0 Praia do Sono... zzzzzzz… - Blog da Ana - 1000 dias

Praia do Sono... zzzzzzz… - Blog da Ana - 1000 dias

Praia do Sono... zzzzzzz…

Brasil, Rio De Janeiro, Parati

Chegando na Praia do Sono, em Parati - RJ

Esse litoral do Rio é uma coisa louca... todo recortado e cada pedacinho dele guarda uma paisagem distinta e paradisíaca! Hoje seguimos para o sul de Parati para a Praia do Sono. Passamos próximos à Trindade em direção à Laranjeiras, de onde parte a trilha para a Praia do Sono.

A primeira visão do mar da Praia do Sono, ao final da trilha, em Parati - RJ

Jane e Fergal vieram conosco, como estão sem carro é uma boa oportunidade para conhecerem algo diferente aqui nas redondezas. No caminho passamos pelos portões de segurança da Praia de Laranjeiras “dos Ricos”, como apelidamos, uma praia particular com um mega condomínio repleto de mansões e uma infra-estrutura milionária. Ficamos super curiosos, mas passamos apenas ao lado de seus muros direto para a Laranjeiras “dos Pobres”.

Praia do Antiguinho, em Parati - RJ

A trilha para a Praia do Sono dura em torno de 1h30 e é quase toda na sombra. A Floresta de Mata Atlântica nos proteje do sol e nos leva a um lugar sem dúvida muito especial. Vocês já perceberam que o esforço sempre faz o lugar ficar ainda mais bonito? Durante a trilha, por uma janela entre a mata e o mar vimos que a cor da água é surreal, totalmente transparente!

Nas águas verde-transparentes da Praia do Antiguinho, em Parati - RJ

A trilha é super tranqüila, subidas e descidas e chegamos à Praia do Sono. Lá vive uma comunidade que deve ter em torno de 200 pessoas. Campings, barzinhos, lanchonetes e até uma pousadinha pode-se encontrar lá, me lembrou muito o Bonete. Chegando lá logo conhecemos o Zé, morador da vila que costuma fazer o serviço de transporte náutico entre Laranjeiras e o Sono na sua ágil voadeira. Deixamos combinada a volta para podermos aproveitar o tempo explorando ainda mais a região. Dali ainda saem outras trilhas para a Cachoeira do Sono, a Praia do Antigo, Antiguinho e seguem até o Pouso da Cajaíba, outro lugar que está no nosso roteiro. Adivinhem se já não ficamos loucos para fazer esta trilha, de Pouso até aqui...

Na pontinha da Praia do Antigo, em Parati - RJ

Enquanto a Jane e o Fergal descansavam ao sol, fomos até a Praia do Antigo. A trilha é desgraçada, uma subida íngreme abaixo do sol escaldante... mas lá temos a recompensa. Uma praia praticamente deserta, com mar verde-claro transparente! Lá encontramos um casal de espanhóis e outro casal de brasileiros que estavam justamente terminando esta trilha. Foram 2 dias de caminhada entre Pouso, Martin de Sá e Sono. Já pegamos todas as dicas! Mais 10 minutinhos de caminhada e chegamos à Praia do Antiguinho, cor de água ainda mais impressionante e esta sim, completamente vazia!

Praia do Antiguinho, em Parati - RJ

Final de tarde, hora de encontrarmos o Zé e pegarmos o barco em direção a Laranjeiras. Um passeio gostoso de 15 minutos nos leva direto para onde? Laranjeiras dos Ricos! Nós estávamos achando que íamos parar lá na parte pobre, mas que nada! Chegamos no trapiche do condomínio e de lá fomos no carro da segurança direto para fora do local. Pelo menos conseguimos dar uma espiadela. Foi engraçada a sensação que principalmente a Jane e o Fergal descreviam, parecia que estavam nos levando para fora como indigentes, para garantir que não íamos desviar o caminho! Hahaha! Eu preferi pensar que foi uma carona para encurtarmos a caminhada.

Final de tarde na Praia do Sono, em Parati - RJ, com a Jane e o Fergal

Quando andávamos para pegar a Fiona encontramos o casal de espanhóis, Xavier e Marta, terminando a trilha e seguindo em direção ao ponto de ônibus de Laranjeiras. A Fiona nunca esteve tão cosmopolita como nesta noite! Dois brasileiros, um irlandês, dois espanhóis e dois brasileiros, todos conversando em português, espanhol e inglês e se entendendo perfeitamente! A aventura e o amor pela viagem nos uniu! Ou foi o Sono? Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz....

Final de tarde na Praia do Sono, em Parati - RJ

Brasil, Rio De Janeiro, Parati, Praia, trilha, Praia do Sono, Trekking, Laranjeiras