0 Em Teresina - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Em Teresina - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Em Teresina

Brasil, Piauí, Teresina

Monumento no encontro dos rios, em Teresina - PI

Monumento no encontro dos rios, em Teresina - PI


Depois da balada de ontem, difícil foi sair da cama. O horário limite do café da manhã do hotel foi um bom estímulo mas o ar condicionado do quarto também foi um estímulo para que voltássemos. Enfim, demorou para colocarmos o pé para fora do hotel...

Mas conseguimos! E fomos direto para uma das maiores atrações turísticas da cidade, o encontro dos rios Poty e Parnaíba. Suas águas tem cores diferentes e a mistura demora a acontecer. Não chega a ser aquele espetáculo lá de Manaus, encontro do Solimões com o Negro, mas não deixa de ter seu encanto.

Encontro dos rios Parnaíba e Poty, em Teresina - PI

Encontro dos rios Parnaíba e Poty, em Teresina - PI


Bem neste lugar está ancorado um barco transformado em restaurante. É conhecido como o "Restaurante Flutuante" e serve, claro, comida própria do rio. O bolinho de peixe estava uma delícia! Logo na primeira mordida a Ana exclamou: "Nossa! Esse é de peixe mesmo! Não aquela coisa que comemos por aí..." Ficamos ali, admirando o movimento, vendo as águas passarem e lendo um pouco sobre a história da cidade.

Almoço no Restaurante Flutuante, em Teresina - PI

Almoço no Restaurante Flutuante, em Teresina - PI


Teresina foi a primeira cidade planejada do Brasil, fundada na metade do séc XIX. Nasceu para ser a nova capital, no lugar da histórica Oeiras. Seu nome é uma homenagem à esposa de D. Pedro II, Tereza Cristina. A cidade não tem um centro compacto, floresta de prédios. Ao contrário, é bem espalhada ao longo dos dois rios que agora víamos.

O Restaurante Flutuante, em Teresina - PI

O Restaurante Flutuante, em Teresina - PI


Por estar longe do litoral e sem grandes belezas naturais, Teresina nunca teve grande vocação para o turismo recreacional. Ao contrário, especializou-se no "turismo de negócios". E também transformou-se num centro de excelência médico regional. Nosso hotel, por exemplo, era bem no meio de uma área cheia de hospitais, clínicas especializadas e muitas, muitas farmácias!

A vantagem disso é que temos um povo bem mais autêntico que nas outras capitais nordestinas. Não estão ali para nos agradar ou vender mercadorias ou passeios de bugue com emoção. Estão ali vivendo suas vidas, seu dia-a-dia normal. De alguma maneira, isso os torna mais verdadeiros. Trataram-me como um igual e não como um turista. Bem, isso foi no meu caso. Já a Ana, uma loira de 1,80... acho que chamava mais a atenção. Mas também não era tratada como turista. Era como se fosse uma extra-terrestre. Hehehehe

Artesanato em Teresina - PI

Artesanato em Teresina - PI


Do restaurante seguimos para a Floresta Petrificada, um conjunto de fósseis de árvores com quase 200 milhões de anos. Fica ao lado do rio Poty, bem perto do shopping Teresina. Ficamos meio decepcionados com a infraestrutura do lugar. Uma atração dessa tinha de ser mais valorizada! Com algum custo, achamos algumas das árvores e tiramos fotos. Mas, painéis informativos, não achamos nenhum. Será que não fomos no lugar certo?

A Floresta Petrificada, em Teresina - PI

A Floresta Petrificada, em Teresina - PI


Por fim, ninguém é de ferro e pegamos um cineminha no shopping. Um pouco da vida local não faz mal a ninguém! De lá para o hotel e para nossa deliciosa caminha com ar condicionado. Amanhã, temos longa viagem para Parnaíba, com passagens pelos campos do Jenipapo e pela cachoeira do Urubu. Em Teresina, só foi pena não termos conhecido o "Nós e Elis". Não foi culpa nossa, entretanto. Este é o nome de um bar que marcou época na cidade, nas décadas de 80 e 90. A Ana devorou um livro sobre ele e era como se nós o conhecêssemos.. Sabe aquele lugar que morremos de saudade sem nunca termos conhecido? Pois é... Vai continuar assim. No seu lugar e em sua homenagem, a gente se divertiu no Planeta Diário. Bem, é assim que funciona. Bares vem e vão. E nós também. Viemos, e amanhã, vamos.

Caminhando em parque de Teresina - PI

Caminhando em parque de Teresina - PI

Brasil, Piauí, Teresina,

Veja todas as fotos do dia!

Não nos deixe falando sozinhos, comente!

Post anterior A famosa Pedra da Tartaruga, no Parque Nacional de Sete Cidades - PI

Sete Cidades e a 15a Capital

Post seguinte Observando a Cachoeira do Urubu bem de perto, entre os municípios de Batalha e Esperantina - PI

Jenipapo e Urubu

Blog da Ana Dedicatória de Joca Oeiras no livro que organizou

Nós & Elis, a gente era feliz - e sabia.

Comentários (3)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 04/08/2012 | 20:13 por mary oliveira

    Adoro Teresina Piauí.Valeu cidade do meu coração!!!

    Resposta:
    Oi Mary

    Nós também adoramos Teresina! Foi uma ótima surpresa para nós! Tínhamos lido um livro ambientado na cidade e foi super legal vê-la com os próprios olhos

    Abs

  • 09/02/2011 | 10:47 por suzana gabriela

    Nunca imaginei que iria conhecer Teresina!


    Adorei!!!

    bjs

    Resposta:
    É meio fora de mão, mas adoramos ter ido lá! A noite no Planeta Diário foi ótima! E o bolinho de peixe no restaurante flutuante, hmmmmmm!
    Bjs

  • 08/02/2011 | 22:38 por clenilça alves da silva(cleo)

    Olá boa noite Rodrigo,que maxímo essa viagem de você cara ,chego em casa logo depois vou viajar !!!!kkkkkkkkkrisrisrs o bom de tudo isso são as informaçoes passada por vocês assim de um jeito que da um vontade louca de viajar ,que DEUS abençoe os camihno desse lindo casal .

    Resposta:
    Oi Clenilça
    Isso é o que mais queremos, fazendo os blogs: fazer as pessoas viajarem pelo nosso país e continente. Vale à pena!
    Abs

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet