0 Playa Ancón y Trinidad - Blog da Ana - 1000 dias

Playa Ancón y Trinidad

Cuba, Trinidad de Cuba

Admirando a beleza do mar próximo à Playa Ancón, em Trinidad - Cuba

Segunda-feira, as ruas de Trinidad estavam lotadas. Gente para todos os lados vendendo frutas, verduras, bugigangas, pizzas e comidas rápidas. Passamos pela Plaza Céspedes em direção à CADECA - Casa de Câmbio e à Cubanatur, pois precisávamos comprar a nossa passagem de ônibus de Santiago à Havana. O plano era voltarmos todos de avião, mas quando fomos comprar a passagem já não havia disponibilidade para todo este mês! Haviam apenas duas vagas, então demos prioridade à Laura e ao Rafa, já que eles voltam ao Brasil no dia seguinte em mais várias horas de avião para voltar a trabalhar. Nós vamos de busão mesmo, dormindo nas 15 horas até Havana e ainda economizamos. Compradas as passagens, tomamos o café da manhã rapidamente em uma padoca e pegamos 5km de estrada para a praia mais próxima, há apenas 5km do centro.

Com o nosso carro em Playa Ancón, em Trinidad - Cuba (foto de Laura Schunemann)

Antes mesmo de chegarmos à praia principal encontramos uma cueva, pequena praia entre paredes de pedras coralíneas, que, além de um bom papo com os tios que cuidavam da praia, prometia um bom snorkel.

Hora do mergulho no incrível mar de Trinidad, em Cuba

Rafael, Laura e Rodrigo se meteram na água para ver os peixinhos e corais enquanto eu, com o meu ouvido ainda em recuperação, fiquei cuidando das coisas. Um tchibum rápido sem molhar a cabeça foi a minha única opção para me refrescar em um dia de céu azul anil e calor infernal.

O Rafa examina gaiola de peixes nas águas limpas do mar próximo à Playa Ancón, em Trinidad - Cuba

Uma das diversões que o Rafa achou foi libertar os peixes que ficaram presos em um balaio de pesca. Um baiacu e outros pequenininhos que não teriam nada a acrescentar ao ganho dos dois tiozinhos que tinham seu escritório ali, naquele lugar chato e paradisíaco.

Operação para salvar um baiacu, em Trinidad - Cuba

O baiacu, coitado, inchou e não conseguia desinflar... nadava tortinho na superfície e só com a ajuda do Rafa foi que conseguiu ir para o fundo e voltar à vida normal.

Operação para salvar um baiacu completamente inchado, próximo à Playa Ancón, em Trinidad - Cuba

Playa Ancón é conhecida por seus grandes hotéis e infra-estrutura turística. A longa praia possui uma curta faixa de areia, mar esverdeado e uma linha de coqueiros bem convidativas àquele bode.

A linda Playa Ancón, em Trinidad - Cuba

Logo na chegada nos espalhamos sob as sombras de dois coqueiros e encomendamos duas saladas de frutas frescas. O tiozinho que trabalha ali cuidando dos carros nos preparou uma salada deliciosa, com goiaba, morango, abacaxi e outras frutas da estação. Lemos, descansamos e caminhamos, naquele típico e preguiçoso dia na beira da praia.

caminhada na Playa Ancón, em Trinidad - Cuba

À tarde voltamos à Trinidad e comemos em um paladar simples, mas justo, em frente à Casa de La Trova, onde encontramos o Rodrigo mais tarde para uma noite de música cubana. O lugar estava agradabilíssimo, batemos um papo jóia com o Seu Máximo, violeiro que já foi motorista de caminhão e fazia dezenas de carregamentos de cana e carvão entre Trinidad e Havana.

Novo amigo na Casa de La Trova de Trinidad - Cuba (foto de Laura Schunemann)

Impressionantemente, a casa foi ficando cheia e logo dois ou três ônibus de turismo desceram no lugar. Aquele grupo da terceira idade, todos muito animados e divertidos, mas para nós infelizmente acabaram com o clima do lugar. Eu e a Laura tiramos o pé da miséria, convidadas por uns tiozinhos que batem cartão na casa para se divertir e dançar, seja com gringas ou seja com cubanas. Um deles parecia o irmão africano do Carlinhos de Jesus. Pé de valsa que só, professor e showman, ele me tirou para dançar, ótima dança, mas eu não estaa totalmente ao seu nível. Rsrs!

Um verdadeiro show de dança na Casa de La Trova em Trinidad - Cuba

Andamos mais uma quadra e chegamos à Casa de Congo, na qual se paga 1 CUC de entrada e podemos ver apresentações de danças afro-cubanas folclóricas, com apresentações dos bailarinos em seus trajes típicos e uma banda de música e percussão ao vivo, sensacional!

Parece a Bahia, mas é uma apresentação de Congo em Trinidad - Cuba

Trinidad é uma cidade histórica e cultural rodeada de praias, natureza e uma infra-estrutura diferenciada das outras cidades cubanas. Se você vêm à Cuba é sem dúvida um destino obrigatório para conhecer um pouco mais da cultura e da vida desse país.

Delícia de mergulho em piscina natural em Playa Ancón, perto de Trinidad - Cuba (foto de Laura Schunemann)

Cuba, Trinidad de Cuba, Praia, Playa Ancon, Sancti Spiritus

Post anterior Interior de galeria de arte em Trinidad - Cuba

Trinidad é Cultura!

Post seguinte Belo fim de tarde nas ruas do charmoso centro histórico de Camaguey, em Cuba

Um Dia em Camagüey

Blog do Rodrigo Admirando a beleza do mar próximo à Playa Ancón, em Trinidad - Cuba