0 Santa Fé - Blog da Ana - 1000 dias

Santa Fé - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Santa Fé

Estados Unidos, New Mexico, Santa Fe

Típica esquina americana (em Santa Fé, no Novo México)

Típica esquina americana (em Santa Fé, no Novo México)


Santa Fé é um pueblo de colonização espanhola que era parte do território mexicano antes da guerra entre EUA e México. Na Mexican-American War o México perdeu grande parte do seu território para seu vizinho do norte, área correspondente aos atuais estados da Califórnia, Texas, Nevada, Arizona e Novo México.

Pimenta à venda em Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos

Pimenta à venda em Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos


Aqui ouvimos muito espanhol pelas ruas, as lojas, restaurantes e hotéis possuem nomes em espanhol. A arquitetura colonial do centro histórico se destaca dentre a arquitetura sem personalidade da maioria das cidades americanas. Aqui as características casas de adobe, com suas paredes sem quina e tons amarelos e terracotas dão cor e charme para a cidade. Tudo isso com a eficiência e organização que é peculiar aos estadunidenses, o melhor dos dois mundos!

Rua de Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos

Rua de Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos


O povo é receptivo e a criatividade faz parte da cultura local. Os indígenas, também conhecidos como “native-americans” estão por todos os lados e são os grandes artesãos que influenciam as artes de cerâmica, tecelagem, pintura e até a culinária. Alguns restaurantes de alta gastronomia oferecem a cozinha fusion indígena-americana-mexicana, não exatamente nesta mesma ordem.

Museu em Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos

Museu em Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos


Nós caminhamos pela cidade, praça central onde conhecemos esse simpático dog, já com 10 anos e começando a ficar cego. Sua dona muito simpática nos contou que ele reluta, mas usa os doogles todos os dias para proteger dos raios ultravioletas, responsáveis pela cegueira.

Cão usa 'doogles' (dog + googles) em rua de Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos

Cão usa "doogles" (dog + googles) em rua de Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos


A Catedral estava ocupadíssima para um casamento, me chamou atenção a estátua em frente à igreja que homenageia à primeira santa indígena, nos idos de 1600 teria curado enfermidades e salvado vidas com seu dom e suas preces.

Dia de casamento na igreja matriz de Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos

Dia de casamento na igreja matriz de Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos


Caminhamos até Loreto Church, famosa por sua escadaria milagrosa. Um milagre da engenharia, pois a escada em caracol não possui nenhum pilar de suporte a não ser a espiral central.

A famosa e milagrosa escada da Loreto Church, em Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos (antes da construção do corremão)

A famosa e milagrosa escada da Loreto Church, em Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos (antes da construção do corremão)


Ela ficava ainda mais bonita sem os corrimãos, que foram colocados a pedido de um dos padres, que já bem velhinho trabalhava aqui.

A famosa e milagrosa escada da Loreto Church, em Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos

A famosa e milagrosa escada da Loreto Church, em Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos


Uma cidade deliciosa e super charmosa, com o pouco tempo que tínhamos acabamos optando por um turismo “outdoor”, vendo os artesanatos expostos pelos indígenas nos arcos da praça, a arquitetura e aproveitando o melhor da gastronomia local. Com tempo vale a pena a visita aos museus de arte e diversas galerias.

Venda de artesanato indígena em Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos

Venda de artesanato indígena em Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos


Um vendedor de uma loja nos indicou os restaurantes mais bacanas da cidade: para o almoço o Pasquoal, restaurante de comida contemporânea mexicana que só utiliza ingredientes orgânicos. Pratos deliciosos e um ambiente super festivo fazem deste um preferido dos locais, que lotam durante todo o dia.

Decoração no delicioso restaurante Pascual, em Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos

Decoração no delicioso restaurante Pascual, em Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos


A noite a indicação foi o restaurante Casa de Santa Fé, próximo à catedral de Santa Fé, escolhido principalmente por sua imensa adega. Apaixonados por vinhos a adega conta com mais de 15 mil garrafas de todo o mundo! A carta de vinhos é quase uma enciclopédia e a curiosidade é a forma como os vinhos são escolhidos. A curadoria é feita pelo tipo de vinícola, em geral pequenas e que aplicam técnicas especiais de plantio e corte. “Gostamos de vinhos feitos por pessoas que plantam a uva”, dizem os curadores que se orgulham de não ter as vinícolas líderes de vendas em sua carta. Assim já é de se imaginar que as opções não sejam muito baratas, mas existe uma ampla faixa de preço e uma variedade quase infinita de uvas e origens. Experiência sensacional!

Venda de artesanato indígena em Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos

Venda de artesanato indígena em Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos



Hospedagem
Um dos hotéis mais bacanas da cidade é o Hotel Santa Fé Inn (CONFIRMAR), está bem localizado próximo ao centro e seu restaurante de culinária fusion indígena é bem indicado, mas deve ser reservado com antecedência. Nós chegamos à cidade as 22h e já não conseguimos encontrar nenhum dos hotéis e hostales charmosos com a recepção aberta. Nada mal, acabamos ficando em um Motel 6, que por mais padrão “chain motel” que seja, era confortável, bem localizado e estava com a recepção aberta.

Do it your self!
Aqui aquela cultura do “faça você mesmo” impera, o que faz nós latinos acostumados a termos mão de obra barata para tudo, ficarmos meio “preguiçosos”. Fato é que a Fiona precisava de um banho e eu, em um intervalo de trabalho que fizemos durante a tarde, entrei no clima e fui ao Lava Car Self Service.

A Ana dá merecido banho na Fiona em Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos

A Ana dá merecido banho na Fiona em Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos


Ela estava com uma grossa camada de pó desde o Death Valley, daquela que já parece quase um gesso! Coloquei a Fiona em um box, peguei umas dicas com Ronaldo, “chicano power” orgulhoso americano filho de mexicanos que se mudaram para os EUA, e mãos à obra. Estava um frio da porra, coloquei meu casaco impermeável, mangueira na mão, 2 dólares na máquina e 3 minutos de jato de alta pressão na Fiona.

Enquanto a Fiona toma banho, cai neve em Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos

Enquanto a Fiona toma banho, cai neve em Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos


Quando olhei para fora estava caindo a maior neve!!! Acho que foi a primeira vez que vi cair tanta neve de dia, tão lindo! Enquanto eu me molhava, dançava na neve e me divertia a -3°C o Rodrigo estava no hotel quentinho trabalhando. Ok, mais 2 dólares foam soap por tudo, mais 2 enxaguei e a Fiona estava limpa por fora. A segunda parte foi a limpeza por dentro, por que quanto eu encasqueto com alguma coisa vou até o final. 3x de 50 cents para o aspirador, pano nas portas, painéis, tapetes... tudo! Pronto, temos a nossa casa limpa e apresentável! E eu, finalmente uma experiência mais íntima com a neve, em um momento bem corriqueiro e cotidiano, tipo, lavando o carro e vendo a neve cair. Amei!

Estados Unidos, New Mexico, Santa Fe, cidade histórica

Veja todas as fotos do dia!

Comentar não custa nada, clica aí vai!

Post anterior Troncos petrificados há mais de 200 milhões de anos no Petrified Forest National Park, no Arizona - Estados Unidos

Floresta Petrificada

Post seguinte Visitando museu da Rota 66 em Elk City, em Oklahoma - EUA

A Lendária Route 66!

Blog do Rodrigo O prédio da Ópera em Santa Fé, no Novo México - Estados Unidos

O Antigo e o Novo Mexico

Comentários (2)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 11/06/2017 | 19:08 por olga

    adorei saber um pouco da cidade. Talvez ainda este ano vamos para la passar uns dias. Foram até abiquiu?

  • 14/09/2013 | 16:52 por marco antonio santos

    oiu participo deum congresso na UNAM santa fé, em outubro, passo 8 dias, a passagem é complicada, fico 9 horas em Bogotá a espera do voo para Santa Fé. tudo bem, mas não sei o quanto levo de grana, o hotel YUCATAN PLAZA só tem café da manhã e não sei preço de alimentação, penso em levar 700 dólares. É o suficiente?

    Resposta:
    Oi Marco! Acredito que 700 dólares para a alimentação sejam suficientes, a cidade não é muito grande, é plana e dependendo da distância do seu hotel para o congresso vc pode fazer a pé. Tudo depende do seu nível de gastos e exigência, rs. Boa viagem e bom congresso! Abs!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet