0 Peruaçu e seus arredores - Blog da Ana - 1000 dias

Peruaçu e seus arredores - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Peruaçu e seus arredores

Brasil, Minas Gerais, Januária (P.N Cavernas do Peruaçu)

Vaqueiro no Vale do Peruaçu, próximo à Januária - MG

Vaqueiro no Vale do Peruaçu, próximo à Januária - MG


A área do Vale do Peruaçu faz parte de um mosaico de preservação, entre APAs, Parques Nacionais, Estaduais, Florestas e Reserva Indígenas. A APA do Vale do Peruaçu foi criada em 1989 e possui em torno de 254mil hectares. O Parque Nacional foi criado 10 anos mais tarde, sobrepôs parte da APA e ainda somou uma nova e grande área com formações calcárias, onde já foram catalogadas mais de 180 cavernas.

Estrada no Vale do Peruaçu, próximo à Januária - MG

Estrada no Vale do Peruaçu, próximo à Januária - MG


Hoje pudemos explorar de carro uma área do parque e da APA que passa pelas Veredas do Peruaçu e pela Comunidade de Caraíba, onde aconteceu um terremoto de 4,5 pontos na escala Richter, 70 famílias ficaram desabrigadas e 1 criança morreu. Fato curioso foi que esta menina tinha uma irmã gêmea, que teve seu nome utilizado na certidão de óbito da irmã por engano. Imaginem a confusão!

Crianças no Vale do Peruaçu, próximo à Januária - MG

Crianças no Vale do Peruaçu, próximo à Januária - MG


Escola no Vale do Peruaçu, próximo à Januária - MG

Escola no Vale do Peruaçu, próximo à Januária - MG


Ruínas do terremoto brasileiro, no Vale do Peruaçu, próximo à Januária - MG

Ruínas do terremoto brasileiro, no Vale do Peruaçu, próximo à Januária - MG


Passamos pelo mirante, uma área rochosa de onde conseguimos ter uma visão ampla do parque e depois seguimos em direção à Itacarambi, município vizinho de Juanuária, às margens do São Chico.

Mirante no Vale do Peruaçu, próximo à Januária - MG

Mirante no Vale do Peruaçu, próximo à Januária - MG


Já quase no final da tarde colocamos em ação parte do nosso Plano B com o nosso guia Rosivaldo, da Terra Sertão. Fomos conhecer a Gruta dos Anjos, situada há apenas alguns minutos de Itacarambi e mais 30 minutos de trilha. Uma caverna linda, muito decorada com diversos espeleotemas.

Com nosso guia Rosivaldo em um salão da Gruta dos Anjos, em Brejo do Amparo - Januária (MG)

Com nosso guia Rosivaldo em um salão da Gruta dos Anjos, em Brejo do Amparo - Januária (MG)


O único problema é que possui o acesso muito fácil à população, o que fez com que a sua entrada e o seu primeiro salão fossem alvo de pichações, ou pinturas burrestres, como são conhecidas por aqui.

Entrada pichada da Gruta dos Anjos, em Brejo do Amparo - Januária (MG)

Entrada pichada da Gruta dos Anjos, em Brejo do Amparo - Januária (MG)


É pessoal, Januária tem muito a oferecer, mesmo enquanto o parque está fechado. O Rio São Francisco, Gruta dos Anjos, o Pantanal do Rio Pandeiros, entre outros. O dia de hoje já deu um gostinho do que veremos amanhã no Peruaçu!

Brasil, Minas Gerais, Januária (P.N Cavernas do Peruaçu), parque nacional, espeleologia, Peruaçú, Gruta dos Anjos, Itacarambi

Veja todas as fotos do dia!

Participe da nossa viagem, comente!

Post anterior Parque do Peruaçu, próximo à Januária - MG

Patrimônio de todos

Post seguinte Entrando no Caverna Janelão, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, próximo à Januária - MG

10.000 a.C.

Blog do Rodrigo Mirante do Brejo do Amparo, próximo à Januária - MG

Pessoas, Mirantes, Terremotos e Anjos

Comentários (9)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 24/05/2014 | 23:54 por Warlen

    Olá Ana,
    Vi um comentário sobre o acesso ao vale que estará disponível no período da copa. Qual o procedimento para esse acesso?

    abcs

    Resposta:
    Oi Warlen, ainda não tenho a informação atualizada sobre a abertura do parque, o Rosivaldo lá da Terra Sertão Ecoturismo de Januária pode te dizer melhor e ajudá-lo a organizar a sua visita. Aí está o link do facebook com os contatos dele: https://www.facebook.com/terrasertao . Boa viagem!

  • 27/04/2013 | 18:31 por paola

    odiei

    Resposta:
    Olá Paola, você odiou o lugar, o texto ou tudo? Alguma sugestão para melhorar? Abs!

  • 27/04/2013 | 18:14 por popo

    debaixo da segunda foto não si escreve PUDEMOS e sim PODEMOS

    Resposta:
    Olá Paola, eu quis dizer "pudemos" mesmo, no passado. Obrigada pela preocupação de qualquer forma. Abs

  • 29/10/2012 | 13:05 por João Ferreira

    Lindo... preciso ir no Peruaçu. Logo.

    Resposta:
    Oi João! O Peruaçú é lindo! Eu soube há pouco que o parque ainda não está aberto a visitação, como previsto para 2012. Ele abrirá apenas em 2014, para a Copa do Mundo. Se quiser visitá-lo antes disso você precisa de uma permissão especial da administração do parque, que fica em Januária. Porém a região possui outras cavernas, rios e pantanais lindíssimos fora do parque, a agencia de ecoturismo Terra Sertão é bem bacana e pode te levar até estes lugares.
    Abraços!

  • 08/10/2010 | 18:38 por Luis

    Brejões nós não conhecemos. Aliás estava vendo no site do guia João e no muchileiros.com, novas trilhas na Chapada.Como nós fomos muito tempo, tem muita novidade por lá. Acho que dará pra ir pra Chapada na volta. Vamos ver! Bjos.

    Resposta:
    Sem dúvida vale a pena! Não vejo a hora de chegarmos lá! Esta semana estamos chegando em Abrolhos, jubartes e muitos mergulhos! =) Bjs

  • 02/10/2010 | 18:29 por Luis

    Que inveja boa! 823 dias viajando! Um dia nós chegaremos lá. Se passarem por Rio de Contas, perto da Chapada vale ir até o Pico do Itobira e o Pico da Almas. Dá pra ir sem guia. Eu ia me esquecendo! Por favor, não esqueçam de ir até a cachoeira do Buracão em Ibicoara. Gosto não se discute, mas, como vcs tem um perfil parecido conosco, esta cachoeira e seu entorno são impublicáveis. Ela simplesmente despenca 80 metros dentro de um canion fechadíssimo. Vc quase chega nadando até a queda. Vc dá uma braçada e volta duas. Loucura total. Essa é obrigatória.

    Resposta:
    Oi Luis! Mais uma dica anotada, logo logo estaremos chegando lá! Estamos saindo de Domingos Martins para Vitória e depois Itaúnas, já na divisa com a Bahia. Não vejo a hora de retornar à Chapada, é maravilhosa! Você conheceu Brejões? Vale a pena também! É uma remanescência de um quilombo onde vc encontra uma gruta maravilhosa! Sua boca tem 160m, onde fiz um rapel maravilhoso! Quem sabe nos encontramos em um trecho da viagem!? Bjos!

  • 01/10/2010 | 17:18 por Luis

    Já traçamos o roteiro no Jalapa. Depois da viagem contaremos. Qdo forem à Chapada Diamantina e se precisarem de guia, procurem o João. Ele foi nosso guia nas 2x que fomos lá. Ele é o guia dos pesquisadores da USP e UFMG.
    Na travessia de 5 dias entre Lençóis e Andaraí, ele esquematizou tudo certinho com os moradores no trajeto. Nem precisamos levar barraca. Dormiamos nas casas deles (com direito a aranhas nas paredes como decoração), com excelente jantar no fogão à lenha. O tel é 73 - 33341221. O site do João é: www.guiajoao.hpg.com.br.
    Foram 90 km de caminhada. Só levamos lanche de trilha para enganar no almoço. Mas, à noite com a comidinha à lenha....
    bjos.

    Resposta:
    Opa, boa dica! Vamos tentar encaixar essa travessia, é longa mas deve ser maravilhosa! Boa viagem no Jalapão e vai nos contando as novidades! Temos muitas trilhas e viagens para trocar pela frente, afinal ainda faltam 823 dias! =) beijos!

  • 24/09/2010 | 22:12 por Luis

    Por falar em notícias frescas...acabei de receber um e-mail do grupo Jalapão 4x4 e não são nada animadoras. Eles fizeram de São Félix até Barreiras de Piauí no feriado de 7 de setembro. Foram 150km em 2 dias. Disse que as dificuldades são quase intransponíveis para um veículo. No mínimo 2. Sozinho, nem pensar! Vamos ver outro caminho. Em 2000 foi maravilha heim! Jalapão sem turistas.

    Resposta:
    Bom saber disso Luis! Nós demoraremos um pouquinho para chegar lá, pois agora o roteiro sobre pelo litoral, entramos para a Chapada Diamantina até o sul do Piauí e depois voltamos para o litoral onde subimos até as Guianas. Quando voltarmos pelo interior do Brasil é que passaremos por lá. Viajar "sozinhos" tem dessa, as vezes vale a pena tentar encontrar alguém que está fazendo o trecho para andar em comboio. O Rodrigo comentou que encontrou alguns poucos turistas sortudos, deve ter sido o máximo!
    Obrigada!
    Bjs

  • 21/09/2010 | 22:57 por Luis

    Olá viajantes! Confirmado, vamos de 4x4 mesmo. De Terra Ronca entraremos no Jalapão por baixo. Um grupo de Jipeiros me disse para fazer Campos Belos, Arraias, Conceição dos Tocantins, Natividade, Pindorama do Tocantins e Ponte Alta. Daí faremos Mateiros, São Félix, Novo Acordo. Como vcs passaram recentemente pelo Jalapão nos diga como estão as estradas do roteiro a seguir? Os Jipeiros não conhecem este trecho. De São Félix iremos para Alto Parnaíba, Monte Alegre do Piauí (asfalto BR135), até Santa Luz e terra até Guaribas e Caracol em direção ao PN Serra das Confusões e PN Serra da Capivara. Vcs sabem nos dizer se as estradas de São Félix até Monte Alegre passando por Alto Parnaíba estão transitáveis?
    Bjs.

    Resposta:
    Oi Luis! Já vamos anotar também a dica destes seus amigos jipeiros! Nós não passamos ainda por aí, o Rodrigo conhece bem, pois já fez o Jalapão numa Pampa 4x4 (a Maria) em 2000. Por isso estamos sem informações atualizadas sobre o estado das estadas por lá. Chegaremos lá no Jalapão em 2011, no segundo trimestre, vamos ficar aguardando as suas novidades fresquinhas de lá! =)
    Obrigada!
    Bjs
    Ana

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet