0 Cataratas do Iguaçu - Blog da Ana - 1000 dias

Cataratas do Iguaçu - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Cataratas do Iguaçu

Brasil, Paraná, Foz do Iguaçu

As mundialmente famosas cataratas do Iguaçu (Foz do Iguaçu - PR)

As mundialmente famosas cataratas do Iguaçu (Foz do Iguaçu - PR)


O Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu foi formado em 1935, após sobrevôo do nosso bravíssimo Santos Dummont, nos contou o guia do Macuco Safári. O aviador teria se apaixonado pelas belezas da região e sido um dos ilustres que encamparam a campanha para criação do parque. Transformado em Patrimônio Natural Mundial da Humanidade em 1986 pela Unesco, o parque está localizado na fronteira entre a Argentina e o Brasil e possui aproximados 255 mil hectares.

Santos Dumont, um dos idealizadores do P.N do Iguaçu (Foz do Iguaçu - PR)

Santos Dumont, um dos idealizadores do P.N do Iguaçu (Foz do Iguaçu - PR)


A maior e mais importante reserva da Bacia do Prata, o PARNA das Cataratas do Iguaçu foi o primeiro a receber um plano de manejo. Sua principal atração são os 2700m de cachoeiras formadas ao largo do Rio Iguaçu. São de 150 a 300 quedas d´água, dependendo da vazão do rio, com até 72m de altura.

As cataratas do Iguaçu (Foz do Iguaçu - PR)

As cataratas do Iguaçu (Foz do Iguaçu - PR)


“O Parque Nacional do Iguaçu é, além de espetacular, pioneiro. A primeira proposta de parque nacional brasileiro queria doar às "gerações vindouras", conservados "tal qual Deus os criou", um cenário natural que reúne "toda a gradação possível do belo ao sublime, do pitoresco ao assombroso" e "uma flora que não têm igual no mundo" no "magnífico salto do Iguaçu". Com essas palavras, publicadas no livro "Província do Paraná, Caminhos de Ferro para Mato Grosso e Bolívia", do engenheiro André Rebouças, começou no Brasil a campanha para a preservação das Cataratas do Iguaçu. Elas datam de 1876. E Yellowstone, o primeiro parque nacional do planeta, tinha quatro anos de idade.”
(Fonte: http://www.cataratasdoiguacu.com.br/parque.asp)

Observando de perto as cataratas do Iguaçu (Foz do Iguaçu - PR)

Observando de perto as cataratas do Iguaçu (Foz do Iguaçu - PR)


Deve ser a quarta vez que venho a este parque, não sei se é a minha falha memória, mas todas as vezes tive a sensação de estar pisando aqui pela primeira vez. As duas primeiras eu era criança, até justificam-se as vagas lembranças. A última, porém, foi em uma das maiores secas sofridas pelo Rio Iguaçu, em 2006. Vim à Foz para uma convenção de vendas da Batavo, onde estava incluído na programação um dia no parque. Fizemos o rapel, pois o Passeio Macuco estava cancelado devido à seca.

A primeira visão das famosas cataratas do P.N. do Iguaçu (Foz do Iguaçu - PR)

A primeira visão das famosas cataratas do P.N. do Iguaçu (Foz do Iguaçu - PR)


Desde a minha infância esperava por este momento, o passeio de barco até a amedrontadora “Garganta do Diabo”. Essa é outra história engraçada, desde criança imagino a tal garganta como um imenso buraco logo abaixo da passarela principal. Dali a água desceria mais um degrau, sumindo embaixo da terra. Ainda que tenha visto o rio depois de adulta, na minha última visita, eu continuava vendo em meus pensamentos essa maldita “garganta” e alimentando o meu medo que o barco do macuco fosse sugado e nunca mais encontrado.

Turistas caminham nas passarelas próximas às catartas no P.N do Iguaçu(Foz do Iguaçu - PR)

Turistas caminham nas passarelas próximas às catartas no P.N do Iguaçu(Foz do Iguaçu - PR)


Hoje foi o dia de enfrentar estes fantasmas! Entramos no esquemão Macuco de ser, trenzinho até a floresta, guia engraçadão, mas com várias informações interessantes. Uma delas a origem do nome Macuco, que vem de um pássaro outrora residente desta floresta, que colocava ovos azuis! Depois, uma pequena trilha de 600m enfrentada por apenas 4 corajosos passageiros dos 30 “ecoturistas” que estavam no bonde. Mal sabiam todos que a caminhada era um bom aquecimento para o banho que levaríamos dali alguns minutos.

Quati, animal comum no P.N do Iguaçu (Foz do Iguaçu - PR)

Quati, animal comum no P.N do Iguaçu (Foz do Iguaçu - PR)


O barco dá piruetas e cavalos de pau radicais, com uma vista belíssima do cânion do Iguaçu, além de uma parada para fotos no lado argentino. Eu achava que o barco iria até a garganta mesmo, perto daquele meu “buraco imaginário”, estava ansiosa por atravessar as brumas das Cataratas, quando fui surpreendida por um banho de cachoeira! Um não, vários... o barqueiro não se vê satisfeito enquanto não estamos completamente ensopados! Com capa ou sem capa de chuva, a dica é ir de biquíni ou maiô, roupas de dry fit e quem sabe levar uma muda seca. Caso contrário terá que agüentar as suas roupas de algodão e calça jeans completamente molhadas até o fim do dia.

Barco do Macuco Safari dá um banho de cachoeira em turistas, no P.N do Iguaçu (Foz do Iguaçu - PR)

Barco do Macuco Safari dá um banho de cachoeira em turistas, no P.N do Iguaçu (Foz do Iguaçu - PR)


O parque oferece outras trilhas para visita, como a Trilha do Poço Preto, 9km a pé ou bike e um trecho de duck (bote inflável), pelo rio. O único porém, é que pelo passeio extra você paga 120 reais além da entrada de R$ 24,30 (valor para brasileiros). Nos conformamos em secar os nossos jeans na trilha dos mirantes e passarelas, caminhada de 30 a 40 minutos em ritmo acelerado parando para tirar fotos.

No barco para ver as cataratas pelo lado de baixo, no P.N. do Iguaçu (Foz do Iguaçu - PR)

No barco para ver as cataratas pelo lado de baixo, no P.N. do Iguaçu (Foz do Iguaçu - PR)


Uma manhã não é suficiente para conhecer todo o parque e aproveitar cada vista e mirante dessa obra prima da natureza. A força das águas, a floresta, o ar puro e a potência do Rio Iguaçu não apenas nos equilibram como também nos enchem de energia, seja lá qual for o seu desafio no dia seguinte. Por mais turístico que esteja, mesmo tendo que enfrentar cada vez mais filas e regras, eu digo sem medo: venham conhecer as Cataratas do Iguaçu! Se já veio, volte, vale o retorno: uma, duas, três vezes, pois sua grandeza sempre irá emocionar!

O trio dentro do ônibus no P.N. do Iguaçu (Foz do Iguaçu - PR)

O trio dentro do ônibus no P.N. do Iguaçu (Foz do Iguaçu - PR)

Brasil, Paraná, Foz do Iguaçu, Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu

Veja todas as fotos do dia!

Não nos deixe falando sozinhos, comente!

Post anterior Engarrafamento para se chegar à Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, em Foz do Iguaçu - PR

“Indiada”

Post seguinte Os gigantescos dutos de água das turbinas da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, fronteira de Brasil e Paraguai. Por cada um deles passam, em média, o volume correspondente à metade das cataratas do Iguaçu!

Itaipu – Uma maravilha moderna

Blog do Rodrigo Visitando a Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, fronteira de Brasil e Paraguai

Itaipu

Comentários (1)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 21/07/2011 | 19:15 por Thelma e Emerson

    Lindo o passeio que fizeram às Cataratas!
    Já visitamos várias vezes mas nunca fizemos o passeio do Macuco, deve ser mesmo muito legal!

    Resposta:
    Eu tb nunca tinha feito e vale muito a pena. Se pegar aquele dia seco e com as cataratas num nivel médio de agua, deve ser ainda melhor, que o piloto pode topar dar uma esticadinha lááá na garganta! Bjs!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet