0 Com os Próprios Pés - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Com os Próprios Pés

Brasil, Rio Grande Do Norte, Galinhos

Caminhando para as dunas de Galos, na região de Galinhos - RN

Galinhos é um daqueles lugares onde o tempo parece não passar. Ou melhor, passa sim, mas nada parece mudar. Ruas de areia, charretes vagarosas puxadas por burros, crianças brincam no rio, pessoas mais velhas conversam em frente às suas casas. O sol nasce e se põe, a maré enche e seca, um turista chega e o outro vai embora, as pessoas envelhecem. Vida simples...

Rua de areia em Galinhos - RN

O "progresso" chegou sob a forma de bugues. Não são muitos não. Um punhado. Logo que nos vêem, forasteiros, vem nos oferecer passeios. Mas deram azar. Inspirados pela calma da vila, resolvemos fazer tudo com nossos próprios pés, respeitando, admirando e aproveitando o sol, o vento e as marés. Ontem, caminhamos para oeste, até o farol. Hoje foi a vez de uma caminhada mais longa, para leste, até uma vila menor ainda, chamada Galos e para um belo campo de dunas na mesma direção, mas ainda mais longe, conhecido como Capim.

Caminhando de Galinhos à Galos, litoral do Rio Grande do Norte

Galos, Galinhos, todos esses nomes vem do peixe-galo, muito abundante nos mares daqui. E foi acompanhando este marzão pela praia, sol na cabeça e vento a nos refrescar que caminhamos os quase 5 qiolômetros até Galos. Caminhada gostosa, não fosse pela maré alta, já que nos atrasamos para partir. Mas, no espírito da tranquilidade e paciência do local, devagarzinho chegamos. Aí, primeiro um banho de mar para nos recompensar, depois um banho de rio para nos premiar e, finalmente, uma almoção para nos enfastear. Galos fica na mesma estreita e comprida península que Galinhos. De um lado, o mar, do outro um rio que, dependendo da maré, quase vira um braço de mar. Entre eles, uns 300 metros de areia, na forma de dunas, ruas ou restingas. Assim, é fácil transitar entre ambos.

Mergulhando do pier no rio, em Galos, região de Galinhos - RN

Depois da digestão, seguimos em frente, mais uns três quilômetros, até estarmos no meio de um magnífico campo de dunas. Ali, ficamos admirando o sol que se punha de um lado, a lua cheia que nascia do outro, o mar agitado verde-esmeralda de um lado, o rio tranquilo do outro e, no meio de tudo isso, o vento incessante a brincar de modelar e remodelar dezenas de dunas que se encaixam umas nas outras, se engolem aqui e ali, nascem, crescem e morrem. Enfim, um verdadeiro espetáculo da natureza, em seu estado bruto. Abençoados fomos de estar ali, naquele momento. Não exatamente pelo "momento", que ocorre uma vez por mês (por causa da lua! Pelo sol, seria todo dia!), há zilhões de anos, mas "por estar ali". Na essência, é isso que nos faz viajar, o "estar ali".

Observando as dunas de Galos, na região de Galinhos - RN

Bem, e ali ficamos, aproveitando cada segundo do cenário grandioso. Aí, já sob o forte luar e o frescor da noite, voltamos para Galos. Um banho no chuveiro do restaurante nos tirou as duas toneladas de areia que as dunas tinham colocado sobre nós, tentando nos transformar numa delas. Renovados, aproveitando a maré bem baixa, agradecemos a carona gentilmente oferecida por um bugueiro e voltamos caminhando pela praia, dessa vez com o vento a nos empurrar. Uma hora de caminhada, com direito a paradas para admirar o luar refletido no mar e já estávamos de volta à Galinhos.

No meio das dunas de Galos, na região de Galinhos - RN

Felizes de ter feito tucom com os pés, no tempo necessário para poder saborear cada momento que esse dia nos trouxe. Amém!