0 Estrada Real - Ouro Preto - Blog da Ana - 1000 dias

Estrada Real - Ouro Preto - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Estrada Real - Ouro Preto

Brasil, Minas Gerais, Ouro Preto

Rua em Ouro Preto - MG

Rua em Ouro Preto - MG


Acordamos em Mariana, nos despedimos da Cris, nossa anfitriã na Pousada da Serrinha e seguimos para Ouro Preto, seguindo a Estrada Real. Nós dois já conhecemos a cidade, mas não poderíamos deixar de registrá-la nos 1000dias.

Pousada da Serrinha, em Mariana - MG, com a Cris

Pousada da Serrinha, em Mariana - MG, com a Cris


Um dia de muita caminhada pelas ladeiras de calçamento pé de moleque, viajando no tempo em que Vila Rica era uma das cidades mais ricas do mundo. A corrida pelo ouro, sem a estrutura necessária para alimentar todos os bandeirantes e escravos que migraram para a região, fez com que pessoas morressem de fome com os bolsos cheios de ouro. No início do ciclo do ouro este lugar era uma terra sem lei, todos se matavam pelo melhor veio de ouro. Aos poucos a Coroa Portuguesa começou a organizar a situação, cobrando altos impostos sobre a produção de ouro de Vila Rica e região.

Visão do centro histórico de Ouro Preto - MG

Visão do centro histórico de Ouro Preto - MG


O escoamento deste ouro se fazia através de um caminho oficializado pela coroa, a Estrada Real. Qualquer ser que resolvesse boicotar a coroa, tentando utilizar outra estrada seria punido duramente. Este caminho seguia de Ouro Preto a Paraty, sendo conhecido como Caminho Velho. Aos poucos a cidade foi crescendo e intelectuais, donos de terras e comerciantes começaram a se reunir para discutir suas idéias libertárias e democráticas, inclusive contra a taxação abusiva feita pela coroa. Coincidência ou não a Inconfidência Mineira ocorreu na mesma época da Revolução Francesa, quando o iluminismo predominava na Europa. Com toda a sua riqueza Vila Rica passou a ser exigida como um grande centro a também seguir os costumes europeus desde as vestes, liceus, faculdades até os restaurantes, eventos sociais e artísticos. O Museu da Inconfidência conta toda esta história, expondo os utensílios, móveis, obras de arte, altares barrocos e inclusive os rejeitos dos inconfidentes mortos na época.

O Museu da Inconfidência, antiga cadeia, em Ouro Preto - MG

O Museu da Inconfidência, antiga cadeia, em Ouro Preto - MG


Continuamos caminhando pela cidade, conhecendo suas igrejas e becos, passando pela região das repúblicas até encontrarmos um restaurante para almoçarmos já no meio da tarde. Este lugar vale o passeio, o restaurante “O Passo” está muito bem localizado, com um ambiente delicioso, varanda com vista para a vila e o vale e de quebra possui uma cozinha maravilhosa! Ponto obrigatório para um bom garfo.

As famosas 'repúblicas' de Ouro Preto - MG

As famosas "repúblicas" de Ouro Preto - MG


Ainda nos roteiros da Estrada Real, pegamos um atalho entre o Caminho Novo e o Caminho Velho, por Queluzito, Casa Grande e Lagoa Dourada, rumo a Tiradentes. A cidade foi escolhida por artistas, poetas e pessoas que buscavam uma alternativa aos grandes centros como novo lar. Esta semana aconteceu o famoso Festival Gastronômico, onde chefs renomados nacional e internacionalmente vêm à cidade demonstrar suas iguarias. Tiradentes possui este nome em homenagem ao mártir da Inconfidência, embora sua única ligação com o herói seja uma fazenda próxima onde ele teria nascido. Amanhã vamos conferir de perto que histórias Tiradentes tem a nos contar.

Brasil, Minas Gerais, Ouro Preto,

Veja mais posts sobre

Veja todas as fotos do dia!

Comentar não custa nada, clica aí vai!

Post anterior Lago da Mina da Passagem em Mariana - MG

Mina da Passagem

Post seguinte Feliz da vida em Tiradentes - MG

Tiradentes

Blog do Rodrigo Visão do centro histórico de Ouro Preto - MG

Vila Rica

Comentários (1)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 31/08/2010 | 11:52 por Dona Helen

    Hei Ro
    Se eu soubesse que essa viagem pelo solo mineiro
    fosse tão mimuciosa e tão maravilhosa, com certeza
    eu teria odo junto.Fiquei com medo que fosse só
    banhos de cschoeira , desbravamento de cavernas
    com morcegos e subidas interminàveis de monta-
    nhas, que por motivo de força "menor"não conse-
    guiria acompanhar, mesmo com você carregando a
    minha mochila!Parbens!Beijos e que os Anjos os
    Acompanhem!




    Resposta:
    Olá Dona Helen!

    Que saudades estamos sentindo da Sra! Com certeza a nossa viagem em MG seria muito mais rica com a sua companhia! Mas ainda temos muitos lugares para passar nestes 1000dias e estamos esperando a Sra nos encontrar!

    Estamos sempre pensando em vocês!
    Saudades,
    Bjs
    Ana

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet