0 Canoa Quebrada - Blog da Ana - 1000 dias

Canoa Quebrada - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Canoa Quebrada

Brasil, Ceará, Canoa Quebrada

Jangada em falésia de Canoa Quebrada - CE

Jangada em falésia de Canoa Quebrada - CE


Um navegador português aportou neste litoral após ter sua embarcação avariada nos arrecifes próximos à praia. Sem mais, entregou-a de presente a um pescador da região, que nunca havia visto uma embarcação como aquela antes. E foi assim que passou a chamar aquela praia onde foi presenteado com uma “Canoa Quebrada.”

Jangadas em Canoa Quebrada - CE

Jangadas em Canoa Quebrada - CE


Ao lado da capital Fortaleza e da sua prima do litoral norte, Jericoacoara, Canoa Quebrada é um dos principais destinos turísticos do estado do Ceará. Conhecida por suas falésias vermelhas e pela aura que um dia a fez um dos preferidos destinos hippies no Brasil da década de 70. A comunidade ficava isolada pelas dunas, aonde só se chegava a pé depois de uma longa subida pela areia. A criação de porcos vivia dentre as casas e ruas da pequena e tranquila vila de pescadores.

Praia em Canoa Quebrada - CE

Praia em Canoa Quebrada - CE


Era essa a praia que gostaríamos de encontrar, mas já vínhamos sendo avisados que Canoa Quebrada não era mais a mesma. Quando Rodrigo esteve aqui em 1993 o asfalto já estava chegando à comunidade, e no seu retorno em 2000 ele já ficara saudoso dos tempos passados. Infelizmente eu me pego sempre chegando atrasada nestes lugares, mas nem por isso vou deixar de conhecê-los.

Passarela sobre as falésias em Canoa Quebrada - CE

Passarela sobre as falésias em Canoa Quebrada - CE


Chegando à vila vemos aquela agitação, carros, ônibus da CVC e bugues cadastrados levando turistas para cima e para baixo. Pousadas lotadas, ruas sujas, lixo por todo o lado... É, o desenvolvimento chegou por aqui. A passarela aparentemente foi uma tentativa de diminuir o fluxo de pessoas andando sobre as falésias, pois a erosão é claramente notada, além das pichações totalmente descabidas e desnecessárias nesta paisagem maravilhosa. Ainda assim, o fluxo de pessoas e bugues sobre as falésias continua e a própria acaba sendo um monumento um tanto quanto esdrúxulo em meio àquela paisagem. Nas praias barracas abarrotadas de pessoas, músicas de gosto duvidoso, muvuca e farofas. Mesmo assim quis retornar hoje à praia na maré baixa para ver a mudança da paisagem.

falésias rabiscadas em Canoa Quebrada - CE

falésias rabiscadas em Canoa Quebrada - CE


Dia chuvoso, nuvens escuras, sem luz o mar fica um verde-acinzentado, mas é caminhando lá na baixa da maré que começamos a ver a beleza desta praia. Abstraia as barracas e a farofa. Distancie-se das falésias. Ouça o barulho das ondas e se transporte ao momento em que o português chegou aqui, com sua caravela quebrada. Um lugar maravilhoso, com suas dunas ao fundo, lagoas formadas na maré baixa e arrecifes aflorados. Caminhamos uns 200m para a direita e logo encontramos um outro ambiente, onde pessoas lêem seus livros tranquilamente na praia. Outros brincam com suas miniaturas de jangadas na lagoinha e onde as barracas tocam bossa nova e o melhor da música popular brasileira. Chegamos ao paraíso! Pensamos. Vamos ficar, buscar a máquina fotográfica, sair nadando até os arrecifes e voltar. Tomar um suco de acabaxi e aproveitar este dia aqui na Lazy Day, nome convidativo da barraca com pufes e espreguiçadeiras muito acolhedores.

Pequenas jangadas em Canoa Quebrada - CE

Pequenas jangadas em Canoa Quebrada - CE


Aí, novamente me pergunto, porque as pessoas gostam tanto de se aglomerar? É impressionante como aqui testemunhamos o processo de seleção natural. Só chegam a esta parte da praia as pessoas com este outro astral. Tão longe, tão perto.

Barraca Lazy Days em Canoa Quebrada - CE

Barraca Lazy Days em Canoa Quebrada - CE


Eu que estava achando um azar vermos a praia com chuva passei a achar maravilhoso! O Sonhador, artesão local, me contou que há 2 anos e meio não chovia aqui, assim esta era uma chuva bendita! Ela traria fartura na pesca do camarão, hoje vendido a 30 reais/kg e nos tempos de fartura por 5. Além disso, os cajueiros ficarão abarrotados de caju, sustento de muitas famílias que vendem o fruto e a castanha. Ao saber disso, o cinza para mim ficou azul e a chuva de “chata” tornou-se abençoada.

A Ana no mar de Canoa Quebrada - CE

A Ana no mar de Canoa Quebrada - CE


Como sempre precisamos saber olhar para as coisas, sem preconceitos, dando tempo para que elas se mostrem como são verdadeiramente. Canoa Quebrada não pôde escapar dos malefícios do desenvolvimento, mas dentro dela ainda encontramos aquela vila de pescadores tão sonhada. Só quem quiser ver, verá.

Brasil, Ceará, Canoa Quebrada, Praia

Veja todas as fotos do dia!

Faz um bem danado receber seus comentários!

Post anterior Lua Crescente e Estrela combinados, o famoso símbolo de Canoa Quebrada - CE

Mossoró à Canoa Quebrada

Post seguinte Pedra da Galinha Choca e Açude do Cedro, em Quixadá, no sertão do Ceará

Quixadá

Blog do Rodrigo Pedra da Galinha Choca e Açude do Cedro, em Quixadá, no sertão do Ceará

No Verde Sertão de Quixadá

Comentários (0)

Participe da nossa viagem, comente!
Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet