0 Vila Velha, Furnas e Lagoa Dourada. - Blog da Ana - 1000 dias

Vila Velha, Furnas e Lagoa Dourada. - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Vila Velha, Furnas e Lagoa Dourada.

Brasil, Paraná, Ponta Grossa

A Taça, símbolo do Parque de Vila Velha, no Paraná

A Taça, símbolo do Parque de Vila Velha, no Paraná


O Parque Estadual de Vila Velha fica a mais ou menos 100km de Curitiba em direção a Ponta Grossa. É composto basicamente por três atrações: os Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada. Antes cada atração era separada e você devia acessá-las de carro, hoje o próprio parque fornece transporte entre as 3 atrações, guias e infra-estrutura.

Formações rochosas no arenito de Vila Velha - Paraná

Formações rochosas no arenito de Vila Velha - Paraná


Os Arenitos foram esculpidos há milhões de anos pela natureza e lá você encontra formas como uma garrafa de Coca-Cola, a Bota, a famosa Taça, o Índio, a Proa de Navio e quantas mais a sua imaginação permitir. As Furnas são maravilhosas, formações parecidas com os Blue Holes que vimos lá nas Bahamas, será que foram formados da mesma forma? Embora hoje o mar esteja a quilômetros de distância, ali um dia já foi mar. As furnas datam de mais de 500 milhões de anos e foram formadas pela ação das chuvas e lençóis freáticos sobre o arenito fraturado. As águas foram cavando esse buraco no subsolo, até que a sua cobertura desabou, abrindo esta paisagem maravilhosa!

Visão da Furna I, em Vila Velha - Paraná

Visão da Furna I, em Vila Velha - Paraná


Visão da Furna I, em Vila Velha - Paraná

Visão da Furna I, em Vila Velha - Paraná


A Lagoa Dourada é a quinta Furna, que recebe os sedimentos das primeiras furnas através das fraturas e foi ficando mais rasa. Eu sempre achei que eram túneis que as interligavam, mas não, só a própria permeabilidade da rocha já foi suficiente para em milhões de anos esta furna se tornar uma lagoa. A Ana, guia local, nos contou que foi feito um teste: jogaram corante na furna 1 e este levou 15 dias para chegar até a lagoa. Já imaginaram quanto tempo foi necessário para ela virar lagoa? Ela também tem ligação com outros dois rios, através do canal, por isso além de peixes ela tem recebido sedimentos e inundações que chegam a mais de um metro de altura, cobrindo a trilha e o deck. O processo de assoriação continua, portanto a tendência é que nas próximas décadas ela seque por completo.

Lagoa Dourada, em Vila Velha - Paraná

Lagoa Dourada, em Vila Velha - Paraná


A maioria dos curitibanos já conhece este parque desde pequeno, pois é um dos destinos preferidos das escolas para atividades extraclasses. O Parque foi todo reformado, possui uma estrutura completa para recepção dos turistas, vídeo explicativo sobre as formações. Ficamos impressionados com a estrutura, que por um lado tira todo o ar de aventura, mas por outro conserva e mantém a beleza natural e espécies nativas.

Recebendo informações sobre a formação das Furnas, em Vila Velha - Paraná

Recebendo informações sobre a formação das Furnas, em Vila Velha - Paraná


O Rodrigo ainda não conhecia, mas a Ana, curitibana da gema, já havia visitado o parque em diversas épocas. Subia nos arenitos, caminhava pela mata cheia de quatis e adorava a Gruta da Pedra Suspensa. Hoje nada disso pode ser feito, a Gruta é área de reprodução dos Andoriões. Os Arenitos estão isolados, já que vários turistas vândalos não se contentavam apenas em subir para tirar uma foto e pichavam seus nomes destruindo as paredes de arenito esculpidas pela natureza a milhões de anos. O restaurante que ficava na base dos Arenitos foi fechado, pois despejava seu esgoto direto no riacho que passa por ali. O IAP está fazendo um belo trabalho para conservar o parque e torná-lo acessível a todos, principalmente às espécies nativas.

Miniatura de Orquídea na Lagoa Dourada, em Vilha Velha - Paraná

Miniatura de Orquídea na Lagoa Dourada, em Vilha Velha - Paraná

Brasil, Paraná, Ponta Grossa, trilha, Parque Estadual, Vila Velha, Furnas, Lagoa Dourada

Veja todas as fotos do dia!

A nossa viagem fica melhor ainda se você participar. Comente!

Post anterior Visita ao Bosque do Alemão, em Curitiba

Refúgios urbanos

Post seguinte Bagunça no nosso quarto em Curitiba

Just Checking

Comentários (5)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 17/09/2015 | 10:04 por heidy Aerts

    Olá, gostaria de ir em julho com as crianças e depois para Foz do Iguaçu. Um dia é suficiente para ver tudo no Parque de Vila Velha?

  • 25/02/2015 | 15:24 por Meire

    Boa tarde!

    Estive nas furnas e na Lagoa Dourada para uma única visita, tentei voltar algumas vezes com meus filhos, mas não encontrei o acesso que havíamos usado na época! É possível as visitações ainda? Obrigada.

    Atenciosamente
    Meire Gotardelo

  • 08/08/2011 | 12:57 por osmar

    gostaria de visitar o parque,quais os valores de entrada ou não paga,gostaria tambem de saber quanto ta em media um dia de hotel em vilha velha...

    Resposta:
    Olá Osmar. Vila Velha não possui hotel, a cidade mais próxima é Ponta Grossa. Se onde vc vai sair? Se for de Curitiba pode fazer um bate e volta. Os valores do parque vc pode achar no site, se for em final de semana vale chegar cedo ou agendar, pois fica lotado e os passeios tem horário e acompanhamento obrigatório de guias. Dá uma olhada no site, está tudo lá http://www.pg.pr.gov.br/parque-estadual-vila-velha. Beijos e bom passeio!

  • 28/10/2010 | 00:17 por Marcelle

    Ana,

    Sabe me dizer se é preciso fazer reserva para conhecer o parque, as furnas e a lagoa dourada? Gostaria de ir no feriado...

    Obrigada,
    Marcelle

    Resposta:
    Olá Marcelle!

    A princípio não precisa de reserva nao, mas como eh um feriado acho que valeria a pena você ligar lá, um avez que o parque recebe um numero muito grande de visitas e os passeios tem numero de pessoas limitados. Assim pelo menos vc garante que não terá que ficar esperando muito tempo pela sua vez.

    Aproveite o passeio, vale a pena!
    Bjs
    Ana

  • 30/08/2010 | 07:21 por karine

    fotos emcrivel

    Resposta:
    Obrigada Karine!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet