0 Carnaval a Cayenne - Blog da Ana - 1000 dias

Carnaval a Cayenne - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Carnaval a Cayenne

Guiana Francesa, Cayenne

Fantasia de carnaval em Cayenne, na Guiana Francesa

Fantasia de carnaval em Cayenne, na Guiana Francesa


Cayenne foi o primeiro vilarejo construído pelos franceses no século XVII. Estas terras foram disputadas pelos ingleses, holandeses e chegaram a ser ocupadas pelos portugueses durante 8 anos. Apenas no meio do século XIX os franceses retomaram o controle do território e decidiram utilizá-la como Colônia Penal Francesa. Vários presos foram trazidos da Europa, mas a maioria deles acabou vítima da malária e febre amarela, o que dificultou ainda mais o desenvolvimento de uma comunidade em torno destas colônias, formadas por funcionários e policiais. Apenas em meados do século XX a Guiana passou a receber maior imigração e começou a ter sua costa ocupada, sendo 90% do território país coberto por florestas intocadas até os dias atuais.

Desfile de carnaval em Cayenne, na Guiana Francesa

Desfile de carnaval em Cayenne, na Guiana Francesa


Chegamos à Cayenne em um período de feriado, onde os serviços e comércio estão funcionando apenas no período da manhã e ainda assim com pouco movimento. O tempo incerto e chuvoso acaba espantando as pessoas das ruas e diminuindo as nossas possibilidades de exploração, por isso estamos aproveitando bem a infra-estrutura do nosso hotel para descansar, trabalhar e encontrar soluções para as nossas questões burocráticas. Conseguimos contato com um funcionário do Consulado Brasileiro que nos confirmou que segunda-feira o consulado não irá funcionar. Para piorar um pouquinho descobri que tenho uma situação pendente no tribunal eleitoral de 2006, ocasião em que estava de férias mochilando pela Europa. Pior foi que quando eu voltei dessa viagem em liguei no TRE e me disseram que não havia o que justificar se eu havia votado no primeiro turno, desgraça! Enfim, nos resta apenas o visto para o Suriname, cujo consulado estará funcionando amanhã pela manhã.

A noite cai em desfile de carnaval em Cayenne, na Guiana Francesa

A noite cai em desfile de carnaval em Cayenne, na Guiana Francesa


Hoje a nossa grande expectativa estava voltada para o maior acontecimento da cidade, a Grande Parada de Carnaval de Cayenne. Um grande desfile de criatividade de todas as etnias e nacionalidades que compõe a Guiana Francesa. Os grupos seguem um circuito montado pelas principais avenidas da cidade, a Praça Léopold Héder fica coberta de barraquinhas que vendem doces, bebidas e comidas, foi montado também um pequeno parque de diversões e arquibancadas e um palco que ajuda a apresentar os diferentes blocos carnavalescos. Os blocos são claramente uma iniciativa popular, aqueles que conseguem algum patrocinador ou apoiador conseguem fantasias mais elaboradas, mas isso não inibe que outros mais simples também se apresentem. Divididos por interesses, grupos escolares, etnias, nacionalidades, temas, todos tem espaço para mostrar a sua criatividade e esbanjar alegria mesmo abaixo de chuva.

Desfile de carnaval em Cayenne, na Guiana Francesa

Desfile de carnaval em Cayenne, na Guiana Francesa


Nas calçadas a população acompanha sob guarda-chuvas, capas plásticas e marquises. Crianças de colo até senhoras de 70 anos se divertiam ao ver seus amigos e familiares passarem. Nós esperávamos ver um grupo de capoeiristas, onde Elza, nossa amiga francesa de Algodoal, estaria tocando. Infelizmente acabamos nos desencontrando e não conseguimos torcer por ela na avenida. O grupo brasileiro e o dominicano foram os mais animados, pelo que ouvimos falar, mas eu fiquei mesmo curiosa foi de ver um grupo chinês! Rsrsrs! Até onde vimos eles não compareceram à avenida. As festividades de carnaval continuam por aqui, outros desfiles menores e festas paralelas continuarão. Amanhã, depois do Consulado do Suriname, veremos se poderemos comemorar junto deles!

Desfile de carnaval nas ruas de Cayenne, na Guiana Francesa

Desfile de carnaval nas ruas de Cayenne, na Guiana Francesa

Guiana Francesa, Cayenne, Carnaval

Veja todas as fotos do dia!

Comentar não custa nada, clica aí vai!

Post anterior Caixas de correio em estrada rural na região de Cacao, na Guiana Francesa

St Georges à Cayenne

Post seguinte O antigo porto de Cayenne, na Guiana Francesa

Pé no Suriname!

Blog do Rodrigo Fantasia de carnaval em Cayenne, na Guiana Francesa

Carnaval

Comentários (4)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 05/03/2014 | 09:17 por Wanderlei Pereira

    Olá pessoal gostei de todos os comentários de Vocês, eu trabalho com motocicletas e já viajei inúmeros países de moto e estou planejando uma viajem de moto pelo Amapá em maio de 2014, mas estou preocupado com as chuvas. Ana Você tem informação sobre esta época do ano no Amapá? Desde já obrigado e continue viajando e postando, gosto de ler sobre viagens mas não escrevo nada. Abrss.

    Resposta:
    Oi Wanderlei, em maio acredito que já esteja mais seco, nós passamos em março com bastante lama na estrada entre Macapá e Oiapoque. Se você já foi nos dê notícias aí da estrada! Boa viagem! Bjs

  • 16/10/2012 | 10:27 por Ricardo Alcantara

    Olá Ana, gostaria se possível que você conseguisse contato de pessoas que coordenam escolas de samba brasileira, sou artista plastico e carnavalesco e gostaria de trabalhar o carnaval brasileiro em kourou.
    desde já agradeço.
    Ass: Ricardo Alcântara
    Cidade: Macapá
    Contato:(96)9144-3779
    (96)8134-7642

    Resposta:
    Olá Ricardo!

    Infelizmente não tenho contato com nenhuma escola de samba lá, talvez o mais fácil seja entrar em contato com o Consulado Brasileiro, pois eles devem apoiar vários dos eventos. Quem sabe eles conseguem te passar algum destes contatos.

    Abraços e boa sorte!

  • 09/03/2011 | 10:02 por clenilça alves da silva(cleo)

    Oi Ana tudo bem ?faz dias que não vejo o blog quanta coisas novas ,lugares. conseguiram a g.francesa que òtimo !!!deu tudo certo,maravilha voltei hoje do carnaval .meu marido e eu fizemos um pouco de sua viagem fomos a vitòria ES, sabado de carnaval pegamos o Ònibus sem reserva de lugar para dormir mas conseguimos tudo ficamos em marataizes,mas visitamos de onde estavamos ate guarapari,obrigado por nos da espiraçao foi um aaarrraasssoooooo,continue sua viagem inspiradora para nòs, que DEUS abençoe VOCÊS.ALÔ para RODRIGO ,CUIDEM DA ALIMENTAÇAO. beijos!!!!

    Resposta:
    Que delícia de viagem Cleo!!! A Guiana Francesa vale a viagem, mas poderiamos ficar ainda mais para conhecer Kaw e ficar mais uns dias em Yalimopo, é lindo! Te espero por aqui! Bjos! Ana

  • 08/03/2011 | 18:22 por Tatiana Queiroz

    Olá, Ana. Parece que o carnaval daí é bem diferente do nosso. Sorte de vcs! A cidade parece ser muito bonita. Bjs
    P.S. Vai dar tudo certo.

    Resposta:
    É diferente nos costumes e adereços, mas idêntico na alegria, cores e energia! Obrigada =) Bjs

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet