0 Sergipe Histórico - Blog da Ana - 1000 dias

Sergipe Histórico - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Sergipe Histórico

Brasil, Sergipe, Aracaju, São Cristóvão

Bela porta de igreja em São Cristóvão, cidade histórica e antiga capital de Sergipe

Bela porta de igreja em São Cristóvão, cidade histórica e antiga capital de Sergipe


Todo o nordeste possui uma história muito rica na colonização brasileira, porém nem todos os estados exploram isso turisticamente. Pouco ouvimos falar da participação de Sergipe e Alagoas na história do Brasil Colônia e muito menos das suas cidades históricas. Um dos fatos que me impressionou foi saber que o Quilombo de Palmares, liderada pelo ex-rei africano e escravo Zumbi, ocupava grande parte destes dois estados. Devido ao feriado natalino não pudemos conhecer o Museu dos Palmares em Maceió, mas fiquei muito curiosa e deve valer à pena a visita. Neste mesmo contexto histórico começamos o nosso dia em Aracajú, fazendo uma caminhada pelo seu centro histórico.

Palácio do governo em Aracaju - SE

Palácio do governo em Aracaju - SE


Domingo pós-feriado natalino, todas as lojas e estabelecimentos comerciais estão fechados, mas ainda podemos apreciar os prédios históricos e a decoração natalina. A imponente catedral em uma belíssima praça bem arborizada na quadra vizinha ao Palácio do Governo e à Ponte do Imperador, píer sobre o Rio Sergipe.

A 'Ponte do Imperador', um pier sobre o rio Sergipe, em Aracaju - SE

A "Ponte do Imperador", um pier sobre o rio Sergipe, em Aracaju - SE


Caminhamos mais um pouco e chegamos ao mercado municipal, sempre um ponto interessante a ser visitado em uma capital, pois ali vê-se um apanhado de toda a cultura regional, do artesanato à gastronomia. Praticamente em todos os mercados vemos isso, mas aqui me chamou a atenção como as ervas medicinais fazem parte da cultura brasileira, sendo vendidas aos quilos e para todos os males.

O Mercado Municipal de Aracaju - SE

O Mercado Municipal de Aracaju - SE


O Mercado Municipal de Aracaju - SE

O Mercado Municipal de Aracaju - SE


Aracajú passou a ser a sede do governo do estado no ano de 1855, antes disso quem tinha este papel era São Cristóvão, cidade do século XVII. Há apenas 25km da atual capital, São Cristóvão é uma cidade histórica tranqüila, com uma grande presença de elementos arquitetônicos dos idos de 1600, como as igrejas da Igreja Nossa Senhora do Amparo, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Nª Sª do Carmo maior e menor, entre outras.

Igreja do Amparo, em São Cristóvão, cidade histórica e antiga capital de Sergipe

Igreja do Amparo, em São Cristóvão, cidade histórica e antiga capital de Sergipe


Algumas delas estão sendo restauradas pelo IPHAN, como a própria Igreja Matriz, porém a maioria se encontra em mau estado de conservação. O grande casario que hoje abriga o Museu de Sergipe, foi um dia a sede do Governo do Estado, sendo reformado e transformado em Museu apenas em 1955. Andamos pela cidade e almoçamos no restaurante “O Sobrado”, em frente à Praça da Matriz.

Restaurante tradicional  'O Sobrado' em São Cristóvão, cidade histórica e antiga capital de Sergipe

Restaurante tradicional "O Sobrado" em São Cristóvão, cidade histórica e antiga capital de Sergipe


De volta a Aracajú fomos até a Barra dos Coqueiros, tentar desbravar o além ponte, mas encontramos apenas uma praia mais popular lotada e suja. Sabemos que lá há também um grande resort e uma estação hidroviária, de onde se deve ter uma vista privilegiada da orla de Aracajú, mas não chegamos até lá com pressa para conhecer ainda as praias da capital.

A bela e enorme árvore de Natal em Aracaju - SE

A bela e enorme árvore de Natal em Aracaju - SE


As praias são extensas e a cor do seu mar um pouco escura, devido aos dois rios que ali deságuam, mas para compensar encontramos uma orla muito organizada e limpa. É considerada por muitos a orla mais bonita do Brasil. Se é a mais bonita não sei, mas até onde conheço é sem dúvida a com maior infra-estrutura. Além de um posto do Protejo Tamar, são dezenas de restaurantes, barracas de tapioca, sorveterias, bares, parques infantis, praças, quadras esportivas e até um parque com uma lagoa artificial, realmente uma atração por si só. Fechamos a noite à moda da casa, jantando ali no restaurante Cariri, casa de forró e comida típica sergipana.

Atravessando o Velho Chico de balsa, em Penedo - AL

Atravessando o Velho Chico de balsa, em Penedo - AL

Brasil, Sergipe, Aracaju, São Cristóvão,

Veja mais posts sobre

Veja todas as fotos do dia!

Diz aí se você gostou, diz!

Post anterior Margem do São Francisco pouco antes da sua foz, na divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe (município de Piaçabuçu - AL)

A transposição

Post seguinte Igreja em Laranjeiras - SE

Laranjeiras e Piranhas

Blog do Rodrigo Caminhando em São Cristóvão, cidade histórica e antiga capital de Sergipe

São Cristóvão

Comentários (3)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 16/05/2014 | 14:34 por Toni

    A única coisa que atrapalho, foi você ter ficado em frente à linda porta da igreja. Porque não tirou outra só dela?

    Resposta:
    Desculpa aí, é que tb curti a porta. rs!

  • 16/12/2013 | 18:56 por clementino aguiar

    realmente muito real que da pra pensar que e´ surreal, vc tem muito bom gosto.....

  • 28/12/2010 | 00:34 por Renata Perin

    ola Ana, vi as fotos de vcs e ja naveguei um pouco no site. Maravilhoso!! muito show!! aproveitem tudo q puderem!! Sou Renata, nos conhecemos em Ibitipoca, em janeiro, lembra? gostaria muito de pegar com vcs o contato do guia com quem foram ao Monte Roraima. Vcs falaram muito bem do guia e estou planejando ir em fevereiro...aguardo contato. Nos vemos no seu blog. beijo grande

    Resposta:
    Olá Renata! Td bem? Que bom te ver por aqui! Nós fomos ao Roraima em abril de 2007, fechamos a estrutura direto lá com a Mystic Tours, do Roberto Marrero.(http://www.mystictours.com.ve/es/default.htm). Não tenho o contato direto do guia, mas vc pode pedir ao Roberto para ele agendar com ele - Roger, da Guiana Inglesa. Vale a pena, é ótimo guia mesmo!
    Quando você vai?
    Beijos!
    Ana

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet