0 Natural - Blog da Ana - 1000 dias

Natural - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Natural

Brasil, Paraíba, Jacumã (Tambaba)

Praia de Tambaba, em Jacumã, distrito de Conde - PB

Praia de Tambaba, em Jacumã, distrito de Conde - PB


O que é natural? Frutas, plantas, flores, animais, alimentos, tecidos, água, suco, dar a luz, chorar, sofrer, rir, até maquiagem quer ter este rótulo “bem natural”. Usar roupas já se tornou natural também, mas há um grupo de pessoas que é mais purista, ou melhor, naturista. Eles acreditam no desenvolvimento e evolução do indivíduo através da prática do naturismo, mas qual é a relação entre nudez coletiva e desenvolvimento do indivíduo?

“A resposta dos naturistas está no conceito de "aceitação do corpo", ou seja, na descoberta de que o corpo humano é um todo não havendo partes honrosas e partes indecorosas. Os naturistas, ao conviverem com a nudez do próximo não são chocados nem agredidos pelo corpo e sentem que o respeito é possível mesmo sem artifícios. Entrando em contato com a própria essência e deixando para trás o que é acessório. Para os naturistas somos todos iguais, apesar das diferenças.”*

Nudismo na praia de Tambaba, em Jacumã, distrito de Conde - PB

Nudismo na praia de Tambaba, em Jacumã, distrito de Conde - PB


Além da prática do nudismo, os naturalistas possuem como princípios a prática de exercícios ao ar livre, contato com a natureza e uma alimentação mais saudável, sendo preferivelmente vegetarianos.

“Um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática do nudismo em grupo, que tem por intenção favorecer o auto-respeito, o respeito pelo outro e o cuidado com o ambiente.”*

Placa na praia de Tambaba, em Jacumã, distrito de Conde - PB

Placa na praia de Tambaba, em Jacumã, distrito de Conde - PB


O naturismo foi criado na década de 20 na Alemanha pelo professor de Educação Física Adolf Koch, que inicialmente propôs aos seus alunos que praticassem esportes sem roupas. Os jovens ficaram mais corados, saudáveis, alegres e bem humorados e a partir daí suas famílias aderiram também à esta prática, até então chamada de nudismo. Após a Segunda Grande Guerra o naturismo começou a se difundir e hoje são poucos os países que não possuem adeptos.

O Brasil possui várias praias de nudismo ou naturismo e uma das mais famosas é a Praia de Tambaba, no litoral sul paraibano. Eu confesso que até simpatizo com toda a teoria do naturismo, mas aí a me tornar uma adepta são outros 500. A princípio nós não pensávamos em visitá-la, mas quanto mais perguntávamos aos paraibanos qual era a praia mais bonita aqui a resposta era apenas uma: Tambaba.

O trecho 'vestido' da praia de Tambaba, em Jacumã, distrito de Conde - PB

O trecho "vestido" da praia de Tambaba, em Jacumã, distrito de Conde - PB


A curiosidade foi crescendo, nos informamos e vimos que o código de ética e as regras como não permitirem a entrada de homens sozinhos/solteiros e a proibição de fotos, entre outras, mantinham um ambiente mais seguro e saudável. Além disso, lembrei que meus pais vieram a Tambaba em alguma de suas viagens há muitos anos atrás... Se até meus pais foram, eu também vou! Rsrsrs! Só depois é que me dei conta que na época o naturismo não devia ser obrigatório ainda... Será que eles também entraram no clima? Enfim, eu e Rodrigo tomamos coragem e resolvemos conhecer a tal praia, afinal tudo tem uma primeira vez! Estacionamento cheio e os 200m de praia antes da escada lotada, ainda fora da área de naturismo. Na escada que dá acesso uma moça dá as últimas instruções “passando para “o lado de lá” só é permitida a passagem de quem realmente for tirar a roupa!”

De volta à parte 'vestida' da praia de Tambaba, em Jacumã, distrito de Conde - PB

De volta à parte "vestida" da praia de Tambaba, em Jacumã, distrito de Conde - PB


Entramos. A praia estava praticamente vazia, muito diferente da sua vizinha. Lá fica claro que a maldade está nos olhos e mente de quem fica no lado “vestido” da praia. Lá do outro lado a maioria dos freqüentadores são senhores e senhoras acima dos 60 anos, que aderiram ao movimento no seu auge e até hoje mantém a prática. Alguns casais mais jovens se arriscam, claramente curiosos e corajosos de plantão, como nós. Os primeiros 20 minutos foram estranhos, afinal não estamos acostumados, eu fingi para mim mesma “que não era comigo”, como se eu estivesse ainda vestida.

Visão do mirante da praia de Tambaba em Jacumã, distrito de Conde - PB

Visão do mirante da praia de Tambaba em Jacumã, distrito de Conde - PB


Encontramos um cantinho próximo às pedras e árvores onde nos sentíamos mais protegidos. Estendemos nossa canga, lemos nossos livros, “pegamos uma prainha”, normal. O único momento mais estranho foi quando fomos ao bar comprar uma cerveja, os garçons vestidos e totalmente acostumados, nós é que não.

Praia de Tambaba, em Jacumã, distrito de Conde - PB

Praia de Tambaba, em Jacumã, distrito de Conde - PB


O banho de mar é ótimo, a praia é realmente a mais bonita! Ver dois caras surfando foi algo inusitado, bem “natural”! Se sentir a vontade e em total comunhão com a natureza também é uma sensação diferente de liberdade que todos vocês já devem ter sentido um dia, só que com uma diferença, quando e onde fizeram era proibido e geralmente o que é proibido é mais gostoso, não é? Bem, aqui não é proibido, aqui quem se tolhe (ou não), se permite (ou não), se sente livre (ou não) é você. Você decide, e sem aquela sensação de estar fazendo algo errado, é só esquecer que tem mais gente em volta!

*Fonte: Wikipedia.

Brasil, Paraíba, Jacumã (Tambaba), Praia, Conde, Tambaba, Tabatinga, nudismo, naturismo

Veja todas as fotos do dia!

Quer saber mais? Clique aqui e pergunte!

Post anterior Visitando o Projeto Peixe-Boi, na ilha de Itamaracá - PE

Projeto Peixe-Boi

Post seguinte Encontro do rio com o mar na praia de Tabatinga, em Jacumã, distrito de Conde - PB

Caiaque em Tabatinga

Blog do Rodrigo Chegando de caiaque no encontro do rio com o mar, na praia de Tabatinga, em Jacumã, distrito de Conde - PB

De Caiaque pelo Rio até o Mar

Comentários (4)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 06/06/2015 | 10:55 por valmir

    adorei seu blog está de parabéns querida amiga ana

  • 10/01/2011 | 12:37 por Ilacir

    Ana
    Uma pena que não permitem fotos na parte pelada de Tambaba Rsrsrs

    bjo

    ilacir

    Resposta:
    pois é, "uma peeeena..." rsrs! por isso já tiramos a foto no cartaz da entrada, para os curiosos de plantão!
    bjos!
    ana

  • 09/01/2011 | 20:27 por Karen

    Anaaaaa, que experiência bacana! Muito legal! E que coragem, heim?! Um beijinho com muita saudade!!

    Resposta:
    Nem me fale Karen! Haja coração, coragem e cara de pau! rsrsrs!
    Saudades de vc tb! Manda um beijo a todos!
    Bjão

  • 08/01/2011 | 15:29 por mario sergio silveira

    Sem comentários. Aliás, esperem a Playboy descobrir. Bjs

    Resposta:
    que playboy o que pai! se não descobriram até hoje é pq minha sina é viver pobre mesmo! hahaha! brincadeiras a parte, vc podia responder se qdo foi lá estava ao natural tb ou não, né?
    bjooos!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet