro bairro de Philly.

Prédio da City Hall de Philadelphia, na Pennsylvania, nos Estados Unidos

Antes disso, fomos visitar o imponente prédio do City Hall (a prefeitura). A torre do prédio era o ponto mais alto da cidade até a década de 80, quando uma nova lei autorizou que se fizesse prédios mais altos. Visitar o alto da torre é um dos programas mais concorridos de Philly e nós conseguimos reservar um lugar para nós para o fim da tarde. Feito isso, demos a volta no prédio até a enorme avenida que liga o City Hall a outro dos mais importantes prédios da cidade, o Museu de Belas Artes, com suas famosas escadarias imortalizadas no filme Rocky, com um Sylvester Stallone ainda bem novinho e sem botox, na década de 70. São mais de 2 km de distância entre os dois prédios e nós deixamos essa visita para a hora de irmos embora, já de carro.

Nossa guia nos mostra quadro no Independence Hall, em Philadelphia, na Pennsylvania, nos Estados Unidos

Fizemos isso porque estávamos com o tempo corrido para visitar o Independence Hall. O Oscar tinha pego convites para nós, mais cedo, com horário marcado. Fomos caminhando para lá através dos belo centro histórico da cidade. No caminho, graças ao nosso “guia”, duas paradas muito interessantes: primeiro, no prédio da Comcast, em cujo saguão está uma das maiores telas de LCD do mundo. É um barato ficar ali, observando as imagens perfeitas que se formam na enorme superfície. A segunda parada foi no suntuoso prédio da Macy’s, em cujo interior está o maior órgão do país, já centenário. Ele foi instalado pelo antigo proprietário, John Wanamaker, fundador da primeira loja de departamentos da cidade e amante da música. Muito legal!

Mesas com objetos da época da declaração de independência, no Independence Hall, em Philadelphia, na Pennsylvania, nos Estados Unidos

Dali seguimos para nossa visita agendada no Independence Hall, onde uma guia vai nos explicando os detalhes dos principais eventos e reuniões aqui ocorridos. Imaginar Washington, Franklin, Adams, entre outros, todos juntos nessas reuniões... deve ter sido fantástico. Que bom seria se pudéssemos ser uma mosquinha com capacidade de viajar pelo tempo...

O prédio do Independence Hall, retratado na nota de 100 dólares, em Philadelphia, na Pennsylvania, nos Estados Unidos

Acabado o tour, o Oscar se ofereceu de voltar para o centro para pegar o seu carro enquanto nós ficávamos por ali, fotografando. Dez minutos mais tarde, ele já passava por ali, motorizado, e juntos seguimos para o sul da cidade, onde estão o Pat’s e o Geno’s, duas lanchonetes, uma bem em frente a outra, rivais há mais de meio século na venda do famoso Cheese Steak.

O mais tradicional restaurante de Chesse Steak em Philadelphia, na Pennsylvania, nos Estados Unidos

Famoso restaurante de Cheese Steak em Philadelphia, em Pennsylvania, nos Estados Unidos

Para fazer justiça, resolvemos experimentar o sanduíche das duas. Primeiro na Pat’s, a mais antiga, depois na Geno’s e, por fim, para desempatar, outro na Pat’s. Não, não comemos três sanduíches cada um! Comprávamos uma sanduíche de cada vez, dividido em três partes, hehehe. Muito gostoso, todos eles. Mas o Oscar falou, puxando a sardinha para o estado dele, disse que o melhor Cheese Steak do país está no Delaware. No que concorda o vice-presidente americano, um dos fãs do tal sanduíche. Eu, mais tradicionalista, fiquei muito feliz com esses que comemos por aqui, justamente no local onde foram criados.

Comendo um delicioso Cheese Steak em Philadelphia, na Pennsylvania, nos Estados Unidos

Ainda deu tempo de passarmos rapidamente na Little Italy, um dos bairros mais tradicionais da cidade, muito bem caracterizado no filme do Rocky. Hoje, segundo o Oscar, o bairro já não é mais aquele, cada vez mais hispânico e menos italiano. Mesmo assim, ainda achamos algumas lojas bem típicas, cheias de produtos vindos diretamente da bota italiana.

Little Italy de Philadelphia, na Pennsylvania, nos Estados Unidos

No carro do Oscar, pelas ruas de Philadelphia, na Pennsylvania, nos Estados Unidos

O Oscar nos levou até o City Hall, onde nos despedimos. Só tínhamos duas entradas e o Oscar, como já havia estado lá encima outras vezes, falou para nós irmos. Obrigado, mais uma vez, ao grande amigo, não só pela companhia aqui em Philly, mas por nos receber tão bem lá no Delaware. Esperamos em breve poder encontrá-lo novamente (e o Maurício também!), na América ou em outro lugar desse mundão!

Visita à torre do City Hall de Philadelphia, na Pennsylvania, nos Estados Unidos

Subimos, então, no estreito elevador que só leva 4 pessoas para um passeio na varanda da torre, lá encima. Uma vista magnífica da cidade e do museu ao longe, nossa última parada na cidade no dia de hoje. Antes de seguirmos para lá, ainda demos uma outra passada no mercado. Tínhamos de experimentar o mais antigo sorvete da cidade, com mais de 150 anos de história, além de beber uma cerveja gelada, só observando o movimento do Reading Market.

Sorvete com 150 anos de história, no Reading Market de Philadelphia, na Pennsylvania, nos Estados Unidos

Cerveja gelada no famoso mercado de Philadelphia, em Pennsylvania - Estados Unidos

Depois, a borda da Fiona, seguimos ao museu de Belas Artes. Nenhuma visita à cidade estará completa sem subir correndo aquelas escadarias. O próprio museu também é incrível, um dos mais famosos do país. Mas hoje, segunda, dia internacional das folgas em museus, estava fechado. Ficamos então, só na escadaria mesmo. No fim de tarde, vários moradores locais fazendo seu cooper e dezenas de turistas imitando os passos do lutador de boxe fictício. Entre eles, vários brasileiros. Tão importante foi o filme (e aquela cena) para a cidade que até uma estátua do Rocky foi feita, aos pés da escadaria. Um dos lugares preferidos para fotos.

Subindo correndo a escadaria do Rocky, no Museu de Belas Artes de Philadelphia, em Pennsylvania, nos Estados Unidos

A estátua do Rocky (Sylvester Stallone), no Museu de Belas Artes de Philadelphia, na Pennsylvania, nos Estados Unidos

Hora de voltar para casa (já consideramos a casa da Anita como a “nossa” casa nos EUA, hehehe). Valeu a espera por conhecer essa marcante cidade. De noite, antes de dormir, ainda fui encontrar no youtube a famosa cena de Rocky Balboa correndo pelas ruas de Little Italy e terminando nas escadarias do museu. A cena é de uma breguice deliciosa! Agora que passamos por estes lugares, fica ainda mais gostoso rever esse “clássico”, hehehe.

Estados Unidos, New Jersey, Princeton Junction, Pennsylvania, Philadelphia, história, Rocky

Post anterior Hora do mergulho na lago em Lakeville, estado de Connecticut, nos Estados Unidos

A casa do Lago

Post seguinte Chegando á Bermuda, em pleno Oceano Atlântico

Viajando para as Bermudas

Blog da Ana O famoso museu de Belas Artes de Philadelphia, em Pennsylvania, nos Estados Unidos