0 Travessia Colón-Cartagena - Blog da Ana - 1000 dias

Travessia Colón-Cartagena - Blog da Ana - 1000 dias

Travessia Colón-Cartagena

Panamá, Colón, Cidade do Panamá

A Fiona e seu companheiro de conteiner na viagem para a Colômbia (no porto de Colón, no Panamá)

Hoje terminamos uma grande etapa da viagem, deixamos o Caribe para trás depois de ter passado por todas os seus 31 países e territórios, em 168 dias em 6 diferentes etapas de viagem. Fechamos com chave-de-ouro conhecendo o mais pobre e intrigante país caribenho, o Haiti, e um dos mais turísticos República Dominicana. Ao mesmo tempo estamos prestes a despedir-nos de outra etapa dos 1000dias, quando deixaremos esse pedacinho sul da América do Norte conhecido como América Central, depois de 1 ano e 6 meses por essas terras ao norte do equador. Mas antes precisamos passar pelas burocracias que nos deixaram chegar até aqui e fazer a travessia da Fiona entre Panamá e Colômbia, desviando por mar o Tapón de Darién, o único trecho em que a Carretera Panamericana não pôde ser construída.

Skyline da Cidade do Panamá, a capital do país

Há mais de um mês estamos em contato com Tea, a agente aduaneira panamenha que tem orientado viajantes nestes trâmites há anos. E você sabe como é, um indica para outro, que indica para outro e no buzz a Tea acaba tendo quase um monopólio deste interessante nicho de mercado. O que é ainda mais interessante é que por alguns motivos práticos, o envio do carro por Ro-Ro (carga solta) aqui do Panamá para Colômbia é mais complicado que de lá para cá. São menos navios disponíveis e, se entendi bem, menos interesse dos agentes portuários e das navieras de abrir este mercado. Isso é um problema se você está sozinho, pois o custo do envio em Ro-Ro (US$ 900,00*) é menor que o envio de um carro sozinho em um container pequeno (US$1.400,00*). Enfim, envio por Ro-Ro (sigla para Roll-in, Roll-out) é possível, mas você precisará de mais tempo, paciência e uma dose de sorte para conseguir.

Entrando no contéiner em direção à Colômbia! (no porto de Colón, no Panamá)

A outra saída, procurada pela maioria dos viajantes, é compartilhar um container com outro viajante no mesmo trajeto. O valor total é de US$ 1.800,00*, que viram 900,00 por carro, como o Ro-Ro e muito mais seguro, pois uma vez dentro do container, ninguém toca no carro até você retirá-lo em Cartagena. Aí vem a pergunta, como vamos descobrir um viajante que esteja precisando enviar o carro na mesma data que você? Existem algumas formas, uma delas é via comunidades na internet, como a Red de Viajeros no facebook ou o site Africa Overland. Mas o jeito mais fácil mesmo é direto na fonte, no gargalo, com o agente aduaneiro. São poucas companhias que fazem este trâmite e as mais conhecidas pelos viajantes são a Evergreen e a Sea World.

O companheiro de viagem da Fiona, no porto de Colón, no Panamá

A Tea opera pela Evergreen e por já ter trabalhado com muitos overlanders é um dos melhores gargalos. Nas últimas três semanas estávamos achando que não teríamos outra forma de enviar o carro, senão sozinhos, eis que na última semana nos veio a grande notícia, vamos compartir um container!

Os casais se despedem de seus carros embarcados no contéiner, no porto de Colón, no Panamá

Tina e Marco são um casal de suíços que está viajando há 6 meses pela América Latina. Eles saíram da Califórnia, onde compraram Bode, sua Toyota Land Cruiser 1986 e estão descendo pela Panamericana até o Ushuaia. Eles ainda não decidiram o que farão depois, estão viajando com tempo livre e ao sabor do vento. Insistimos para que cheguem até o Brasil, está na hora de sermos incluídos nos roteiros dos overlanders! São raros os viajantes que incluem o Brasil na rota, seja pelo preço, língua, violência ou simplesmente por que nem pensam na hipótese, já que a Estrada Pan-americana faz apenas a rota do Pacífico. E quem diria que a bichinha foi desenhada, aberta e percorrida pela primeira vez por um grupo de brasileiros?

A POnte das Americas, sobre o Canal do Panamá, na Cidade do Panamá, a capital do país

A aventura de Tina e Marco pode não parar por aí, dependendo de como estiverem suas economias eles ainda planejam cruzar o carro para a África do Sul e continuar a aventura pelo continente africano. Que maravilha!

Vamos à sequência de fatos e burocracias que se seguiu:

Quarta-feira, 08 de Maio de 2013

Recuperando a Fiona no Bond (Porto Seco) na Cidade do Panamá, a capital do país

Retornamos de Santo Domingo para começar os trâmites de envio do carro. Nós, porém, tínhamos ainda outras burocracias para lidar. Enquanto fomos para a República Dominicana e o Haiti, a Fiona ficou estacionada em um porto seco, o Bond Kinte. Retiramos o carro pela manhã, após idas e vindas com papéis, pagamentos e liberações aduaneiras tínhamos a Fiona nas nossas mãos e estávamos prontos para os próximos passos rumo ao Puerto de Manzanillo.

Depois de 3 semanas, lá está a Fiona, no Bond (Porto Seco) na Cidade do Panamá, a capital do país

As burocracias do carro devem começar amanhã, então tivemos a tarde livre para ir almoçar no AllBrook Mall e ainda pegamos um cineminha, coisa rara nesses 1000dias. O filme foi o Mentes Poderosas com o Robert De Niro e a Sigourney Weaver, eu adorei! Sem contar que nas quartas-feiras a sessão sai por 2 dólares por pessoa, maravilha.

Quinta-feira, 09 de Maio de 2013

O Casco Antiguo na Cidade do Panamá, a capital do país

Esta seria a data para a inspeção veicular na DIJ, que é tipo um departamento de trânsito e inspeções dentro da Polícia Nacional. Um dia antes recebemos a informação de que o DIJ estaria fechado para inspeções na quinta-feira por motivo de um treinamento. Só poderíamos fazer a inspeção no dia seguinte, o que atrasaria uma semana o envio do carro. Porquê? O papel da inspeção sai apenas na tarde do mesmo dia, depois das 15h, e aí já não há tempo hábil para ir até Colón antes da Aduana fechar. (O horário de fechamento da aduana em Colón é as 16h, segundo nos informaram.)

Ruínas de igreja no Casco Antiguo, na Cidade do Panamá, a capital do país

Sem inspeção, não nos restou opção senão trabalhar nos nossos amados blogs pela manhã, resolver a problemática da nossa ida à Cartagena e pegar um final de tarde com bastante vento caminhando do centro até o Casco Antíguo pela Costeira.

De volta à Cidade do Panamá, a capital do país

O Casco Antíguo está passando por uma imensa reforma e restauração das casas antigas. Ao redor dele está sendo construída mais uma via, em uma causeway sobre o mar. As reformas tiram um pouco do charme e da vida do lugar, mas ainda conseguimos encontrar as feirinhas dos Kunas Awala cheias de mola-molas e um restaurante bem gostoso em frente à praça central para tomar uma taça de vinho e jantarmos bien rico!

Venda de Molamola no Casco Antiguo, na Cidade do Panamá, a capital do país

Degustando um vinho em frente à Catedral, na principal praça do Casco Antiguo, na Cidade do Panamá, a capital do país

A nossa viagem de Ciudad do Panamá para Cartagena estava planejada via Puerto Obaldía (vôo pela Panamá Air) e depois de barco até Sapzurro, já na Colômbia, engatando uma sequência de barcos para Capurganá e Turbo de onde poderíamos pegar um ônibus público ou uma van contratada para nos levar até Cartagena. Este litoral é belíssimo e muito isolado, por isso estava como nossa prioridade de roteiro. Porém com as incertezas do embarque da Fiona no porto não compramos antes a passagem de avião pela Panamá Air e acabamos ficando sem passagem. O avião é pequeno e as passagens se esgotam muito rápido. Tina e Marco compraram uma semana antes e com a mudança de data acabaram perdendo e pagaram uma multa pelo reembolso. Assim eles decidiram fazer a travessia de barco por San Blás, enquanto nós, que tínhamos sido obrigados a comprar uma passagem e avião Ciudad do Panamá/Cartagena para embarcar em Santo Domingo, agora decidimos ao invés de ressarci-la, trocá-la para uma passagem a Cartagena via San Andres, no caribe colombiano. Como diriam minhas ex-chefes na Dez: “Vamos fazer deste limão uma limonada!” =)

Sexta-feira, 10 de Maio de 2013

Às 8h da manhã finalmente conhecemos pessoalmente Tina e Marco no estacionamento da Marina Balboa. A Marina é um ótimo camping para os overlanders na cidade, tem um grande estacionamento, oferece as instalações de banho e internet gratuitamente. Acabamos tendo a má notícia que há duas noites eles foram assaltados. A sorte é que não teve arma nem nada, foi na malandragem mesmo. Enquanto dois chegaram para conversar com eles, muito simpáticos, o terceiro malaco estava roubando a câmera e todo o dinheiro que eles tinham acabado de sacar. Sacanagem!

Encontro com os suiços Tina e Marco, que vão dividir o conteiner para a Colômbia conosco (na Cidade do Panamá, a capital do país)

Lá na marina encontramos a Amy, filha de Tea, que nos acompanhou no processo do DIJ, no centro da cidade. Depois de esperarmos quase uma hora para os motores esfriarem, o inspetor do DIJ veio, olhou o carro, conferiu o VIN e em 10 minutos nos liberou. As 14h voltamos para buscar o papel no mesmo local e ajudamos Tina e Marco a começar o processo do boletim de ocorrência na Polícia Nacional. A propósito, eles tem até tradutor oficial lá para este tipo de caso, tiraram as digitais do carro e tudo, profissional a coisa.

Com os suiços Tina e Marco, na Aduana em Colón, no Panamá

Enquanto eles ficaram 4 horas fazendo o B.O., nós fomos ao aeroporto nacional garantir se não havia mesmo chance de voarmos para Puerto Obaldia e com a negativa, seguimos para o Albrook Mall, onde há uma loja da Copa Airlines, para trocar as passagens e fazer o caminho a Cartagena via San Andres. E já que estamos aqui, por que não nos rendermos a mais um cineminha? A sessão de hoje foi “Homem de Ferro III”, ação e fantasia do Universo Marvel, muito bom!
Sábado e Domingo, 11 e 12 de Maio de 2013

Nas ruas da Cidade do Panamá, ensaio para a festa da independência do país

Dois dias de descanso e trabalho nos blogs. Ficamos no hotel, tomamos um banho de piscina com vista para a cidade e o Pacífico e jantamos em um boteco “copo sujo” da nossa vizinhança do centro panamenho. No domingo aproveitamos o final de tarde para arrumar a nossa bagunça na Fiona, reorganizamos tudo dentro dela e ainda pegamos uma batucada à noite. O pessoal vinha à toda descendo a Avenida Peru, treinando para a marcha de independência que acontece todo setembro. Um show!

Segunda-feira, 13 de Maio de 2013

Chegando ao porto de Colón, no Panamá

Finalmente chegou o grande dia: o dia de embarcarmos a Fiona! Viajamos logo cedo para Colón, encontramos Tina e Marco escovando os dentes, como sempre, com seu carro Bode (leia-se Boudi), no estacionamento da Plaza Millenium e logo chegou Luis. Luis nos acompanhou em todo o procedimento, revisando as cópias de documentação necessárias, indo até a aduana para dar saída nos veículos e depois, na entrada ao Terminal de Cargas de Colón – TCC, para colocarmos Fiona e Bode dentro do container da Evergreen. Foi perfeito, demora um pouco, mas com paciência tudo dá certo.

Entrando no contéiner em direção à Colômbia! (no porto de Colón, no Panamá)

Eu estava tentada a ir à Zona Livre em Colón, para achar uns eletrônicos, mas as burocracias de enviar o material ao aeroporto internacional, etc, nos fizeram desistir e resolvemos ir logo embora dessa cidade feiosa. Do TCC pegamos um táxi ao terminal de ônibus de Colón, onde subimos em um ônibus com ar condicionado e até um filminho sobre a vida dos chimpanzés, bem interessante. 1 hora depois estávamos na Ciudad de Panamá no terminal de ônibus que é aonde? No Albrook Mall! Sim, tudo gira em torno deste shopping. Procuramos as coisas que eu queria comprar na Zona Livre, acessórios da Go Pro e para a Nikon e não encontramos. O shopping é super completo, mas a parte de eletrônicos é básica e tem apenas o equipamento principal, não seus acessórios.

O companheiro de viagem da Fiona, no porto de Colón, no Panamá

Uau, fim da nossa jornada épica na Cidade do Panamá! Dias tão temidos e tão esperados pelo casal aqui que sabia as burocracias que iria encontrar e por isso mesmo já soube tirar de letra o estresse dessa travessia do carro entre Colômbia e Panamá. Adiós Centro-América!

O lacre do contéiner da Fiona, no porto de Colón, no Panamá

*Valores não incluem as taxas portuárias colombianas, em torno de US$ 300,00.

Panamá, Colón, Cidade do Panamá, Darien Gap, Overland, Tapón de Darien, Travessia Colombia a Panamá

Veja mais posts sobre Darien Gap

Post anterior A bela praia de Punta Cana, no litoral da República Dominicana

Punta Cana

Post seguinte Visual totalmente caribenho na ilha de San Andrés, na Colômbia

San Andres, o Caribe Colombiano

• 12/10/2015 | 21:38 por Emerson Trespach

Boa noite,estou planejando ir até Los Angeles,Ca com a minha kombi 77,transformada em uma home.Gostaria de lhes perguntar quais são os documentos que preciso ter em mãos para conseguir atravessá-la e qual melhor cidade da Colômbia para fazer esta travessia.Parabéns à vcs e um grande abç.

• 29/01/2015 | 21:44 por Ricardo Tavares

Muito bom o relato de vcs!! E a viagem deve ter sido tudo de bom!!

Eu estou planejando uma viagem EUA para São Paulo de carro.
    Quero ir para Vegas ou California, comprar um carro e vir guiando e conhecendo os paises e as belezas do caminho em 3 meses.

Gostaria de saber se tem algum periodo que acham melhor fazer uma viagem dessas e as dicas valiosas de como proceder nas duanas com a documentação do carro pra não ter problemas.

Ja agradeço a atenção!!

Abraço
    Ricardo Tavares

• 01/10/2014 | 11:25 por Geraldo Cortez

Comprei um ÔNIBUS e um CAMNHÃO(colocarei o Ônibus em cima do caminhão ) em Fort Lauderdale-EUA, e pretendo vir rodando até o PARAGUAY onde moro, seria possível atravessar o Canal do Panamá ( Roll on Roll- RO RO )para a COLOMBIA, com ambos, e poderiam me indicar quem o faça.

Grato.

Geraldo

Oi Geraldo! O Canal do Panamá você atravessará por uma ponte, o pepino ali é esse trecho de floresta chamado Darien Gap. Você pode entrar em contato diretamente com o pessoal da Evergreen (empresa de transporte em conteineres já acostumada a lidar com viajantes) ou com a nossa despachante na Cidade do Panamá Tea (tea.kalmbach@gmail.com). Fique de olho também que o ferry entre Colón e Cartagena está para sair, facilitando e barateando muuuuito esses tramites todos - http://www.ferryxpress.net/.
    Abraços e boa viagem!

• 02/09/2014 | 20:57 por Alexsander

Olá..primeiramente gostaria de dar os parabéns pelo feito desta grande aventura e pelas informações compartilhadas.
    Estou em fase final de realizar uma viagem solo de moto para o Alasca de moto saindo do Rio de Janeiro . Uma das minhas milhares de dúvidas, mais eu acho que é a mais importante é em função da travessia Colômbia / Panamá, onde li vários relatos que é um trajeto bem complicado. Tenho uma reserva de dinheiro baixa e para isto gostaria de receber informações de como posso estar realizando esta travessia com o menor custo possível, mais com segurança. E se possível receber dicas de onde ficar também seria uma excelente ajuda.

Mais uma vez vocês estão de parabéns.

Alexsander Xavier

Oi Alexsander! Essa função é complicada para carro, para moto não é tanto. Chegando a Cartagena você terá que ver que veleiros estão zarpando na data próxima e ver se podem carregar uma moto. Existe um veleiro grande que faz essa rota e com certeza leva mais de um motociclista, estou tentando achar o nome no google, mas se buscar tenho certeza que encontrará. Achei um relato legal desse pessoal, que conseguiu o esquema mais barato de todos (http://motochileros.blogspot.com.br/2010/07/relato-de-dos-naufragos.html), perrengue, mas é econômico. Outra forma, se quiser buscar antes e se programar é escrever para o Hostal Media Luna (http://www.medialunahostel.com/) pq eles tem sempre atualizado o nome dos veleiros que estão indo e vindo, datas, etc, quem sabe podem te ajudar por email. Boa sorte, vai que é sua, a viagem vai ser demais! Beijos!

• 29/03/2014 | 12:10 por Milton Angelim

Estou planejando uma viagem de moto ate os EUA, tenho milhões de perguntas, mas farei uma so: Eh possível a travessia Colombia - Mexico? Ou direto aos EUA?
    Tive informações do alto nível de violência em Honduras, Nicaragua, El Salvador e estou tentando nao ter que passar por la.
    Fico muito grato pela sua atenção e mando minhas saudações!
    Milton

Oi Milton! Você pode atravessar sua moto de navio para onde quiser... pagando e passando por todas as burocracias, você consegue... mas aqui entre nós, cruze sua moto de veleiro para o Panamá e vá por terra mesmo! A América Central é lindíssima, uma cultura muito rica e não é mais arriscada que o nosso bom e velho Brasil. Encontramos vários motociclistas neste trecho. É claro, dirija sempre de dia, guarde sua moto em locais seguros e aproveite o caminho! ps: se precisar fazer mais perguntas, pode mandar, o importante é ir!

• 12/12/2013 | 01:27 por Paulo Ortega

Por favor vou a Cartagena agora dia 21 dezembro queria conhecer st. blas e panama esta tendo algum tipo de travessia que compensa.

GRato

Olá Paulo! As travessias geralmente tem o mesmo formato, 5 dias em veleiro, 2 deles atravessando o mar aberto e 3 em San Blás com desembarque em Puerto Lindo. Eu acho que vale muito a pena, você continua a viagem pelo Panamá ou retorna por Cartagena? Tem uma escuna que volta passando por San Blás também, mas em apenas 3 dias, pode ser uma opção para a volta. Um bom canal de informação é o Hostal La Luna ou Mamallena, as viagens custam em torno de 450 a 500 dólares e incluem alimentação, que variam de qualidade dependendo do veleiro e do capitão. Espero ter ajudado, boa viagem!

• 19/06/2013 | 14:43 por Ju Neitzke

Olá Ana linda que eu amo,
    Hoje parei um pouco para me atualizar das novidades e saber suas notícias e aventuras.
    Nossa... Que saudade!
    De verdade, não vejo a hora que você volte para estarmos mais próximas e nos vermos sempre.
    Te amo muito e ótima semana.
    Espero que nos encontremos no Skype o quanto antes.
    Fiquem com Deus e super beijos ;)

Oi Ju! Logo estamos voltando, a maior parte da viagem já passou! Vê se se atualiza mais e comenta por aqui para matarmos as saudades!!! Beijocas, te amo amiga!

• 19/06/2013 | 10:21 por Miguel

Excelente artigo, com uma abordagem muito interessante para os que podem futuramente visitar o Panamá. Uma viagem única como se quer em cada viagem. Obrigado pela partilha e transmissão de conhecimento.

Obrigada Miguel! Coisas que só descobrimos na estrada... Abraços!